Esportes

Veteranos e jogadores de beisebol fazem “vaquinha” para garantir que aconteça o torneio Pré Pan-Americano de Beisebol no Estádio Municipal Mie Nishi de Beisebol em SP

Os jogadores veteranos e amantes do beisebol fazem a manutenção do Mie Nishi (Foto: Luci Judice Yizima)

Todo mundo sabe que para receber visita, precisa arrumar a casa, deixar tudo em ordem, isso é fato. Porém, o carente Estádio Municipal Mie Nishi de Beisebol localizado no bairro do Bom Retiro, na zona Central da capital paulista sediará pela primeira vez o torneio seletivo para os jogos Pré Pan-Americano de Beisebol. O Comitê Olímpico Internacional esteve no estádio em dezembro e apontou irregularidades para ser ajustada para segurança dos atletas, a Secretaria de Esportes se comprometeu em fazer as reformas necessárias como; nivelamento do campo, manutenção dos vestiários e banheiros, porém não foi isso que aconteceu. No dia 29 de dezembro a Secretaria de Orçamento suspendeu a verba. Os dirigentes da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol para não passar vergonha, tiveram que fazer uma “vaquinha” entre os jogadores veteranos e amantes do esporte, além de voluntariamente fazerem a manutenção e ajustes no estádio, pois a secretaria não disponibilizou nem a mão de obra. Detalhe, os jogadores veteranos são aposentados entre 63 a 85 anos de idades, coordenados pelo veterano Osvaldo Aizawa estão se revezando para garantir aquilo que era um dever do setor público.


Coordenador dos voluntários, o veterano Osvaldo Aizawa com a equipe de voluntários estão se revezando para garantir aquilo que era um dever do setor público. (Foto: Luci Judice Yizima)

“Depois da negativa da Secretaria de Esportes, começamos as reformas no estádio do nosso próprio bolso no final de dezembro, com nove veteranos para dá condições de apresentar um bom estádio para o Pré Pan-Americano”, confessa Aizawa.  “As atividades estão a todo vapor, pinturas de arquebancadas, nivelamento de campo, gramado, pinturas e manutenção de banheiros, sendo colocado painel de proteção de impacto, nossa estimativa de gasto é de R$ 150 mil a R$ 200 mil  reais”,  contabiliza Osvaldo Aizawa.

Para Kinio Ihi de 85 anos de idade, um jogador veterano e amante do beisebol, a idade não foi um empecilho, não mediu esforços no sol e calor escaldante, pegou a carriola cheio de areia e uma pá e foi pavimentar o campo para garantir a sua colaboração e deixar o Estádio Municipal Mie Nishi de Beisebol preparado para receber os melhores atletas de beisebol do mundo.


 Kinio Ihi de 85 anos de idade é um dos voluntários no estádio. (Foto: Luci Judice Yizima)

 Outro veterano Jorge Tamura de 76 anos de idade encarou a lata de tinta e o pincel e foi pintar as paredes e as arquibancadas. “Se é para o bem da coletividade, e para fomentar o beisebol, faço com muito prazer. Sou ex-jogador e amante do esporte, me sinto muito bem”, comenta.


“Se é para o bem da coletividade, e para fomentar o beisebol, faço com muito prazer. Sou ex-jogador e amante do esporte, me sinto muito bem”, comenta Jorge Tamura (Foto: Luci Judice Yizima)

Os jovens jogadores do time Gecebs, Renan Yuji Kawanami (16 anos), e Bruno Massaki Niizu (17 anos) são unânimes ao afirmar que, “Somos amantes do beisebol, acreditamos que a união faz a força, por isso estamos aqui melhorando e ajudando a divulgar o esporte que não é muito popular no Brasil”. Enquanto entrevistava os dois estavam pintando as paredes das arquibancadas.


Jogadores do time Gecebs, Renan Yuji Kawanami (16 anos), e Bruno Massaki Niizu (17 anos) são unânimes ao afirmar que, “Somos amantes do beisebol, acreditamos que a união faz a força, por isso estamos aqui melhorando e ajudando a divulgar o beisebol que não é muito popular no Brasil”. (Foto: Luci Judice Yizima)

“São Paulo será presenteado e receberá as melhores seleções que consideramos de alto nível técnico e os jogadores mais cobiçados do beisebol  das Américas”, comenta o Presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, Jorge Otsuka. Segundo ele, as vésperas do campeonato ‘não se pode chorar pelo leite derramado’, tem que meter a mão na massa e deixar tudo pronto no estádio para receber as 8 seleções. “A nossa expectativa são as melhores, sabemos que as equipes são as melhores do mundo. O Brasil está ranqueado em décimo sétimo lugar do beisebol internacional, como serão classificados quatro equipes, espero que o Brasil se classifique”, aposta o presidente da CBBS, Otsuka.

O diretor do Estádio Municipal Mie Nishi de Beisebol, Olívio Sawasato lamenta a parte da Secretaria de Esportes que não foi cumprida, mas elogia a parte dos ‘beisebolistas’ que está quase finalizada. Sendo a primeira vez que o Brasil sedia esse evento de tão grande magnitude é complicado.


O carente Estádio Municipal Mie Nishi de Beisebol localizado no bairro do Bom Retiro, na zona Central da capital paulista sediará pela primeira vez o torneio seletivo para os jogos Pré Pan-Americano de Beisebol. (Foto: Luci Judice Yizima)

De 29 de Janeiro a 03 de fevereiro nas cidades de São Paulo e Ibiúna sediarão o torneio Pré Pan-Americano de Beisebol, que valerá aos participantes quatro vagas nos jogos de Lima, no Peru. A iniciativa da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol visa preparação para disputa de seletiva para os jogos olímpicos de Tokyo 2020, além de promover e divulgar a modalidade que exporta muitos talentos brasileiros para EUA, México, Venezuela, República Dominicana, Europa e Japão. Participarão do torneio oito seleções, dentre elas as principais forças do beisebol latino-americano como Colômbia, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Venezuela além de Brasil e Canadá. Os jogos acontecerão simultaneamente em Ibiúna e São Paulo.


Equipe de voluntários estão se revezando para garantir Pré Pan-Americano de Beisebol no Mie Nishi (Foto: Luci Judice Yizima)

O TORNEIO – as seleções serão divididas em dois grupos, A e B, com 4 equipes em cada grupo, os dois melhores de cada grupo se qualificam para semifinais e seus vencedores à final. Classificam-se para o Pan-americano de Lima 2019 as quatro seleções semifinalistas. O grupo A terá seus jogos sediados em São Paulo enquanto o grupo B disputa primeira fase no CT Yakult em Ibiúna. Toda fase final será realizada no Estádio Mie Nishi, localizado na capital, no bairro do Bom Retiro, próximo a Marginal do Tietê. Os classificados enfrentarão no Pan os já classificados para Lima 2019 – Peru, Argentina, Porto Rico e Cuba.

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Excelente trabalho.Eu só queria compartilhar com meus colegas veteranos que colaboram de sol a sol na manutenção do campo: MÁRIO YAMAGUCHI. OGASSAWARA. MURAI. ÁGATA.
    MIURA. PAULO MIZUSHIMA
    é Sr.TOMITA.

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

%d blogueiros gostam disto: