Acontece Cultura Exposição

Porto Alegre recebe o 7º Festival do Japão RS em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa

A cantora japonesa Mariko Nakahira é uma das atrações do Festival do Japão Gaucho. (Foto: Luci Judice Yizima)

O festival faz parte do calendário oficial de comemorações no Brasil, considerado o maior evento da cultura japonesa do Rio Grande do Sul chega na sua 7ª edição e comemora os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. A Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul promoverá o evento nos dias 18 e 19 de agosto, na Academia da Polícia Militar em Porto Alegre com o ingresso de 1kg de alimento não perecível.

A cada dez anos, a comunidade nipo-brasileira celebra, desde 1958, a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, quando o navio Kasato Maru atracou em Santos, trazendo 781 japoneses para as fazendas de café paulistas, em 18 de junho de 1908. No ano comemorativo, todo o Brasil manifesta sua gratidão pela terra acolhida com celebrações, por esse motivo a temática do 7º Festival do Japão no Rio Grande do Sul será os 110 anos da imigração japonesa no Brasil; com a ilustre presença do embaixador japonês, Akira Yamada.

Em dados mais recentes, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, somando mais de 1,9 milhão de japoneses e descendentes até da quinta geração. Apesar dos grandes desafios enfrentados, os imigrantes japoneses superaram e prosperaram contribuindo para o desenvolvimento econômico-social em diversos estados brasileiros; destaque o sudeste brasileiro São Paulo e Paraná onde há maior concentração de japoneses. No estado do Rio Grande do Sul a comunidade japonesa é modesta com estimativa de 5 mil habitantes nas principais regiões como Porto Alegre, Gravataí, Ivoti, Itati, Santa Maria e Pelotas.

 

Kenko Taisso fará sua apresentação na região gaucha. (Foto: Luci Judce Yizima)

 

O Festival do Japão RS recebeu no ano passado 50 mil visitantes, sendo 95% do público não descendentes de japoneses. O evento utiliza o espaço da Academia da Polícia Militar, cedido pela Brigada Militar, com exposição da cultura japonesa nas dependências das salas de instrução, mini-auditório, ginásio e área comum do local com estacionamento no local.

O evento evidencia a experiência da cultura japonesa ao público com atrações de karaokê, danças japonesas, taikô, artes marciais, exposições e oficinas, além de salas temáticas com bonsai, shodô, origami e jogos japoneses.

Esse ano, em especial, teremos atrações do grupo de tambores japoneses Requios Geino Dokokai de São Paulo e Ishindaiko do Paraná, cantores japoneses com Mariko Nakahira e Zenkyu Ogawa que cantarão uma música exclusiva para as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa.

O evento contempla praça de alimentação que proporciona a experiência do paladar japonês aos frequentadores, com a variedade da culinária japonesa. Como por exemplo: yakisoba, lamén, yakitori, takoyaki, manju, mochi e gyoza.

O Festival do Japão RS é produzido por uma comissão composta por voluntários da Associação do Festival do Japão RS, além da participação de cerca de 80 voluntários nos dias do evento que trabalham em conjunto para a sua realização. O evento é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e Lei de Incentivo Cultural. Conta com a participação do Anime Buzz e com o patrocínio das empresas JTI, Banrisul Cartões S.A, Neurobber, Nissan Iesa, Honda Kaizen, FAI e Japesca. Como apoio institucional, o governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, Embaixada do Japão, Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, Cidade de Kanazawa, Província de Shiga, JICA, Prefeitura de Ivoti, Parceiros Voluntários, Banco de Alimentos, Anjos do Asfalto, DMLU, UFRGS – Departamento de Difusão Cultural.

 

Anime Buzz

O Anime Buzz é o maior evento de anime do Sul do Brasil e, realizado simultaneamente com o Festival do Japão de 2018, estará em sua 14ª edição. Concursos de cosplay (fantasia), campeonatos de videogame, shows de dança, muita música e muita diversão, com mais de 30 lojas, fã clubes de Harry Potter, Star Wars e convidados especiais, serão dois dias inteiros para amantes de anime e cultura pop.

 

 

 

Serviço

7º Festival do Japão RS

Data: 18 e 19 de agosto

Sábado: 10h às 18h

Domingo:09h às 17h

Local: Academia de Polícia da Brigada Militar (Avenida Aparício Borges, 2001)

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

 

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ