Foto: Luci Judice Yizima
CAPA Cultura Exposição

Desfile de Kimonos lota o Espaço Multiuso do Bunkyo

O público lotou o Espaço Multiuso do Bunkyo, na noite do dia 24 de maio, para apreciar o colorido do desfile que reuniu 17 diferentes tipos de kimonos, desde o social, esporte fino e casual com o objetivo de mostrar ao visitante uma breve exposição desse incrível universo. O desfile apresentou também os acessórios para as mulheres como obi (faixa na cintura), obijime (laço que acompanha e amarrado por cima do obi), Obiage (uma faixa adicional que fica por baixo do obi), obidome (um enfeite que arremata o obijime), han-eri (Kimono que vem por baixo do kimono para sobressair a gola, fica saliente do kimono colorido),Tabi (calçado de palha), getá (tamanco de madeira), pokkuri (calçado colorido com altura por igual), kanzashi (enfeite para o cabelo). Para os homens o haori himo (enfeite que arremata o haori). O Kimono é uma peça de vestuário tradicional japonês usada por homens, mulheres e crianças. A palavra “Kimono”, que literalmente significa “uma coisa de usar” (ki “usa” e “Mono ” coisa “). Uma curiosidade é a norma do plural da palavra kimono em inglês é kimonos, mas os japoneses não fala plural de kimono.

 

Foto: Luci Judice Yizima

 

Participaram do desfile as escolas de dança japonesa: Hanayaguiryu Kinryukai, Fujima Cia. de Dança Kabuki, Kyofujima Ryu, Acal – Ryokuen Ikeshiba, Japanese Dance Company Yuubi e Tamagusuku Ryu Senjukai Saito Satoru Ryubu Dojo. Conta ainda com a colaboração do Centro de Chado Urasenke do Brasil e do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

Durante o desfile o cantor Takeshi Nishimura cantou e desfilou com kimono. Também teve apresentação de taiko e koto. Todos aguardavam o jantar preparado pelo chef Shin Koike e sua equipe.

 

Fotos: Luci Judice Yizima

 

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

%d blogueiros gostam disto: