CAPA Comer & Beber Novidades

Motorista Nikkei de aplicativo “deixa de pilotar o carro para pilotar fogão”

Ficar em casa, não é sinônimo para ficar de braços cruzados. Pelo menos para a família Asakawa. (Foto: Divulgação)

Ficar em casa, não é sinônimo para ficar de braços cruzados. Pelo menos para a família Asakawa. O isolamento social não foi diferente para a família do motorista de aplicativo Osvaldo Tetsuo Asakawa apelidado carinhosamente pelos amigos de ‘Tuxu’, aos 61 anos de idade, profissional sem renda por causa do isolamento social está se reinventando dentro de casa faz obentôs para conseguir pagar as contas. E está dando certo. Nas estatísticas do governo ele está no grupo de risco e vulnerável à Corona Vírus.

 

Nas quartas é sagrado, dia de feijoada. (Foto: Divulgação)

 

Enquanto a economia fica paralisada, com projeções de retração expressiva em 2020, um setor em particular tem sido (ainda mais) alavancado pela quarentena voluntária destas e das próximas semanas: os aplicativos de delivery. Oswaldo não pensou duas vezes, deixou de pilotar o carro de aplicativo para pilotar o fogão juntamente com a família fazendo obentôs e está garantindo a renda para pagar as contas. 

 

Produção de bolinho de bacalhau (Foto: divulgação)

 

Confira a entrevista:

Portal Oriente-se – Qual a sua profissão e o que faz atualmente? 

Osvaldo Tetsuo Asakawa (Tuxo) – Estudei Direito e fiz contabilidade. Fui contador, corretor, assessor parlamentar, dekassegui, comerciante e promotor de eventos, e ultimamente estava como motorista de aplicativo.

 

Portal Oriente-se – Como surgiu a ideia de fazer obentôs (marmitas) delivery?

Tuxu – Diante da pandemia, quando foi dado o sinal de isolamento social e de “FIQUE EM CASA” e o comércio fechando as portas perguntei e agora? Não tive dúvidas, reuni a família e dei a ideia de fazer obentôs delivery.

 

Portal Oriente-se – Desde quando você cozinha, e quem o ensinou?

Tuxu – Eu cozinho desde 16 anos, minha mãe ensinou a mim e todos os irmãos. Sempre gostei de cozinhar.

 

Portal Oriente-se – Com o Covid-19, o que alterou na sua rotina?

Tuxu – somos todos autônomos e ninguém esperava essa PANDEMIA e nem imaginamos quando isso vai acabar. Então, conversei em casa para juntar nossas habilidades e fazermos o que nós mais gostamos de fazer que é ‘cozinhar’. ‘Deixei de pilotar o carro para pilotar o fogão’, sou do grupo de risco e meus filhos pediram para eu deixar de dirigir. Acredito que unidos somos mais fortes, é uma via de mão dupla. Estamos ajudando pessoas que não podem sair de casa para comprar alimentos, e eles nos ajudam comprando nossos obentôs.

 

Foto: divulgação

 

Portal Oriente-se – Quantas pessoas trabalham com você na produção dos obentôs? 

Tuxu – Literalmente bentido sois entre as mulheres, são seis mulheres; Sumiko minha mãe, minha irmã Alice, minhas sobrinhas Dania, Nathalia, e as sobrinhas netas Camila, Vitória e eu. Todas ajudam, a Nathalia e Camila ajudam na entrega, e a Vitória conta e canta pra gente.

 

Portal Oriente-se – Quantos opções de pratos você oferece para o cliente?
Tuxu – Por enquanto fazemos pratos nas quartas que é sagrado, dia de feijoada, sexta varia entre yakisoba e peixe e aos domingos massas. Nos demais dias os clientes podem solicitar salgados, bolos, tortas salgadas, doces e mine pasteis.

 

Portal Oriente-se – Quantos pratos você produz por dia? 

Tuxu – Nosso espaço é limitado, consigo fazer 60 pratos. Mas o problema não é fazer, e sim entregar. 

 

Portal Oriente-se – Para finalizar qual o seu público e como você divulga seu cardápio? 

Tuxu – Meu público são os amigos, e amigos de amigos e divulgo principalmente pelo WhatsApp, Instagran e Facebook. 

‘Deixei de pilotar o carro para pilotar o fogão’ diz Tuxu (Foto: divulgação)

Várias Famílias como a do Tuxu estão driblando a crise causada pela pandemia do Corona Vírus e se virando como podem. A melhor receita ainda é o isolamento e o distanciamento social, quando sair de casa usar máscara e manter a higienização das mãos lavando com sabão e higienizar com álcool gel. Fique em casa! Quem tiver interesse em experimentar as delícias do Tuxu é só ligar (11) 96302-6437.

OPORTUNIDADE PARA 2020

PROCURANDO EMPREGO?

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

OPORTUNIDADE PARA 2020

PROCURANDO EMPREGO?

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ