Acontece Cultura Exposição

São Paulo recebe aromas do sakura na exposição “Aromas e Sabores”

Angela Hirata (Presidente Japan House) e artista Maki Ueda; (Foto: Luci Judice Yizima)

Maki Ueda traz do Japão 1 aroma e 4 diluições do sakura sob a curadoria de Felipe Ribenboim na exposição “Aromas e Sabores”, que começa dia de 05 de junho à 30 de setembro, na JAPAN HOUSE São Paulo, em São Paulo. Lúdica, interativa e bastante didática, a mostra propõe um passeio pela diversidade de cheiros e sabores em uma imersão na cultura japonesa pelo viés sensorial. O formato da exposição possibilita ao visitante o aprendizado por meio de experiências práticas, elucidações conceituais, científicas ou artísticas, para responder questões como: quais os gostos básicos (doce, amargo, azedo, salgado e umami, este último descoberto no Japão) e como o corpo humano os identifica. Como o olfato contribui na construção do sabor.

 

Cilindro com essência de sakura. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Livros explicam as fórmulas dos ingredientes dos produtos. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Balas para degustação. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Balas para degustação em diversos sabores e um labirinto formados por cilindros pendurados no barbante aromatizado de sakuras estarão à disposição do público, que serão desvendados ao longo da exposição dividida em 3 etapas: Identificação, Construção e Sensorial. Para ajudar a contar esta história, a mostra apresenta a instalação Labirinto Olfativo versão 4 – Descobrindo as flores das cerejeiras, da artista japonesa Maki Ueda. A obra induz o visitante a percorrer um determinado caminho, guiado pelo olfato e, assim, encontrar o cheiro das sakuras, árvores com flores de cerejeiras.

 

Ilustração “sensação apelo afetivo comidinha de Obaatian”. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Aroma e o Sabor se harmonizam. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Lembranças “comidinha de Obaatian”. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

De acordo com a artista Ueda o conceito da obra é um desafio para o visitante sentir o aroma do sakura. “O desafio que deixo para todos é ter a sensação de estar embaixo de um pé de sakura e saboreando um saquê como um verdadeiro e tradicional japonês”, destaca Maki.

 

Estimulado pelo aroma. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Estimulado pela sensação. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Ilustrações sobre os nossos sentidos e comportamento. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Para ilustrar esta atuação, Maki Ueda ministra gratuitamente, no dia 06 de junho, às 19h, a palestra Arte Olfatória, onde contará sobre sua trajetória profissional e entendimento de seu trabalho por meio das fragrâncias, além de ressaltar aromas muito presentes na cultura japonesa. “Na minha prática artística, uso o olfato como meio para incorporar o sentido olfativo na arte. Falando geralmente sobre o olfato, muitas vezes pensamos em suas aplicações práticas: perfumaria, higiene pessoal, aromatizantes etc. Contrariamente, concentro-me nas partes que estão relacionadas a memórias, emoções, percepções e experiências. O cheiro que apresento é como uma peça de pintura”, declara Maki.

 

Angela Hirata (Presidente Japan House) e artista Maki Ueda. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Maki Ueda apresenta labirinto de essências de sakuras. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Cilindro com essência de sakura exala perfume no barbante. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Realizada pela JAPAN HOUSE São Paulo e com curadoria de Felipe Ribenboim, Aromas e Sabores trabalhará o universo da construção de fragrâncias e cheiros por meio de elementos característicos do Japão, como o wasabi, o shoyu e o bambu, além de outros presentes em alimentos, bebidas, perfumes e incensos. “Se, por um lado, a exposição abordará a detecção e a construção dos sabores e aromas, estará presente também sua significação cultural. Os aromas e os sabores são significados e valorizados de maneiras diferentes por diversas culturas”, ressalta Ribenboim.

 

Felipe Ribenboim (curador), Angela Hirata, Natasha e Maki Ueda. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Felipe Ribenboim (curador),Maki Ueda, Angela Hirata e Natasha. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Angela Hirata (Presidente Japan House) e artista Maki Ueda no painel de fórmulas de ingredientes. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

A imersão nos paladares japoneses será complementada ainda com uma degustação cega de balas de gelatina com sabor de uva japonesa, melão, wasabi, shoyu e morango, sabores desenvolvidos exclusivamente pela Takasago, casa de aromas e fragrâncias. Sobre a realização desta exposição, Natasha Barzaghi Geenen, Diretora cultural da JAPAN HOUSE São Paulo, declara: “É extremamente importante apresentar as diversas facetas da cultura japonesa na tentativa de desvendá-la. Com a valorização de todos os sentidos, apresentamos o universo japonês e uma imersão completa a partir de elementos que ainda não fizeram parte de nossa programação. Neste momento, trazemos o Japão para ser apreciado e compreendido por meio de um outro prisma”.

 

Produtos japoneses e seus sabores e aromas. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Painel de balas coloridas. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Balas para degustação. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Aromas e Sabores é uma exposição realizada pela JAPAN HOUSE São Paulo e Base7 Projetos Culturais, com recursos destinados pela Lei Federal de Incentivo a Cultura e Proac. Os patrocinadores são Ajinomoto, ANA e United Airlines, Bombril, Takasago e integra o Circuito Cultural Bradesco Seguros.

 

Labirinto de essências de sakuras. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Exposição Aromas e Sabores

De 05 de junho 30 de setembro de 2018

 

Segundo piso

Palestra Arte Olfatória com Maki Ueda

Dia 06 de junho, às 19hs

Local: JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

Entrada gratuita

Senhas disponíveis uma hora antes de cada sessão devem ser retiradas na recepção.

Tradução simultânea

 

 

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita Confira a programação no: www.facebook.com/JapanHouseSP/

 

 

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ