Acontece Comportamento Cultura

Liberdade recebe Ano Novo Chinês com passeio ciclístico

Tradicional Dança do Dragão. Foto: Luci Judice Yizima

A Associação de Amizade Brasil-China (AABC) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, sob a coordenação da Heida Li convidam todos a dar boas-vindas e comemorar a chegada do Ano Novo Chinês, a maior festa da cultura chinesa no dia 25 de fevereiro na Praça da Liberdade, em São Paulo. O evento será de um dia, mais enxuto que as edições anteriores, terá um passeio ciclístico fará parte da comemoração e promete reunir centenas de adeptos com o apoio da Secretaria do Esporte. O evento é gratuito,  e os primeiros 500 ciclistas que chegarem terão a oportunidade de ganhar uma camiseta comemorativa.

 

A magia da Dança do Dragão e do Leão, artes marciais, massagem, acupuntura, caligrafia e apresentações musicais serão atrações na Liberdade. Foto: Luci Judice Yizima

 

De acordo com o zodíaco chinês, 2018 será o Ano do Cachorro de Terra, um ano regido pela inteligência e pela proteção que promoverá mudanças significativas para todo o mundo. O Festival da Primavera, como também é conhecido, acontecerá na Praça da Liberdade, tradicional reduto da comunidade oriental, e terá uma programação especial repleta de atrações culturais como as danças do Dragão e do Leão, artes marciais, massagem, acupuntura, caligrafia e apresentações musicais. As tradicionais barracas de artesanato e comidas típicas também marcarão presença na festa.

 

Leões visitam comerciantes na Liberdade. Foto: Luci Judice Yizima

 

O evento será organizado pela Associação de Amizade Brasil-China (AABC) entidade sem fins lucrativos cuja missão é difundir e promover a integração cultural entre os dois países. “Esse é um grande evento de amizade. Nosso intuito é fortalecer o intercâmbio cultural entre os cidadãos brasileiros e os chineses com atividades coletivas de integração e muita comemoração” destaca Heida Li, presidente-executiva da AABC.

 

Comerciantes abre as portas para os leões no Ano Novo Chinês. Foto: Luci Judice Yizima

 

A abertura das comemorações será realizada pela manhã e, durante todo o dia, dentro da programação os frequentadores e visitantes terão a oportunidade de prestigiar a cultura chinesa e celebrar a entrada do Ano Novo com muitas atividades.

 

Público aprecia os leões chineses. Foto: Luci Judice Yizima

 

O Ano Novo Chinês é comemorado segundo o calendário lunar. Esse período é um dos mais importantes para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família. Os primeiros registros sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2.000 anos. Essa tradição foi sendo moldada através de lendas, histórias e hábitos. O rito de passagem de ano tem início semanas antes, os chineses costumam limpar seus lares para afastar os maus espíritos. Tradicionalmente, no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos.

 

Comerciantes recebem os leões chineses para atrair sorte. Foto: Luci Judice Yizima

 

A comemoração só termina no 15º dia do mês, quando acontece a Festa das Lanternas. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês, 2018 é o ano do cachorro de terra.

 

Confira a programação do evento:

Passeio Ciclístico

7:30h Concentração e Distribuição de Camisetas
8:30h Largada
10:30h Retorno

Atividades Culturais

Dança do Dragão e do Leão
Barracas com comidas e bebidas típicas
Apresentações musicais
Lutas marciais
Massagem
Acupuntura
Artesanato
Caligrafia

11:00h – 19:00h

Encerramento

19h00

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

%d blogueiros gostam disto: