Acontece CAPA Cultura Entretenimento Notícias

Parque CERET sedia o “Kochi Matsuri – Festival de Kochi” nos dias 05 e 06 de março

Parque CERET sedia o “Kochi Matsuri

 

Para você gosta da cultura japonesa, reúna a família e amigos para conhecer as tradições da província de Kochi, sem sair de São Paulo, nos dias 05 e 06 de março, das 9h às 20h acontecerá “Kochi Matsuri – Festival de Kochi” no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador – Parque CERET, na zona Leste da Capital paulista. Com uma programação repleta de atrações como Cerimônia Budista, apresentação de esportes orientais, dança Rizumu Taissô, shows dos cantores Joe Hirata, Karen Ito, Ricardo Nakase, também terá Parada de Taikô. Destaque é a praça de alimentação, com o tradicional prato de Kochi, o ‘Tataki’ (um pedaço de Atum-bonito levemente grelhado), yakisoba e pastel de feira, além de espeto de churrasco.

 

 

O evento é promovido pela Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil (Kochi Kenjinkai), com a parceria do vereador George Hato e contará com o apoio dos voluntários para atender aos visitantes do evento nos 2 dias. Vale lembrar que a retomada dos eventos em 2022 continua seguindo as medidas de segurança, como o uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel.

 

“Queremos trazer um pouco de alegria, entretenimento e lazer aos visitantes do Parque CERET, com as tradições da província de Kochi – Japão”, diz o presidente Katayama

Em entrevista com o Presidente da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, Arnaldo Katayama destaca a importância do evento. “Queremos trazer um pouco de alegria, entretenimento e lazer aos visitantes do Parque CERET, com as tradições da província de Kochi – Japão como Esporte, Gastronomia, Música e Dança”, explica.  “É importante lembrar que estamos passando por momentos turbulentos com a pandemia, mas seguindo as medidas de segurança, sem aglomerações, podemos aproveitar os espaços abertos para trazer Esporte, Cultura e Lazer para os visitantes”, garante o presidente.

 

Para Fabiano Bonani Shiokawa Vice-Presidente da entidade e idealizador do evento relata como surgiu a ideia de se fazer um “mini festival do Japão” destacando Kochi para mostrar a rica cultura da região como a gastronomia e as danças típicas como ‘Yosakoi’. De acordo com Fabiano, a cidade de Kochi é a cidade principal do Japão, localizada na ilha de Shikoku. “Quem vier ao Parque CERET nos dias do Kochi Matsuri terá um momento único para degustar os pratos tradicionais da província de Kochi, com destaquque o ‘Tataki’, um pedaço de Atum-bonito levemente grelhado, também tem o peixe pargo no vapor recheado com Okara (farofa de soja) muito apreciado”, assegura Shiokawa.

 

 

De acordo com os organizadores a expectativa de público será de 30 mil pessoas nos dois dias de evento. O público desfrutará de um delicioso passeio em meio a natureza, onde poderão tirar muitas fotos no cenário natural, além de aproveitar uma programação repleta de atrações como Cerimônia Budista, apresentação de esportes orientais, dança Rizumu Taissô, shows dos cantores Joe Hirata, Karen Ito, Ricardo Nakase, também terá Parada de Taikô. Destaque é a praça de alimentação, com o tradicional prato de Kochi, o ‘Tataki’ (um pedaço de Atum-bonito levemente grelhado), yakisoba e pastel de feira, além de espeto de churrasco, udon, obento, frutas com chocolate, sorvete, doces tradicionais japoneses, bebidas, entre outros. “Na realidade esse festival está sendo cogitado desde 2017, conseguimos realizar em 2021 apesar da pandemia tivemos um público considerável bom com tempo ensolarado foi possível o público aproveitar melhor o espaço do Parque CERET”, finaliza Fabiano.

 

Espaço criança. Foto: Luci Judice Yizima

 

 

 

 

Sobre a Província de Kochi – Localizada de frente para o Oceano Pacífico, na parte Sul da Ilha de Shikoku é uma cidade turística praiana. Possui o maior território, e é a menos populosa das quatro prefeituras da ilha. Kochi é famosa por possuir alguns dos rios mais limpos do país, como os de Shimanto e o Yasudagawa. 

A cidade de Kochi é banhada pelo mar de Kuroshio, que traz cardumes de peixes, auxiliando na economia pesqueira local. Ela traz água quente para o mar da cidade, o que torna o clima da região quente e úmido, com um nível de precipitação anual dos mais altos do país, perdendo apenas para Okinawa. Seus principais pontos turísticos são o Castelo de Kochi, a ponte conhecida como Harimayabashi e a praia de Katsurahama.

 

Serviço

Kochi Matsuri 2022 – Festival de Esporte e Cultura Brasil-Japão 

Data: 5 e 6 de março de 2022 (Sábado e Domingo) 

Horário: das 9h às 20h 

Local: Parque CERET – Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador 

Endereço: Rua Canuto de Abreu, s/n° – Jardim Anália Franco – São 

Paulo – SP (Entrada principal): Rua Eleonora Cintra, próximo ao n° 530) 

Informações: (11)93932-0618 (WhatsApp Oficial) 

(11) 99997-2357 (Fabiano Shiokawa)

Entrada Gratuita

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ