Acontece Cultura Entretenimento

8º Festival do Japão RS celebra Esportes e Lazer japoneses

Apresentação de Sumô (Foto: Luci Judice Yizima)

Aos amantes da cultura japonesa não percam nos dias 17 e 18 de agosto, das 10h às 18h, na Academia da Polícia Militar em Porto Alegre o 8º Festival do Japão Rio Grande do Sul, com a temática alusiva aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos que serão sediados, em 2020, no Japão. O maior evento da cultura japonesa do Rio Grande do Sul celebra em sua 8º edição os esportes e atividades de lazer típico japonês. A Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul proporcionará em dois dias de eventos uma experiência única, com shows de músicas tradicionais, danças folclóricas japonesas, apresentações de taikôs (tambores japoneses) e outros instrumentos (shakuhachi – flauta, shamisen – instrumentos de de flores), workshop de origami (dobradura de papel, Shodô (caligrafia), ikebana, entre outros.

 

Cosplay (foto: Luci Judice Yizima)

 Durante o Festival serão feitas demonstrações de artes Marciais do Instituto Sul Brasileiro de Aikidô com o Mestre Leonel Rade, Naginata Kendo e Iadô, com o mestre Leandro Furushô, Sumô,  com o mestre Yuso Sato, Kenjutsu  – Instituto Cultural Niten, Karatê  Shotokan com o  Mestre Tiago Frosi, Shorinji Kenpo  com o Mestre Izidoro.  Outras modalidades, como o Kyudô (Arco e Flecha), Tênis de Mesa e Baseball também estarão presentes.  Além das práticas esportivas, o evento apresentará também as atividades de lazer presentes na cultura japonesa. Durante o festival serão apresentados os ensinamentos de valores japoneses como; disciplina, técnica e respeito através dos esportes. 

Hello Kitty (foto: Luci Judice Yizima)

Uma novidade no evento será a exibição da personagem da Hello Kitty, que comemora 45 anos neste ano e realiza um calendário especial de aniversário. No Rio Grande do Sul, a personagem comemorará seu aniversário durante o 8º Festival do Japão RS com muita fofura e diversão. A própria Hello Kitty estará presente, durante os dois dias de eventos para receber os parabéns do público e tirar foto vestida de quimono da Flor de Fogo Kimonos. O festival também terá o espaço Hello Kitty com a linha de produtos da personagem, além de ativações de fofura e nostalgia para todas as idades. A personagem,  ícone de fofura e glamour o Japão, a Hello Kitty faz muito sucesso aqui no Brasil.  A personagem foi criada em 1974 pela designer da empresa japonesa Sanrio, Yuko Shimizu, e recebeu o nome inglês porque a cultura britânica era muito popular entre as garotas japonesas no ano da sua criação.

  

Atração Internacional fica por conta da Fundação Japão que traz para o Brasil, o performer de balões Aki, show de balões de fantasia que é considerado o número 1 no Japão.Vencedor por dois anos consecutivos do torneio nacional de balões artísticos, o artista é capaz de reunir velocidade e técnicas no manuseio de balões, atraindo a atenção do público do mundo inteiro. Mais informações: http://performer-aki.com.

 

O público se encantará com as apresentações artísticas vindas  diretamente do Japão para apresentações no palco principal, como a participação do Casal Tanaka – com mais de 80 anos, o tenor Kohdou Tanaka canta ópera acompanhado de sua mulher ao piano.  Ainda na programação, terão apresentações do Quarteto Tao de Cordas com músicas tradicionais japonesas e o taiko do Grupo Requios, tradicional grupo de tambores de Okinawa.

Pela primeira vez o Festival, contará com o Grupo MIN – a nova geração da música folclórica japonesa no Brasil, e também com artistas que prestigiam sempre o festival com canções tradicionais japonesas como os cantores: Mariko Nakahira e Zenkyu Ogawa.

 

A cantora Mariko Nakahira faz turnê pelo Brasil (Foto: Luci Judice Yizima)

 

 

O evento conta com uma praça de alimentação diversificada, com pratos típicos da culinária japonesa, como por exemplo: yakisoba, lamen, yakitori, takoyaki, gyoza e muito mais. Este ano em especial, teremos um Cook Show com a presença da Yuko Tappabutt (participante do Masterchef  2017), Luiz Alarcón (Consultor Técnico da Vigor) e o sommelier Pedro Almeida. Os profissionais prepararão diversos pratos da culinária japonesa para o público degustar e aprender mais sobre os pratos tradicionais.

 

Comida Tipica Japonesa (foto: Luci Judice Yizima)

 

  

A expectativa de público para os dois dias de eventos serão de 60 mil visitantes, de acordo com a organização. Realizado no espaço da Academia da Polícia Militar, cedido pela Brigada Militar, com exposição da cultura japonesa nas dependências das salas de instrução, mini-auditório, ginásio e praça de alimentação com estacionamento no local. O Festival do Japão RS é realizado pela Associação do Festival do Japão RS, além de uma parceira com Voluntários, o evento Anime Buzz e conta com a participação de 80 voluntários que trabalham nos dois dias. 

O evento é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e Lei de Incentivo Cultural. Conta com a participação do Anime Buzz e com o patrocínio das empresas JTI, Banrisul Cartões S.A, Neurobber, Nissan Iesa, Honda Kaizen, FAI e Japesca. Como apoio institucional, o governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, Embaixada do Japão, Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, Cidade de Kanazawa, Província de Shiga, JICA, Fundação Japão, Prefeitura de Ivoti, Parceiros Voluntários, Banco de Alimentos, Anjos do Asfalto, DMLU, UFRGS – Departamento de Difusão Cultural.

 

Imigrantes japoneses no Rio Grande do Sul

Em dados recentes, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, somando mais de 1,9 milhão de japoneses e descendentes até da quinta geração. Apesar dos grandes desafios enfrentados, os imigrantes japoneses superaram e prosperaram contribuindo para o desenvolvimento econômico-social em diversos estados brasileiros; destaque o sudeste brasileiro São Paulo e Paraná onde há maior concentração de japoneses. No estado do Rio Grande do Sul a comunidade japonesa é modesta com estimativa de 5 mil habitantes nas principais regiões como Porto Alegre, Gravataí, Ivoti, Itati, Santa Maria e Pelotas.

 

O Anime Buzz é o maior evento de anime do Sul do Brasil e, a sua 16º edição é  realizado simultaneamente com o Festival do Japão RS. O evento conta com concursos de cosplay (fantasia), espaço gamer com videogame, shows de dança, apresentações musicais, fãs clubes de Harry Potter, Disney, entre outros convidados especiais. O espaço dedicado aos fãs da cultura pop japonesa ainda conta com mais de 30 lojas com artigos geeks, brincadeiras temáticas e muita diversão.

www.animebuzz.com.br

www.facebook.com/eventoanimebuzz

 

 

Serviço

8º Festival do Japão RS

Data: 17 e 18 de agosto

Local: Academia de Polícia Militar/ Avenida Aparício Borges, 2001

Sábado: 10h às 18h I Domingo: 09h às 17h

Ingresso: https://uhuu.com/evento/rs/porto-alegre/8o-festival-do-japao-do-rio-grande-do-sul-7871

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ