Acontece CAPA Notícias Novidades

Edição especial de Revirtual Fórum de Integração das Entidades Nikkeis

Paulo Eduardo Tokobaro, Andrew Hideo Kajiyama e Alice Akemi Yamamura (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Para você que admira a cultura japonesa, não pode perder a oportunidade de assistir live e participar da REVITALIZAÇÃO nos dias 11 de outubro das as 15h às 17h30 e 25 de outubro, das 15h às 17h, mais conhecida atualmente como REVI é um fórum anual, que reúne jovens líderes de entidades nipo-brasileiras de todo o país. No evento os participantes não somente irão debater diversos assuntos relacionados às entidades, como também buscam ideias inovadoras e elaboram projetos de integração, troca de experiências e fortalecimento dos laços. 

A Comissão Organizadora formada por Paulo Eduardo Tokobaro, Alice Akemi Yamamura e Andrew Hideo Kajiyama são unânimes em afirmar que 2020 está sendo um ano atípico devido a pandemia. “Neste ano, como não conseguimos realizar o evento presencial, optamos por simplificar o evento para um formato online, em duas partes: a primeira que é uma das bases da REVI: o seinen case, onde os participantes resolvem problemas de um seinen fictício, usando experiências dos próprios seinens no qual fazem parte e trocando assim experiências entre si. E a segunda parte será um bate-papo virtual transmitido pelo YouTube com três líderes experientes que passaram por diferente seinens, onde eles vão falar um pouco das experiências deles e debater o significado de Seinenkai”, destaca Akemi.

Andrew Hideo explica que, “tínhamos três preocupações: termos muitas baixas na organização por causa do cenário que desenrolou, baixa adesão ao seinencase, que é um evento fechado, e baixa audiência no Bate Papo no dia 25 de outubro”. “Já estamos extremamente contentes, pois grande parte da comissão do evento presencial topou este desafio, conseguimos preencher todas nossas vagas para o Seinencase, com presença de várias entidades que jamais tinham participado de uma Revi. Estamos confiantes com nosso Bate Papo dia 25 de outubro”, conclui Hideo.

Para Paulo Tokobaro destaca a importância do evento para os jovenes nikkeis, mais do que isso é fazer um evento dessa grandiosidade online. “Está sendo muito desafiador para nós da comissão organizadora! Como não houve uma melhora no cenário da pandemia, tivemos que não só mudar nossos planos, como transformar tudo o que fazíamos para este novo formato e lidar com o cansaço de interações virtuais. Está sendo divertido e enriquecedor, tivemos várias ideias, muitas pessoas nos ajudaram com sugestões”, comemora Paulo.

Para finalizar, Paulo fala que diante do cenário da pandemia tivemos que adaptar ao novo normal, e se não fosse a tecnologia, não haveria evento. “Acreditamos que sem a tecnologia organizar o evento teria sido inviável ou teríamos que cancelá-lo, como a maioria das entidades fizeram. Desde março estamos fazendo todas as reuniões de organização online”, afirma. “Para estimular interação entre os participantes antes do Seinencase, criamos alguns desafios, os Challenges, onde os participantes precisam interagir entre si para completar os desafios. Mas interação esta, que só é possível graças as tecnologias que temos hoje”, arremata Paulo.


O evento recebe entre 80 a 100 participantes, com idades entre 15 a35 anos, de diversos “seinenkais” do país preocupados com a conscientização, necessidade e propósito de projetos que possibilitam a continuidade das entidades. Consolidada desde 1996 pela Comissão de Revitalização da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e desde 1997, é organizada pela Comissão de Jovens do BUNKYO.

 

 

NOVO FORMATO

Em 2020, devido ao cenário da pandemia, foi necessário nos adaptar aos novos formatos para manter e atingir o propósito do evento: integrar as lideranças das entidades e promover trocas de conhecimentos entre os jovens. Este ano, em formato totalmente online, o evento, cujo nome é uma junção de Revitalização –REVI –e virtual, será no mesmo mês que seria organizado o evento presencial (Fórum de Integração das Entidades Nikkeis). E acontecerá nos dias 11/10, das 15h às 17h30 e25/10, das 15h às 17h. 

11/10 – SEINEN CASE Um estudo de caso que visa simular situações relacionadas ao cotidiano de um Seinenkai, envolvendo estrutura de grupo, liderança, soluções de problemas, assim realizar uma rica troca de experiências e momentos de reflexão. O Seinen Case será realizado pela plataforma de comunicação Zoom, que oferece funcionalidades que adaptam a dinâmica presencial. O evento será limitado aos participantes inscritos no evento. 

25/10 – BATE PAPO REVIRTUAL Uma conversa ao vivo entre jovens líderes atuantes que estão contribuindo no desenvolvimento da comunidade. Será transmitido via YouTube do BUNKYO Digital: https://youtube.com/bunkyodigital

 

 

PRESS RELEASE Setembro 29, 2020 

Convidados: 

-Danilo Kakazu (Seinenkai Okinawa BR)

-Douglas Mitsuyuki (Liga Seinen e Seinenkai Nipo Bragança Paulista)

-Felipe Katayama (SeinenkaisdeKumamoto e SagaKenjinkais)

-Mediador: Rodolfo Wada (Bunkyo)Mais informações:E-mail: contato.jovens@bunkyo.org.brFacebook: https://www.facebook.com/REVIrtual2020Instagram: https://www.instagram.com/seinenrevi/

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ