Aconteceu! Você viu?

Cidade de Caldas Novas recebe o XV Festival da Cultura de Okinawa

Dança típica de Okinawa. (Foto: Luci Judice Yizima)

Nos dias 15, 16 e 17 de março, as comunidades okinawanas de Vila Carrão, Liberdade, Vila Nova Cachoeirinha, Casa Verde, Tucuruvi, Santa Maria, Vila Matilde, também das cidades de Araraquara, Brasília, Goiânia participaram do tradicional Festival da Cultura Okinawa em Caldas Novas, no estado de Goiás. O evento promoveu socialização entre as comunidades, com ginástica, caminhada, passeio de tremzinho, city tour, apresentação de sanshin, dança e karaokê. Além de aquecer o comércio local e fomentar a cultura de Okinawa entre os hóspedes do Taiyo Thermas Hotel, os uchinanchus trouxeram também a simpatia e a alegria de ser.

 

Cerimônia de abertura do XV Festival da Cultura de Okinawa. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Gerente do Taiyo Thermas Hotel, João Saito homenageou os idosos acima de oitenta anos, Sadako Uehara (86), Gisei Oshiro (94) e Shizue Oshiro (90). (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Aniversariantes do mês de março ganham bolo. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

A décima quinta edição trouxe mais de 280 pessoas ao município de Caldas Novas para apreciarem as apresentações de danças de Okinawa, concerto com música com o tradicional sanshin comandado pela sensei Yukie Nakandakare, Marcos Oshiro e Raphael Kamia. Também teve uma performance diferente e divertida dos okinawanos Luis Nakamasu, Eizo Kanashiro, Celso Kawakame  e mais dois voluntários que deixaram a timidez de lado, se vestiram de mulher, fizeram o maior sucesso dançando e cantando interagindo com a plateia os grandes sucessos de Okinawa. Os responsáveis pela grande festa foram Luis Nakanamassu, Akeo Yogui e sua esposa Maria Yogui, Jiniti Takara, Família Nakandakare.

 

Marcos Oshiro e Raphael Kamia, Akeo Yogui e Maria Iroko U. Yogui. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Luiz Nakamasu amina a plateia (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Público participa da dança típica de Okinawa. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Na ocasião o gerente do Taiyo Thermas Hotel, João Saito homenageou os idosos acima de oitenta anos, Sadako Uehara (86), Gisei Oshiro (94) e Shizue Oshiro (90). Cantou também parabéns para os aniversariantes do mês de março, com direito a bolo e velinhas. O hotel fez homenageou Jiniti Takara, Luis Nakamasu, sensei Kazue Shiroma, Maria Iroko U. Yogui, Marcos Oshiro e Raphael Kamia e Akeo Yogui e Yoshie Toma por suas contribuições socioculturais a comunidade okinawana.

 

Apresentação da Dança e trajes típicos colore o palco. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Taiyo Thermas Hotel homenageou Jiniti Takara, Luis Nakamasu, sensei Kazue Shiroma, Maria Iroko U. Yogui, Marcos Oshiro e Raphael Kamia e Akeo Yogui e Yoshie Toma por suas contribuições socioculturais a comunidade okinawana. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

A música okinawana contagia o público . (foto: Luci Judice Yizima)

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

%d blogueiros gostam disto: