Colunas Krônicas

KRÔNICAS: O Dia Internacional do Nikkei, in Live!

Por uma realização do Grupo Geração (Bunkyo-SP), que não conhecia no âmago, apesar de terem se apresentado no Bunka Matsuri passado (estive lá), o Dia Internacional do Nikkei (20 de junho) foi comemorado por uma Live muito bem elaborada, do Brasil para o mundo todo.

Não a assisti… in Live porque, como perderia grande parte do início, preferi deixa-la para outro dia, via mesmo Youtube, porque sabia que estaria gravado lá. Como não pude assisti-la também no dia seguinte devido às quase quatro horas de transmissão, mas pude acessar as redes sociais de quando em quando, causou-me estranheza a não repercussão devida.

Então, resolvi lançar uma pergunta no ar, via redes: Quem assistiu, inteirinho, à Live ‘do Brasil para o Mundo’ em comemoração ao Dia Internacional do Nikkei, realizada no dia 20 de junho (p.p.), poderia fazer algum comentário aqui? … ou para mim, In Off?… rs.”

O retorno foi decepcionante! No Facebook, 3 curtidas; no Instagram, 8; e, no Whatsapp (3 grupos), apenas dois comentários, no particular, elogiosos. Até lhes respondi que poderiam tê-los feito em público. Mas “não rolou” visto que… são nikkeis (?)… rs.

“… trouxe lembranças de sentimentos que devemos sempre ter em relação aos nossos antepassados e deixar para a geração futura… o sentimento de Gratidão…”, afirmou uma.

Achei-a muito bem montada, com o pano de fundo dos valores nipo-brasileiros… e atrações bastante variadas… Belo trabalho…”, afirmou outra.

Resolvi assisti-la, três dias depois… para dar mais um tempo. À minha conclusão, já expressada no primeiro parágrafo, complemento elogiando o planejamento do mesmo, baseado também em excelente pesquisa de campo (virtual), que os levou aos inegáveis valores nipo-brasileiros, que deve ter deixado orgulhosos os nikkeis que a assistiram.

Mas como sempre tem um porém… rs, até porque nikkei é tema de minhas palestras, nas quais até justifico essa passividade geral à pergunta jogada no ar, achei que faltou à comissão organizadora apenas focar esse aspecto. Teria sido também por isso?!… rs. Afora isso, omedetou e taihen gokurousandeshita a todos!!

Assim, finalizo recomendando a todos os nikkeis… e simpatizantes, para que a assistam e… caramba!… ousem comentá-la, né!

 

 

Silvio Sano

- Formado em arquitetura pela Univ. Mackenzie (1974), auge: ampliação do estádio Santa Cruz (Recife, 1981); conhece o Japão por quatro óticas (bolsista 1975, lua-de-mel 1980, Univ.Nagoya 1985/887 e decasségui 1989/1992); colunista e chargista desde 1996; escritor, com sete livros publicados (Kontos, Krônicas & Kanções foi o último); compõe versões em português de músicas japonesas (Youtube), mas também de outras línguas (Hallelujah=>HalleLULA, do inglês); cantor nas categorias Pop e Internacional e, palestrante (tema atual = conflitos nikkeis mesmo 110 anos depois);

- Vice-presidente do Conselho Deliberativo da ACA Mie Kenjin do Brasil, Assessor de Comunicação e Imprensa da UPK (União Paulista de Karaokê) e um dos adminiostradores dos sites Nikkeyweb e UPK. 

www.facebook.com/silvio.sano.7
twitter.com/silvio_sano
silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OPORTUNIDADE PARA 2020

PROCURANDO EMPREGO?

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

OPORTUNIDADE PARA 2020

PROCURANDO EMPREGO?

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ