Acontece CAPA Cultura Entretenimento Exposição Novidades

São Paulo recebe a instalação botânica do artista japonês Atsunobu Katagiri

Katagiri traz a natureza para dentro da cidade, e expõe pela primeira vez na América Latina. (Foto: Luci Júdice Yizima)

Quem entra Japan House São Paulo se encanta com a instalação botânica do artista e Ikebanista Atsunobu Katagiri, com direito a espelho d’água, na parede de vidro está coberta por imagens de flores de várias origens, que foram selecionadas, escaneadas e ampliadas pelo próprio artista, criando um clima mais intimista e acolhedor no espaço. É a partir dessas diferenças e contradições que o artista e mestre em Ikebana cria uma instalação botânica inédita para ocupar o térreo da Japan House São Paulo, de 07 de março a 30 de abril. Sob o nome ‘ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri’, a exposição gratuita é um convite a um momento de contemplação na agitada Avenida Paulista, dando a oportunidade para que os visitantes possam refletir sobre a presença essencial da natureza em todos os âmbitos da vida.

Uma instalação viva, ao longo de oito semanas é possível observar os diferentes ciclos de vida de cada elemento. (Foto: Luci Júdice Yizima)

Os visitantes encontram um ambiente com diversas plantas, flores e substratos, como musgo, por exemplo, vegetação que requer pouca manutenção. No Japão, estes elementos são essenciais e possuem grande importância nas florestas e jardins, representando conceitos como beleza, simplicidade e sofisticação, além da estética do wabi-sabi (transitoriedade e imperfeição).

Parede de vidro está coberta por imagens de flores de várias origens, com espelho d’água. (Foto: Luci Júdice Yizima)

“A natureza é de onde viemos e para onde vamos, é elemento fundamental para a existência de qualquer ser vivo, mas também para nossa sanidade. A inserção na obra do Katagiri instiga o contato com nossos pensamentos, esse mundo todo que habita dentro de nós, e possibilita resgatar nossa percepção de bem-estar, quase como se estivéssemos dentro de um santuário. É uma forma de conexão e compreensão da magnitude dessa relação e, sobretudo, um alerta para sua fragilidade e finitude. Afinal somos, nós, natureza”, comenta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição.

Várias espécies da flora brasileira. (Foto: Luci Júdice Yizima)

Por se tratar de uma instalação viva, ao longo de oito semanas é possível observar os diferentes ciclos de vida de cada elemento; espécies que se desenvolvem e outras que chegam ao seu fim.

Mais do que trazer a natureza para dentro da cidade, o artista, que expõe pela primeira vez na América Latina, faz uma homenagem à sua força regeneradora, sem domá-la. A exposição conta com extensa programação paralela com a participação de Katagiri em palestras, workshops e visitas guiadas.

Workshop “I am Flower – adornos florais” com Atsunobu Katagiri

Quando: 18 de março, sábado
Onde: Fazenda Serrinha | Estr. Mun. José Vaccari, km 1.5 – Zona Rural, Bragança Paulista, SP
Horário: das 10h às 16h
Classificação etária: livre

*As vagas são limitadas e, para participar, é necessário inscrever-se previamente.
Inscrição aqui: https://bit.ly/iamflower

Serviço:

Exposição ‘ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri’ #EssenciaNaJHSP #AtsunobuKatagiri

Período: de 07 de março a 30 de abril de 2023
Custo: entrada gratuita
A exposição conta com Recursos de Acessibilidade.

Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ