Colunas Krônicas

7 de Setembro… eu vou!!

No dia 10 de maio, deste ano, por completar exatamente 25 anos desde que escrevi o primeiro artigo (Nipônica, na época) no maior jornal da comunidade nipo-brasileira (São Paulo Shimbun), para comemorar o feito decidi compartilhar, semanalmente, via Portal Oriente-se (www.portaloriente-se.com), ao menos, vinte e cinco dos artigos que compuseram minha primeira antologia daquele ano (1996). Até denominei essa série como Minhas Bodas de Prata com a Krônica (nome atual).
Mas em virtude da data cívica importante que chegou, e ao momento de tensão que passa o país por atitudes antipatrióticas de “certas pessoas” que ocupam cargos de relevância nos principais poderes do Nação, estou me obrigando a interrompe-la, ao menos, à desta semana.
Sei que não preciso justificar ao leitor que me acompanha, mas imagino que alguns até estranharam meu silêncio relativo desde o início desta série. Explico. Em alguns momentos, mesmo com o grito querendo sair pela garganta, ainda consegui me conter porque, afinal, eram minhas bodas de prata. Né, não?!
Mas lógico que poderia interrompe-la, sim, desde que por algo muito forte, como o que motivou minha intensa campanha para ver Lula na prisão em 2018. Foram mais de 3 anos!
Até lembrei de minha mãe que, quando viva, se queixava por nenhum de seus sete filhos terem aptidões ao canto, mas que ficaria horrorizada se me tivesse visto “atuando” nessa área, por culpa desse meliante. Aptidão, continuo não tendo, mas ousei subir aos palcos por causa dele.
Quando finalmente foi preso, não tinha como não me relaxar. Né, não?! Mas quando foi solto, em vez de me revoltar novamente, foi como se uma ducha de água fria caíra sobre mim, por ver que este país não tem mesmo jeito.
Não tem jeito?! Opa?! Como não?!
Acordei! O gigante acordou! Ao menos, é o que estou voltando a sentir!
Antes, quero relembrar aos leitores, porque já comentei aqui, que um jornalista não pode assumir ideologia… em público, mas não um colunista… rs.
A razão desta, portanto, e do título, é para consolidar que meu partido é o… Brasil, conforme tenho afirmado nas redes sociais, ser CONTRA #STFvergonhamundial, #ForoDeSãoPaulo e #TornarmosVenezuela!
Por isso… #Vou!

(Semana que vem retomo a série e, veja só que coincidência, com um tema associado
ao desta, na origem. Veja o título: Símbolo de Bairro. Aguardem!
)

Silvio Sano

- Formado em arquitetura pela Univ. Mackenzie (1974); conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista 1975, lua-de-mel 1980, Univ.Nagoya 1985/887 e decasségui 1989/1992); escritor (sete livros, sendo Kontos, Krônicas & Kanções, o último); colunista e chargista desde 1996; jornalista (2012);
- Compõe versões em português de músicas estrangeiras, em especial da japonesa;
- um dos administradores dos sites UPK, Nikkeyweb e, agora, Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual = Konflitos Nikkeis, mesmo mais de um século depois);
- Tem páginas no Facebook, Twitter e Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Assessoria Contábil

KARATÊ