Colunas Krônicas

KRÔNICAS: O Dia Internacional do Nikkei, in Live!

Por uma realização do Grupo Geração (Bunkyo-SP), que não conhecia no âmago, apesar de terem se apresentado no Bunka Matsuri passado (estive lá), o Dia Internacional do Nikkei (20 de junho) foi comemorado por uma Live muito bem elaborada, do Brasil para o mundo todo.
Não a assisti… in Live porque, como perderia grande parte do início, preferi deixa-la para outro dia, via mesmo Youtube, porque sabia que estaria gravado lá. Como não pude assisti-la também no dia seguinte devido às quase quatro horas de transmissão, mas pude acessar as redes sociais de quando em quando, causou-me estranheza a não repercussão devida.
Então, resolvi lançar uma pergunta no ar, via redes: Quem assistiu, inteirinho, à Live ‘do Brasil para o Mundo’ em comemoração ao Dia Internacional do Nikkei, realizada no dia 20 de junho (p.p.), poderia fazer algum comentário aqui? … ou para mim, In Off?… rs.”
O retorno foi decepcionante! No Facebook, 3 curtidas; no Instagram, 8; e, no Whatsapp (3 grupos), apenas dois comentários, no particular, elogiosos. Até lhes respondi que poderiam tê-los feito em público. Mas “não rolou” visto que… são nikkeis (?)… rs.
“… trouxe lembranças de sentimentos que devemos sempre ter em relação aos nossos antepassados e deixar para a geração futura… o sentimento de Gratidão…”, afirmou uma.
Achei-a muito bem montada, com o pano de fundo dos valores nipo-brasileiros… e atrações bastante variadas… Belo trabalho…”, afirmou outra.
Resolvi assisti-la, três dias depois… para dar mais um tempo. À minha conclusão, já expressada no primeiro parágrafo, complemento elogiando o planejamento do mesmo, baseado também em excelente pesquisa de campo (virtual), que os levou aos inegáveis valores nipo-brasileiros, que deve ter deixado orgulhosos os nikkeis que a assistiram.
Mas como sempre tem um porém… rs, até porque nikkei é tema de minhas palestras, nas quais até justifico essa passividade geral à pergunta jogada no ar, achei que faltou à comissão organizadora apenas focar esse aspecto. Teria sido também por isso?!… rs. Afora isso, omedetou e taihen gokurousandeshita a todos!!
Assim, finalizo recomendando a todos os nikkeis… e simpatizantes, para que a assistam e… caramba!… ou sem comentá-la, né!

 

 

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ