Toalete padrão japonês. Foto: Luci Judice Yizima
Cultura Exposição Notícias Novidades

Japan House além de muita arte apresenta um Toalete com alta tecnologia

Dizem que o cartão de visita de uma casa, é o banheiro. Partindo dessa premissa Japan House São Paulo revela um toalete padrão japonês, requintado, diferente, porta de correr (sistema deslizante), paredes em tom branco e gelo, com design do vaso que dá a sensação de levemente inclinado, existe um controle remoto fixado na lateral da parede, onde o visitante pode aquecer o assento, acionar jato d’água individual para higienizar as partes íntimas, com descarga dual, ecologicamente correta, com luz no interior do vaso com a função de auto limpeza, com alta tecnologia em uma das avenidas mais movimentadas e famosa da cidade, a Avenida Paulista ganha a contemporaneidade da terra do “Sol Nascente”. Na altura do número 52 da Paulista nasce um espaço rico genuinamente da cultura, com tecnologia de ponta, e dos modos de viver do Japão contemporâneo, sem perder o charme de suas tradições. O visitante é convidado a descobrir nos três andares harmonizados com arte, tecnologia e negócio, a perfeita tradução do Japão do século 21.

 

Toalete padrão japonês. Foto: Luci Judice Yizima

 

A casa tem o projeto do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos, e irá abrigar durante 2017 oito exposições que ocuparão o espaço de 2.500m². Selecionadas pelo curador Marcelo Dantas (Diretor de programação da Japan House São Paulo), a primeira delas leva o nome de Bambu – Histórias de um Japão, que revelará até 9 de julho uma coleção de obras que formam uma cronologia visual de mais de 150 anos de arte em bambu.

Resultado da criação do curador e diretor de programação da Japan House São Paulo, Marcello Dantas, a exposição teve a importante co-curadoria de Joel Earle (ex-diretor da Japan Society e Especialista em Arte Japonesa da casa de leilões Bonhams), Hiroyuki Hashiguchi (historiador e antropólogo japonês) e Thaís Gurgel (pesquisadora brasileira). Além destes, a NEAJ Collection cedeu obras históricas para que sejam apresentadas na exposição algumas dessas facetas nas quais o bambu, elemento condutor deste mergulho poético, é a fibra que dá corpo e transforma aspectos especiais da cultura japonesa.

 

 

Para revelar a leveza, a flexibilidade e a força características da planta, poderão ser apreciadas esculturas de Chikuunsai IV Tanabe, Hajime Nakatomi, Shigeo Kawashima e Akio Hizume, principais nomes da arte do bambu no Japão hoje. Os quatro artistas apresentam obras no contexto da arte contemporânea, em vertentes e escalas diversas, mostrando as muitas possibilidades de trabalho com o material. Outro destaque refere-se à importância do bambu como coadjuvante no cotidiano da produção rural do país, representada aqui pela seleção de peças de Kazuo Hiroshima, artesão rural que orientou sua vida por um forte sentido de dever social ligado a seu trabalho artesanal.

 

Produtos como livros, sakes e utensílios domésticos japoneses. Foto: Luci Judice Yizima

 

A exposição retrata ainda histórias do Japão que reforçam a onipresença do bambu. Ele revela-se em rituais como a cerimônia do chá; no design de objetos para usos do cotidiano; na música por meio de instrumentos como a flauta feita de bambu madake; no cinema, com filmes como a animação em torno da princesa Kaguya do Conto do Cortador de Bambu, de Isao Takahata (2013), produzido pelo singular Estúdio Ghibli; nas artes marciais, como espada do Ken do – ou ‘caminho da espada’; e na gastronomia, na qual o consumo do broto de bambu (takenoko) é cultura milenar.

Para reforçar itens importantes da cultura e estética japonesa contemporânea, a Japan Madoh (com curadoria de produtos de design, moda, alimentos e bebidas vindos do Japão), a loja Furoshiki (com itens da arte tradicional japonesa, como os famosos lenços para embalar presentes), imi Café (com doces especiais, chás, matcha e café) e o restaurante Junji Sakamoto irão fomentar conhecimento, contatos e novos negócios entre Brasil e Japão.

 

 

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

%d blogueiros gostam disto: