Acontece Saúde & Bem Estar

Palestra “História e Cultura da Medicina Tradicional Japonesa, a Medicina Kampo” revela aspectos histórico e cultural da medicina oriental

O evento é promovido pela Fundação Japão e conta com apoio da Japan House

 

 

A Fundação Japão promove, em 3 de julho, a partir das 19h, a palestra “História e Cultura da Medicina Tradicional Japonesa, a Medicina Kampo”. O evento acontece na Japan House, em São Paulo, e marca o lançamento do primeiro livro sobre essa medicina escrito em português, “Dicas Clínicas da Medicina Kampo“.

O evento é aberto ao público e contará com palestra do Dr. Kazusei Akiyama, doutor em medicina pela Universidade de São Paulo e fellow da The Japan Society for Oriental Medicine, que fez a revisão médica da publicação.

Ainda no evento, será apresentado um depoimento em vídeo do autor do livro, Dr. Kenji Watanabe, professor titular e diretor do Ambulatório Kampo Center do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Keio University, em Tóquio, no Japão, especialmente gravado para esta ocasião.

 

 

Dr. Akiyama explica que, embora o livro seja um guia voltado para médicos, a palestra será aberta ao público em geral, não apenas aos especialistas. “Abordaremos o aspecto histórico e cultural e também os benefícios da associação das medicinas ocidental e tradicional que vem sendo observados na sociedade japonesa”.

O livro “Dicas Clínicas da Medicina Kampo” contou com tradução para o português de Kistec – Kanagawa Institute of Industrial Science and Technology. A publicação é uma iniciativa de fundos governamentais japoneses e será distribuída gratuitamente, em formato e-book.

 

 

Medicina tradicional japonesa

A medicina tradicional japonesa é uma escola da Medicina Tradicional Chinesa, introduzida no ano 4 d.C. e desenvolvida no Japão, com acréscimo da cultura do país. Essa prática teve enorme avanço em 1976, quando as medicações utilizadas na Kampo Medicine passaram a ser cobertas pelo sistema nacional de saúde. Desde então, vem conquistando cada vez mais adeptos, chegando a ser utilizado por mais de 90% dos médicos japoneses, dependendo da especialidade. Atualmente, todas as escolas médicas nipônicas oferecem ensino em Kampo Medicine em seus cursos de graduação.

O Dr. Akiyama destaca que a cultura japonesa facilitou a integração entre as medicinas ocidental e o Kampo, que há muitos anos vêm sendo praticadas simultaneamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma das tendências da prática médica atual, a medicina integrativa, é a conjunção, de maneira coordenada, da medicina ocidental com práticas não-convencionais. Esse fenômeno vem sendo observado cada vez mais nas últimas décadas e está relacionado especialmente ao interesse e à procura dos usuários do sistema de saúde.

Hoje, os pacientes buscam profissionais que cuide da saúde de forma integral e não somente tratem da doença. Esta característica está relacionada às mudanças da estrutura dos problemas de saúde, como por exemplo o aumento de doenças crônicas e o envelhecimento da população, que trazem novos desafios para a medicina convencional.

Tanto o Dr. Kenji Watanabe, autor do livro, como o Dr. Kazusei Akiyama, revisor médico, esperam que a Medicina Kampo possa contribuir e ser um instrumento para atender a esses desafios não apenas no Japão, mas em todo o mundo.

 

 

“História e Cultura da Medicina Tradicional Japonesa, a Medicina Kampo”
Data: Terça-feira, 3 de julho de 2018
Horário: 19h
Local: Japan House
Endereço: Av. Paulista, 52, São Paulo, SP
Classificação: livre
Ingressos: Gratuitos – senhas serão distribuídas uma hora antes do evento, no local
Mais informações: info@fjsp.org.br | (11) 3141-0110

 

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

%d blogueiros gostam disto: