Acontece Cultura Exposição

Estúdio 41 promove conversa com a curadora Rosely Nakagawa, no dia 14 de julho

"A mostra reúne os ensaios que apresentam o processo de criação e a forma como o artista enxerga a natureza", diz Rosely

A botânica e a geometria se encontram para dar vida à obra do fotógrafo piauiense, que em busca de um novo olhar para a vida, encontrou na fotografia uma forma de transformar a paixão por árvores e pela natureza em arte. Com um extenso acervo de imagens capturados ao longo de quase dez anos, Luiz Fernando Dantas decidiu juntar fragmentos diversos para criar árvores únicas, que refletem seu modo de enxergar o mundo à sua volta. Esse resultado pode ser conferido na mostra “Lugares”, até o dia 30 de julho, na galeria Estúdio 41, em São Paulo.

Para esta mostra, a curadora Rosely Nakagawa selecionou, junto com Dantas, 14 peças que são um recorte de dois ensaios premiados do artista: Híbridos e Isola. “Esta mostra reúne os ensaios que apresentam o processo de criação e a forma como o artista enxerga a natureza. De forma clara e estrutural, ele abstrai a paisagem criando novas formas. Com suas árvores fotografadas regular e continuamente, Luiz Fernando atua na delimitação de um lugar significante na construção do seu próprio espaço“, elucida a curadora.

A botânica e geometria se encontram para dar vida à obra do fotógrafo piauiense, Luiz Fernando Dantas.(Foto: Luiz Fernando Dantas)

Grandiosas não só na ideia, as obras reúnem fragmentos que dão vida a peças que podem chegar a três metros de largura. Uma das favoritas do fotógrafo que estará em exposição no Estúdio 41 é a Híbrido X, que reúne 22 recortes tanto de árvores completamente diferentes quanto da mesma espécie, em diferentes lugares e estações. Singulares, cada obra do fotógrafo tem apenas cinco tiragens e dois P.A.

A criação dessas imagens teve início a partir de passeios fotográficos que, segundo o artista, o colocavam em um estado prazeroso de solitude. A partir da observação das árvores ele passou a ser capaz de criar um novo universo à sua volta e esse “quebra-cabeça” foi a maneira que encontrou de representar esse mundo. “Eu construo, na realidade, imagens dessas árvores que são novas espécies, idealizo lugares onde tenho essa sensação de solidão prazerosa. De uma árvore única que, de repente, quando você compõe com outras no horizonte, você tem um universo maior e completamente novo”, conta Fernando sobre o seu processo criativo.

A série Híbridos acabou por dar origem ao livro homônimo, a publicação busca seguir a mesma dinâmica do autor em sua obra e reconstrói por meio de imagens e objetos a árvore em sua estrutura e matéria, transformando-se assim em um livro-objeto único.

Conversa entre o fotografo Luiz Fernando Dantas e a curadora Rosely Nakagawa

O fotografo Luiz Fernando Dantas e a curadora Rosely Nakagawa irão conversar sobre como a botânica e geometria se encontram para dar vida à obra do fotógrafo piauiense, que ao buscar de um novo olhar para a vida, encontrou na fotografia uma forma de transformar a paixão por árvores e pela natureza em arte. O encontro gratuito acontece dia 14 de julho, das 19h às 20h30, inscrições aqui.

Estúdio 41

Um espaço voltado à reflexão e discussão sobre o fazer artístico da fotografia. Esse é o mote do Estúdio 41, projeto que ocupa o conjunto 41 do prédio 1254 da Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo. Com direção artística do curador e escritor Diógenes Moura e comandado pela fotógrafa Dani Tranchesi e sua sócia Paula Rocha, o novo espaço cultural vai apresentar projetos de fotógrafos emergentes e consagrados em uma programação de exposições, exibição de filmes, lançamento de livros e conversas sobre a linguagem fotográfica.

Serviço:

Exposição Lugares, de Luiz Fernando DantasCuradoria: Rosely Nakagawa de 31 de maio a 30 de julho de 2022

Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1254, cj 41, Itaim Bibi

Funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 18h; sábados, das 11h às 13h.

Entrada franca, a partir de agendamento pelo Whatsapp: +55 11 99452-3308.

Conversa entre o fotografo Luiz Fernando Dantas e a curadora Rosely Nakagawa

Gratuito

Data: 14 de julho de 2022

Horário: das 19h às 20h30

Inscrições: Sympla

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ