Colunas Krônicas

KRÔNICAS: À TV Utiná, um voto de confiança!

Olha aí, nova tentativa para se trazer mais informações sobre a cultura japonesa e nipo-brasileira via mídia televisiva. Aliás, não foram muitas, mas as pioneiras como Imagens do Japão e Japan Pop Show até que se saíram muito bem a ponto de irem ao ar em horários nobres. Quem não se recorda?

E foram duradouras. Tinham muitas variedades, inclusive seção de calouros… com jurados! Por preencherem grande lacuna na comunidade nipo-brasileira tiveram bons patrocinadores de modo a proporcionarem ótimos prêmios, inclusive com passagens e estadas ao Japão.

O declínio se deveu não apenas às concorrências com programas afins, mas também à desagregação da comunidade somada a uma “onda invisível” de repúdio de nipo-brasileiros às próprias raízes.

Não cheguei a ser assíduo espectador desses programas, mas assisti a vários e até esbocei tiras satirizando as notas desconcertantes, já naquela época, dos jurados… rs. Mas isso é outra história. De qualquer forma, também fui levado pela “onda invisível” e só retomei vínculo com a comunidade a partir de 1996, por minha coluna no São Paulo Shimbun.

Apesar do sucesso de público nos Festivais do Japão, Bon Odoris e Omatsuris, aqui e acolá, a comunidade não é, verdadeiramente, unida. Falta o tchan agregador, aquele que é corporativista sim, mas sem ser fechado. Abertura à sociedade brasileira até existe, por esses próprios grandes eventos, porque a maioria do público já é de… não descendentes!

O corporativismo está em se unirem para o bem comum, para mostrar à sociedade brasileira o quão poderoso aliado a comunidade pode ser à Nação!

Para isso, um programa de TV pode contribuir. Né, não?! A TV Utiná (canal aberto 55.1), como é chamado, já em sua 10ª edição, vai ao ar aos domingos a partir das 21h30. Que tal dar-lhe seu voto de confiança? Que tal pessoalmente? Mieko-san, Luci, Mamoru, Cláudia e Gilberto o aguardam já neste 22º Festival do Japão, no estande da TV.

Também estarei lá… e no da ANBLA (Associação Nipo-Brasileira de Letras e Artes). Que tal falarmos sobre Konfrontos & Konflitos Nikkeis… com TV?!

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ