Colunas Krônicas

KRÔNICAS: Movimento Político Nikkei? Sei não…

Movimento Politico Nikkei. (divulgação)

Não! Não estou querendo esfriar a louvável iniciativa de Hatiro Shimomoto. Ao contrário, desde há muito (uns vinte anos) venho chamando a atenção ao escopo desse Movimento Político Nikkei, “atirando” (no bom sentido) para todos os lados: Bunkyô, associações, comunidade e políticos nikkeis. No bom sentido porque sempre os fiz de maneira construtiva, argumentada… e de época.

Comecei a escrever artigos em 1996 como ensaio à minha primeira obra literária e, nessa época, recém-retornado do Japão, resolvi abordar temas de cidadania em situações do dia-a-dia de lá e de cá. Como estava completamente afastado da comunidade nipo-brasileira até então, os primeiros foram plenamente crônicas, pelas lembranças das passagens no Japão.

Mas daí, o compromisso de ter de escrever periodicamente acabou por me estimular um olhar mais crítico para tudo, para a sociedade brasileira e, principalmente à comunidade… que não conhecia. Deu no que deu… até para “pegar no pé” dela!

Se bem que quem sou eu para fazê-lo?! Tanto, que ninguém nem deve ter reparado em meus artigos porque essa iniciativa de Shimomoto-san dá a entender ser a primeira nesse aspecto.

Olha só! Em 1999, escrevi “Nikkei político, não!”; em 2000, Vereadores Nikkeis, Debate Nikkei, Candidatos Nikkeis e, mais a ver com o tema, Somos Todos Culpados! (logo após o revés na eleição daquele ano); e em quase todos os anos, até o desastre passado, com “Eleições… konflitos nikkeis são os culpados!”, e que motivou esse Movimento. Escrevi também “O Papel dos Bunkyôs aos Candidatos Nikkeis” (2010) e, em alguns daqueles debates inúteis às vésperas das eleições, com presença de apenas assessores… e parentes (?) dos candidatos, cheguei a conversar com alguns dos políticos e coordenadores dos mesmos para chegar às minhas conclusões.

Por isso, o que desejo, de verdade, é sucesso a Shimomoto-san porque quem ganhará com isso é a própria comunidade, mas o marasmo geral, por culpa das entidades líderes, é que me levou ao título acima.

E olha que tem eleições aí, no Bunkyô!

Silvio Sano

- Formado em arquitetura pela Univ. Mackenzie (1974), auge: ampliação do estádio Santa Cruz (Recife, 1981); conhece o Japão por quatro óticas (bolsista 1975, lua-de-mel 1980, Univ.Nagoya 1985/887 e decasségui 1989/1992); colunista e chargista desde 1996; escritor, com sete livros publicados (Kontos, Krônicas & Kanções foi o último); compõe versões em português de músicas japonesas (Youtube), mas também de outras línguas (Hallelujah=>HalleLULA, do inglês); cantor nas categorias Pop e Internacional e, palestrante (tema atual = conflitos nikkeis mesmo 110 anos depois);

- Vice-presidente do Conselho Deliberativo da ACA Mie Kenjin do Brasil, Assessor de Comunicação e Imprensa da UPK (União Paulista de Karaokê) e um dos adminiostradores dos sites Nikkeyweb e UPK. 

www.facebook.com/silvio.sano.7
twitter.com/silvio_sano
silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Acontece

Associação Hokkaido

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Acontece

Associação Hokkaido

%d blogueiros gostam disto: