Acontece Cultura Notícias

Moti Tsuki Matsuri, tradição milenar do Japão é preservada na Liberdade há 48 anos

“O destaque da festa é a união das autoridades, convidados e a participação do público que se reunirão em volta de um pilão para socar o arroz especial e produzir o moti”, diz Ikesaki (Foto: Luci Judice Yizima)

Para comemorar a entrada do Ano Novo, a Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL promove o tradicional Moti Tsuki Matsuri ou Festival do Bolinho da Prosperidade, que será realizado na manhã no dia 31 de dezembro, na Praça da Liberdade-Japão, no centro de São Paulo. Se você estiver em São Paulo, garanta o seu bolinho da prosperidade, uma tradição milenar japonesa, que em sua quadragésima oitava edição, o ritual se repete, assim como no Japão, o preparo artesanal do moti (bolinho de arroz), o arroz japonês é cozido e socado no pilão no meio da Praça da Liberdade-Japão, com a ajuda de autoridades e convidados, formando uma massa uniforme, a produção dos “bolinhos da prosperidade” são preparadas pelas mãos das senhoras da ACAL e do Radio Taissô da Liberdade.

Apresentação de taiko da ACAL (Foto: Luci Judice Yizima)
Apresentação do Grupo de Taiko da ACAL. (Foto: Luci Judice Yizima)
Preparo artesanal do moti (bolinho de arroz), o arroz japonês é cozido e socado no pilão no meio da Praça da Liberdade-Japão (Foto: Luci Judice Yizima)

O presidente da ACAL, Hirofumi Ikesaki explica as atividades do Moti Tsuki. “O destaque da festa é a união das autoridades, convidados e a participação do público que se reunirão em volta de um pilão para socar o arroz especial e produzir o moti”, diz. “Esse é um importante ingrediente para as celebrações do “Moti Tsuki Matsuri”, acontece tradicionalmente no último dia do ano na praça, em comemoração a passagem do ano, agradecendo aos Deuses todas as dádivas e benefícios recebidos durante o ano, abençoando a prosperidade e fartura do ano 2018, e desejando muita saúde, paz e harmonia para o ano que se inicia”, enfatiza o presidente.

Cerimônia Xintoísta com a passagem no círculo produzido das folhas de bambu representando a passagem para o ano novo (Foto: Luci Judice Yizima)
Cerimônia Xintoísta com a passagem no círculo produzido trançado de galhos de bambu representando a passagem para o ano novo. (Foto: Luci Judice Yizima)

Segundo Ikesaki, com a ajuda de todos os diretores da ACAL, patrocinadores e parceiros serão produzidos 20 mil saquinhos de motis. A abertura oficial da festa está prevista para as 09h30 com cerimônia Xintoísta com a passagem no círculo produzido trançado de galhos de bambu representando a passagem para o ano novo.Também terá a apresentação do Grupo de Taiko da ACAL.  A distribuição dos motis começarão as 09h00 nas tendas na Praça da Liberdade-Japão. “E simultaneamente haverá distribuição gratuitamente do saboroso Ozooni (sopa de Moti), afastando todos os males e trazendo prosperidade, saúde para todos no Novo Ano”, conclui Ikezaki.

Produção de Moti na Praça da Liberdade (Foto: Luci Judice Yizima)
Usu – pilão de pedra japones (Foto: Luci Judice Yizima)

Tradição Japonesa – O arroz “motigome” na sua origem é simples grão de arroz. Mas cozidos, socados, amassados e unidos, formam uma massa consistente que por mais que alguém queira separá-los, não o conseguirá. Assim é a nossa vida, unidos formamos uma consistência e com certeza venceremos o que consumido no primeiro dia do ano traz vida longa.

 Serviço

Moti Tsuki Matsuri ou Festival do Bolinho da Prosperidade

Data: 31 de dezembro

Onde: Praça da Liberdade- Japão

Horário: Das 09h às 13h

Informações: (11) 3208.5090 e 3399.3000

e-mail : acalliberdade@terra.com.br

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

2 Comentários

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OPORTUNIDADE PARA 2020

PROCURANDO EMPREGO?

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

OPORTUNIDADE PARA 2020

PROCURANDO EMPREGO?

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ