Notícias

DIA DO NIKKEY: A palestra foi regada ao ‘Senso Coletivo da Educação’, o ‘Direito do Shinsetsu (gentileza)’, ao ‘Mottainai (desperdício) e Dô (caminho)’

Quebra do kagamiwari (Foto: Luci Judice Yizima)

Para celebrar o Dia Internacional do Nikkei, estabelecido durante a 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Havaí – 2018) em homenagem à data em que os primeiros imigrantes japoneses desembarcaram no Havaí (dia 20 de junho); foi realizado pela primeira vez o Painel: Os Legados de uma Cultura. Com o auditório lotado o evento aconteceu na noite do dia 25 de junho, no Grande Auditório, na sede do Bunkyo, no bairro da Liberdade em São Paulo. A palestra foi regada ao ‘Senso Coletivo da Educação nipônica’, o ‘Direito do Shinsetsu (o poder da gentileza)’, ao ‘Monttainai (desperdício) e Do (caminho)’, com palestrantes professor  Clovis de Barros Filho, a chefe Telma Shiraishi e o jornalista Márcio Gomes.

 

Renato Ishikawa diz que, “esse painel é só o começo de muitos painéis”. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

O Professor Doutor e Livre docente pela ECA-USP, Clóvis de Barros Filho é um dos palestrantes mais requisitados do Brasil. Em 2018, lançou o livro Shinsetsu: O poder da gentileza, onde ele interpreta a sabedoria e a cultura japonesa pensando na alma ocidental. Fez uma bela apresentação de ética em todos os aspectos da cultura japonesa, os princípios morais e principalmente a filosofia e a alma do povo nipônico. 

 

Professor Clóvis de Barros Filho recebe homenagem Roberto Nishio e vereador Nomura (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Para chef Telma Shiraishi, nomeado pelo Governo Japonês com o título de Embaixadora da Culinária Japonesa no Brasil. À frente do restaurante japonês ”Aizumê”, em São Paulo, a chefe foi à primeira brasileira e a única mulher a receber o título. A conceituada chef, com sua simplicidade, delicadeza e sutileza provocou encantamento ao público em apresentar os pilares dos valores herdados da cultura japonesa pelos pais e avós, juntamente com valores da cultura brasileira. Resumiu sua educação em pilares sem ‘Mottainai (Desperdício)’, com ‘Gambatê (Esforço, força)’ e achar o seu ‘Dô (Caminho)’ e o ‘Ikigai (Sentido da vida)’. Com responsabilidade social e sustentabilidade nos três “R’s”; ‘Reduzir’,‘Reciclar’ e ‘Reutilizar’.  

 

Chef Telma Shiraishi, nomeada pelo Governo Japonês com o título de Embaixadora da Culinária Japonesa no Brasil. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

 O jornalista e repórter da Rede Globo, Márcio Gomes foi correspondente internacional no Japão por cinco anos (de 2013 a 2018), onde narrou diversas crônicas sobre a cultura japonesa e reportagens de destaque sobre o país. Durante sua palestra apresentou duas reportagens o quanto o japonês tem orgulho de ser japonês no Japão e no Brasil. Mostrou o quanto o japonês preserva o senso da coletividade, o “Kô nai Seisô” aprende desde a pré-escola a limpar e zelar pelo ambiente da escolar. Também falou do trabalho voluntário dos cidadãos no cuidado com as cidades, dos bairros, das ruas. A limpeza discreta e rápida dos dedicados funcionários  nos shikansens (o trem bala).

 

Jornalista Márcio Gomes recebe sakê e cônsul Yasushi Noguchi (Foto: Luci Judice Yizima)

 

O Painel teve o apoio da JCI Brasil-Japão e da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento reuniu os três palestrantes de destaque para debater e refletir em torno das contribuições dos valores nikkeis para a sociedade brasileira. Em alguns lugares no Brasil estão bem preservados e enraizados a Cultura Nikkei com destaque, importância e prestígio de ser “Nikkei”. Muitos brasileiros já praticam os costumes, hábitos, rotinas, condutas Nikkeis. Muitos Nikkeis praticam positivamente os costumes, hábitos, rotinas, condutas brasileiros. Vamos japonesar?

 

Público lota Grande Auditório do Bunkyo (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Muitos Nikkeis praticam positivamente os costumes, hábitos, rotinas, condutas brasileiros. Vamos japonesar?
(Foto: Luci Judice Yizima)

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Haru Matsuri

Arena Radical

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Haru Matsuri

Arena Radical

%d blogueiros gostam disto: