Repetindo o que vem ocorrendo nos recentes eventos presenciais pós fim da pandemia, o 35º Karaokê Taikai Acensa, realizado no auditório de sua sede, na rua Vigário Taques Bittencourt, 211, no dia 21 de maio de 2023, foi também um sucesso.
Ocupando terreno privilegiado em que, mesmo com galpão de grande porte, possibilita o estacionamento de inúmeros veículos em sua área frontal, além de as ruas em seu entorno, com pouco movimento, atenderem os demais, que o torna mais atraente aos participantes.
Não apenas por isso, mas principalmente por voltar a ser presencial é que o taikai chegou a ter 333 cantores inscritos de 43 associações, algumas, inclusive como primeiras participações no evento que já chega à 35ª edição.
“Ficamos perplexos com a participação de tanta gente que lotou o kaikan desde o início. Foi realmente muito emocionante o reencontro depois do isolamento de mais de três anos”, manifestou-se satisfeita a presidente da associação, Shizue Motizuki. “Valeu muito a pena essa realização. Ainda mais porque dentre as associações muitas se localizam bem distantes daqui, como Atibaia, Okinawa Vila Prudente, Okinawa Casa Verde, Vila Nova Cachoeirinha, etc., que vieram nos prestigiar,” completou com gratidão.
Com início às 8h, o taikai prosseguiu até o encerramento, próximo das 19h30, sem nenhum incidente, com realizações de premiações intermediárias para possibilitar o retorno aos seus lares dos cantores que já cumpriram suas participações, bem como para desafogar um pouco o auditório que se manteve lotado boa parte do evento, pela satisfação de poder assistir e rever amigos depois de longa data.
No que concorda Yasue Kitsuwa, presidente do júri. “Estou adorando os taikais presenciais porque, em primeiro lugar, possibilita o reencontro de amigos… com abraços reais. Muito boommm! Faz bem até à alma”, enfatizou. “E com o regulamento dos taikais mudado para apenas uma estrofe, o evento acaba terminando antes da janta, tornando-se menos cansativo para TODOS e menos perigoso para irmos embora”, justificou. “No caso deste, da Acensa, para mim, ainda teve um prazer especial porque, apesar de todos serem amigos queridos de longa data, nunca pude participar porque sempre ocorriam em datas coincidentes com os meus taikais”, esclareceu. “Fui recebida por todos com muito carinho. Só tenho que agradecer, em especial, à presidente, Shizue Motizuki, à diretora de karaokê, Alice Jinbara, à coordenadora, Maria Helena Ono, e ao meu amigo, grande músico, Sensei Masaru Jinbara pelo convite”, finalizou, feliz.
De maneira não muito diferente, para Irene Sacayemura, também uma das juradas… “além de reencontros gostosos, por ainda serem recentes os presenciais, muitos cantores ainda estão encarando o palco como se fosse pela primeira vez. Como nesse mesmo da Acensa, com alguns cantores esquecendo a letra, saindo do ritmo, ou mesmo dando pequena distorcida na voz devido ao nervosismo. Mas de modo geral, todos, se saíram muito bem”, contou, sorrindo. “Em relação aos virtuais, é que inibe alguns cantores idosos, por não saberem ou não terem como gravar os vídeos e depois transmiti-los, com alguns valendo-se de profissionais para essas realizações”, acrescentou, lembrando que são observações que ouviu de alunos. “No presencial temos a satisfação do carinho direto pelos cantores e amigos e, nesse da Acensa, em especial, pela boa acolhida dos amigos da Diretoria e Comissão Organizadora”, concluiu satisfeita.
Para Yoshiko Yamada, que completou o time de Jurados… “o retorno dos taikais presenciais estão sendo as preferências dos cantores da Capital, mas acho que ainda poderia se manter alguns virtuais para poder contemplar o pessoal que reside fora de São Paulo, e até em outros países”, afirmou em prol dos virtuais. “E até porque, tem idosos que não estão mais animados a se deslocarem até uma associação para cantarem, mas conseguem, de alguma forma, produzirem seus vídeos. Por isso sou favorável à permanência de alguns, sim”, completou a respeito. Em relação a este, da Acensa, foi ótimo porque pude reencontrar com muitos amigos depois de muito tempo, além de poder ouvir a voz dos candidatos com muita saúde. Essa foi a melhor impressão que eu tive”, finalizou agradecida por ter participado do mesmo.
O Corpo de Jurados foi composto, portanto, por Yasue Kitsuwa (presidente), Irene Sacayemura e Yoshiko Yamada.
Os cantores se apresentaram ao público por inyermédio dos apresentadores Ayako Miyasaki, Toshimi Shinohara e Maria Helena Ono.
A Sonopalastia ficou sob a responsabilidade da Jinbara Som (Rogério Jinbara) e a Contagem, a cargo da KaHo Informática (Eiko Hojo e Yoshie Kakeshita).
A razão de o evento ter transcorrida de forma natural e eficientemente pode ter haver com a prevalência de mulheres em todos os setores, como pode ser observado na lista da Comissão Organizadora abaixo.
Na Abertura Oficial, que ocorreu às 11h30, compareceram à mesa, além da presidente da associação, Shizue Motizuki; da diretora de Karaokê, Alice Jinbara; da coordenadora geral, Maria Helena Ono; do diretor musical, Masaru Jinbara; e do diretor de Relações Públicas, Luiz Oyama; foram as presenças da vice-presidente da UPK, Neuza Sato, representando a própria entidade; e assessor do vereador Aurélio Nomura, Sérgio Kato.
O vereador George Hato, devido a compromissos já agendados, esteve presente pouco antes quando pode saudar o púbico; e a presidente da UPK, Tiyomi Takase, no período da tarde, quando inclusive participou como cantora do taikai, em sua categoria.
Considerado quase um patrono da Acensa, o professor, músico e maestro do coral da associação, Masaru Jinbara, também fez questão de mostrar satisfação pelo resultado obtido nessa 35ª edição. “Finalmente, após três anos inativo, voltamos a realizar esse concurso no formato presencial… tradicional”, iniciou feliz, mas também aliviado. “Porque um taikai verdadeiro é aquele que possibilita ao cantor buscar um bom resultado, a realmente competir e ser julgado ao vivo,”, exemplificou. “Para isso, como os membros de nossa comissão da Acensa vem se dedicando muito desde antes mesmo de janeiro, a consequência só poderia ser esse ótimo resultado que obtivemos”, justificou. “Por isso, de minha parte, continuarei me dedicando ainda mais aos próximos taikais porque meu desejo é sempre satisfazer bem a todos que deles participam”, justificou a imagem que tem. ”Aproveitando o ensejo, agradeço a todos, cantores, simpatizantes, jurados e nossa comissão por essa relação mútua que me deixa feliz”, E finalizou à moda japonesa com um: “Kongotomo yoroshiku onegai itashimasu!” (Contem comigo aos próximos!), concluiu, com emoção.
Em seguida das fotos dos cantores está a Lista dos Campeões.
LISTA DOS CAMPEÕES POR CATEGORIA
(texto: Silvio Sano – fotos: do próprio e de Yugi Takamoto)
Deixe seu comentário