Acontece Cinema | Teatro Cultura Entretenimento

Cia. BuZum!, única no país a levar o teatro dentro de ônibus, realizará 128 apresentações em oito estados neste ano

Buzum, Espetáculo Filhotes do Brasil. (Foto: Divulgação)

É dando vida a bonecos que carregam a cultura popular brasileira com ricas histórias e possibilidades que a Cia. BuZum! coloca os seus ônibus/teatro na estrada. É mais um ano repleto de diversão e ludicidade para muitas crianças de diferentes regiões do país. Em 2023, estão previstas 128 apresentações em 50 municípios, de oito estados do país (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro). E tem mais, o BuZum! também passa a contar com uma programação semanal na cidade de São Paulo, onde o público poderá assistir a espetáculos e participar de oficinas de confecção de bonecos.

BuZum, Espetáculo O Grande Perigo. (Foto: Divulgação)

Para Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, iniciar mais um ano com centenas de apresentações programadas, em diferentes regiões do país, é uma satisfação e uma alegria muito grande, já que o propósito da cia. é percorrer o Brasil levando a magia do teatro de bonecos para crianças que, muitas vezes, nunca estiveram em uma sala de teatro. “O BuZum! nasceu para promover a experiência do teatro para crianças, contribuindo ao mesmo tempo com a construção do conhecimento e do aprendizado de forma lúdica”, detalha a diretora.

Espetáculo Caipira. (Foto: Divulgação)

O BuZum! volta à estrada não só com os espetáculos que já são aclamados pelo público, mas também com peças totalmente novas. Em 2023 serão duas estreias, em datas ainda a ser definidas. Nestes novos espetáculos as temáticas serão sobre reciclagem, com estreia em abril, e diversidade, previsto para o segundo semestre. Dos espetáculos conhecidos do público e que estarão novamente em cartaz destacam-se o “Floresta Viva”, “Grande Perigo” e “Perigo Invisível”, que falam sobre a importância da preservação das florestas, dos mares e oceanos e da higiene pessoal, respectivamente.

 

BuZum! em São Paulo

Desde janeiro o BuZum! se apresenta para o público paulistano do Galpão dos Bonecos, um espaço localizado na Vila Romana, zona Oeste da capital, dedicado a preservar um acervo de mais de 800 bonecos que foram confeccionados e manipulados em seus espetáculos e nos da Pia Fraus.

 

De março a junho a cia. estará neste novo espaço, com uma agenda fixa de apresentações e oficinas de construção de bonecos, sempre aos domingos, partir das 11h. A cada mês um espetáculo com uma temática específica. Em março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a peça em cartaz será “O Grande Perigo”, que aborda a importância da preservação dos mares e oceanos. Em abril, em referência ao Dia do Indígena, será a vez de “Curumim Mani”. Em maio, devido ao Dia das Mães, “Filhotes do Brasil” e em junho “Caipira”, mês da festa junina. Para acompanhar a programação acesse o perfil no Instagram: @galpaodosbonecos.

 

O BuZum! em números

Em 2022, o BuZum! percorreu 133 municípios e realizou quase 1.500 sessões, impactando um público de 101.243 pessoas. No total, desde a sua criação há pouco mais de 12 anos, a cia. percorreu cerca de 440 mil quilômetros, realizou mais de 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores, em mais de três mil escolas públicas em 300 cidades, de 11 estados brasileiros, mais Porto Suares, na Bolívia.

 

O formato

São sete sessões por dia, com 20 minutos cada, tempo exato para não interromper a dinâmica da escola. A criança sai da sala, entra no BuZum!, assiste ao espetáculo e volta pra sala, tudo isso em menos de 45 minutos, duração média de uma aula. A cada dia um novo lugar, novas escolas, novos públicos. Além disso, são entregues aos alunos gibis sobre o tema da peça, e aos professores livros para trabalharem o assunto com os alunos.

 

Leis de incentivo à cultura

O BuZum!, explica Mariane, só consegue estar em tantos lugares devido ao apoio de leis de incentivo à cultura, como a Rouanet, do governo federal, o Programa de Ação Cultural (ProAC), do governo de São Paulo, a Lei de Fomento ao Teatro na cidade de São Paulo, o Procultura da Funarte, além do Prêmio Zé Renato de incentivo ao Tetro na cidade de São Paulo.

 

Sobre o BuZum!

Em setembro de 2023, a cia de teatro BuZum! completará 13 anos de experiências, com motivos de sobra para comemorar: são cerca de 440 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ