Acontece Cultura Notícias

Moti Tsuki Matsuri, tradição milenar do Japão é preservada na Liberdade há 48 anos

“O destaque da festa é a união das autoridades, convidados e a participação do público que se reunirão em volta de um pilão para socar o arroz especial e produzir o moti”, diz Ikesaki (Foto: Luci Judice Yizima)

Para comemorar a entrada do Ano Novo, a Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL promove o tradicional Moti Tsuki Matsuri ou Festival do Bolinho da Prosperidade, que será realizado na manhã no dia 31 de dezembro, na Praça da Liberdade-Japão, no centro de São Paulo. Se você estiver em São Paulo, garanta o seu bolinho da prosperidade, uma tradição milenar japonesa, que em sua quadragésima oitava edição, o ritual se repete, assim como no Japão, o preparo artesanal do moti (bolinho de arroz), o arroz japonês é cozido e socado no pilão no meio da Praça da Liberdade-Japão, com a ajuda de autoridades e convidados, formando uma massa uniforme, a produção dos “bolinhos da prosperidade” são preparadas pelas mãos das senhoras da ACAL e do Radio Taissô da Liberdade.

Apresentação de taiko da ACAL (Foto: Luci Judice Yizima)
Apresentação do Grupo de Taiko da ACAL. (Foto: Luci Judice Yizima)
Preparo artesanal do moti (bolinho de arroz), o arroz japonês é cozido e socado no pilão no meio da Praça da Liberdade-Japão (Foto: Luci Judice Yizima)

O presidente da ACAL, Hirofumi Ikesaki explica as atividades do Moti Tsuki. “O destaque da festa é a união das autoridades, convidados e a participação do público que se reunirão em volta de um pilão para socar o arroz especial e produzir o moti”, diz. “Esse é um importante ingrediente para as celebrações do “Moti Tsuki Matsuri”, acontece tradicionalmente no último dia do ano na praça, em comemoração a passagem do ano, agradecendo aos Deuses todas as dádivas e benefícios recebidos durante o ano, abençoando a prosperidade e fartura do ano 2018, e desejando muita saúde, paz e harmonia para o ano que se inicia”, enfatiza o presidente.

Cerimônia Xintoísta com a passagem no círculo produzido das folhas de bambu representando a passagem para o ano novo (Foto: Luci Judice Yizima)
Cerimônia Xintoísta com a passagem no círculo produzido trançado de galhos de bambu representando a passagem para o ano novo. (Foto: Luci Judice Yizima)

Segundo Ikesaki, com a ajuda de todos os diretores da ACAL, patrocinadores e parceiros serão produzidos 20 mil saquinhos de motis. A abertura oficial da festa está prevista para as 09h30 com cerimônia Xintoísta com a passagem no círculo produzido trançado de galhos de bambu representando a passagem para o ano novo.Também terá a apresentação do Grupo de Taiko da ACAL.  A distribuição dos motis começarão as 09h00 nas tendas na Praça da Liberdade-Japão. “E simultaneamente haverá distribuição gratuitamente do saboroso Ozooni (sopa de Moti), afastando todos os males e trazendo prosperidade, saúde para todos no Novo Ano”, conclui Ikezaki.

Produção de Moti na Praça da Liberdade (Foto: Luci Judice Yizima)
Usu – pilão de pedra japones (Foto: Luci Judice Yizima)

Tradição Japonesa – O arroz “motigome” na sua origem é simples grão de arroz. Mas cozidos, socados, amassados e unidos, formam uma massa consistente que por mais que alguém queira separá-los, não o conseguirá. Assim é a nossa vida, unidos formamos uma consistência e com certeza venceremos o que consumido no primeiro dia do ano traz vida longa.

 Serviço

Moti Tsuki Matsuri ou Festival do Bolinho da Prosperidade

Data: 31 de dezembro

Onde: Praça da Liberdade- Japão

Horário: Das 09h às 13h

Informações: (11) 3208.5090 e 3399.3000

e-mail : acalliberdade@terra.com.br

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Amei o nome: * * * “Bolinho da Prosperidade” * * * !!!
    Parabéns e Sucesso aos realizadores, às senhoras da ACAL e do Radio Taissô da Liberdade, a todos os participantes!!!
    Nós, da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, como em todos os anos, socamos e fizemos nossos mochi e ozooni com grande entusiasmo!! O “Mochitsuki”, gravado no dia 16 pp., vai ao ar no dia 29 de dezembro pela SBT, no Programa “Cariocou”, às 13h.
    Felicidades a todos em São Paulo: * * * Maravilhoso 2019 * * * !!!
    Teruko

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

%d blogueiros gostam disto: