Acontece Comportamento Cultura

Liberdade recebe Ano Novo Chinês com passeio ciclístico

Tradicional Dança do Dragão. Foto: Luci Judice Yizima

A Associação de Amizade Brasil-China (AABC) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, sob a coordenação da Heida Li convidam todos a dar boas-vindas e comemorar a chegada do Ano Novo Chinês, a maior festa da cultura chinesa no dia 25 de fevereiro na Praça da Liberdade, em São Paulo. O evento será de um dia, mais enxuto que as edições anteriores, terá um passeio ciclístico fará parte da comemoração e promete reunir centenas de adeptos com o apoio da Secretaria do Esporte. O evento é gratuito,  e os primeiros 500 ciclistas que chegarem terão a oportunidade de ganhar uma camiseta comemorativa.

 

A magia da Dança do Dragão e do Leão, artes marciais, massagem, acupuntura, caligrafia e apresentações musicais serão atrações na Liberdade. Foto: Luci Judice Yizima

 

De acordo com o zodíaco chinês, 2018 será o Ano do Cachorro de Terra, um ano regido pela inteligência e pela proteção que promoverá mudanças significativas para todo o mundo. O Festival da Primavera, como também é conhecido, acontecerá na Praça da Liberdade, tradicional reduto da comunidade oriental, e terá uma programação especial repleta de atrações culturais como as danças do Dragão e do Leão, artes marciais, massagem, acupuntura, caligrafia e apresentações musicais. As tradicionais barracas de artesanato e comidas típicas também marcarão presença na festa.

 

Leões visitam comerciantes na Liberdade. Foto: Luci Judice Yizima

 

O evento será organizado pela Associação de Amizade Brasil-China (AABC) entidade sem fins lucrativos cuja missão é difundir e promover a integração cultural entre os dois países. “Esse é um grande evento de amizade. Nosso intuito é fortalecer o intercâmbio cultural entre os cidadãos brasileiros e os chineses com atividades coletivas de integração e muita comemoração” destaca Heida Li, presidente-executiva da AABC.

 

Comerciantes abre as portas para os leões no Ano Novo Chinês. Foto: Luci Judice Yizima

 

A abertura das comemorações será realizada pela manhã e, durante todo o dia, dentro da programação os frequentadores e visitantes terão a oportunidade de prestigiar a cultura chinesa e celebrar a entrada do Ano Novo com muitas atividades.

 

Público aprecia os leões chineses. Foto: Luci Judice Yizima

 

O Ano Novo Chinês é comemorado segundo o calendário lunar. Esse período é um dos mais importantes para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família. Os primeiros registros sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2.000 anos. Essa tradição foi sendo moldada através de lendas, histórias e hábitos. O rito de passagem de ano tem início semanas antes, os chineses costumam limpar seus lares para afastar os maus espíritos. Tradicionalmente, no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos.

 

Comerciantes recebem os leões chineses para atrair sorte. Foto: Luci Judice Yizima

 

A comemoração só termina no 15º dia do mês, quando acontece a Festa das Lanternas. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês, 2018 é o ano do cachorro de terra.

 

Confira a programação do evento:

Passeio Ciclístico

7:30h Concentração e Distribuição de Camisetas
8:30h Largada
10:30h Retorno

Atividades Culturais

Dança do Dragão e do Leão
Barracas com comidas e bebidas típicas
Apresentações musicais
Lutas marciais
Massagem
Acupuntura
Artesanato
Caligrafia

11:00h – 19:00h

Encerramento

19h00

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Haru Matsuri

Arena Radical

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Haru Matsuri

Arena Radical

%d blogueiros gostam disto: