CAPA Comportamento Empresas & Economia Notícias

O 7º Simpósio do Movimento Político Nikkei teve convidados como: Nagato Hara, Kim Kataguiri e Marcelo Hideshima

7º Simpósio do Movimento Político Nikkei

Com a aproximação das eleições, o 7º Simpósio do Movimento Político Nikkei realizado em agosto, presidido pelo sempre deputado Hatiro Shimomoto teve como convidados Nagato Hara – Presidente da Associação Shizuoka Kenjin do Brasil, o deputado Federal, Kim Kataguiri e Marcelo Hideshima – 3º Vice Presidente do Bunkyo e Diretor da Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibo-No-Ie . Em sua sétima edição, o simpósio trouxe como conteúdo “Como as entidades da comunidade, podem ajudar os candidatos nikkei nas eleições deste ano?” através de live, em virtude ao isolamento social à pandemia do Novo Corona Vírus não pode ser realizada a reunião presencial. 

“O Simpósio do MPN tem como princípio esclarecer, apresentar propostas dos políticos nikkeis para melhorar o país, fazendo o uso de bons costumes para formar cidadãos conscientes e justos”, explica Hatiro Shimomoto. (Foto: divulgação)

 Em entrevista Hatiro Shimomo enaltece a live do ponto de vista dos convidados do sétimo simpósio referente aos candidatos nas próximas eleições. “Neste 7º Simpósio Virtual do M.P.N, vamos destacar o apoio da sociedade, para elegermos bons vereadores e bons prefeitos, para que todos os Municípios tenham melhor qualidade de vida”, adverte Shimomoto. 

O deputado federal Kim Kataguiri destaca o Movimento Político Nikkei como fundamental para a valorização do nikkei. “É importante para a comunidade Nikkei e para a sociedade brasileira a mobilização do Movimento Político Nikkei”, diz. “O movimento vem fortalecer e criar laços para uma sociedade mais justa. Os japoneses são conhecidos pela união, pela honestidade, pela disciplina dos valores da rica cultura, um exemplo de trabalho duro, de respeito para com o próximo e os mais velhos”, destaca Kataguiri.

Na ocasião, o deputado Kataguiri mencionou a sua visita ao Japão em missão oficial onde teve a oportunidade de conversar com o Vice primeiro Ministro de Finanças, deputado japonês Taro Aso, onde apresentou projeto para abertura de negócios entre Brasil e Japão no mercado de carne vermelha, de ovos fertilizados, esse ano as conversas caminharam. 

“Para fazer uma boa campanha o candidato tem que entender qual é a sua competência legislativa, ou seja, quais são os ramos do direito que você pode atuar sendo um legislador municipal para trazer soluções profundas com base no seu eixo temático”, explica o deputado Kim Kataguiri. (foto: divulgação)

“O Brasil já está ganhando essa entrada no Japão. Também tenho apresentado projetos para facilitar o ambiente de negócios, facilitar a geração de empregos e renda por meio da desburocratização, diminuição da necessidade dos cartórios da digitalização de processos, trazer objetividade para a nossa legislação para ter mais segurança jurídica para os entendimentos não serem nem questionados, embargados e não dar tanta margem para interpretação para que seu negócio seja fechado na prefeitura, no governo de Estado e governo federal. Também propostas para cortar gastos, enxugar o estado brasileiro para que ele entregue mais para o cidadão e seja menos voltado para se só. Hoje o estado brasileiro é uma grande máquina de tirar dinheiro dos mais pobres por meio da tributação de consumo, e de entregar para os mais ricos por meio de concessão de privilégios, auxílio moradia, auxílio livro, auxílio palitó e dos altos salários do funcionalismo público em relação a iniciativa privada”, comenta o parlamentar.

De acordo com o deputado, em ano de eleição municipal o conselho a regra é clara, para os nikkeis candidatos é primeiramente buscar apoio na própria comunidade, nas associações fazer um trabalho de base. “A comunidade nikkei  é extremamente acolhedora, mesmo antes de ser deputado era voluntário no festival do Japão, fazer um trabalho de base e depois buscar sua bandeira que o represente no poder legislativo deve ter um foco, um eixo temático. Diferente do prefeito que precisa entender a cidade como um todo, e trazer soluções para todos os problemas”, reflete Kim.

“O parlamentar representa não só a cidade inteira, mas um segmento da sociedade, e é justamente nesse segmento que se deve focar, propor as ideias trazer especialistas para debater e mostrar o que é factível. Entender qual é a sua competência legislativa, ou seja, quais são os ramos do direito que você pode atuar sendo um legislador municipal para trazer soluções profundas com base no seu eixo temático, naquilo que você tem uma trajetória política já tem um histórico de atuação para transformar esse histórico em ação afetiva enquanto parlamentar e fazer uma boa campanha”, conclui o deputado Kim.

“Eu vejo que os jovens são sem dúvida nenhuma um grande pilar para o desenvolvimento e fortalecer a sociedade como um todo”, diz Marcelo Hideshima. (foto: divulgação)

Para Marcelo Hideshima alerta que, “são 112 anos de imigração japonesa no Brasil, atualmente estamos na quinta ou sexta geração onde os descendentes estão totalmente integrados na sociedade brasileira. A cultura japonesa é muito apreciada, muito admirada e praticada por muitos, inclusive os que não são descendentes, mais políticos nikkeis que pertencem a alguma entidade, associação ou causa tem esses valores enraizados na sua pessoa, tenho certeza que será um político que se diferencia, que poderá fazer muito mais pela política nacional, pela política brasileira para que mais  e mais pessoas possam exercer a cidadania na comunidade local. Esses movimentos multiplicados podem fazer uma grande diferença na sociedade brasileira. Esses mesmos jovens da JCI movimentaram maior número de pessoas para que possam mobilizar, engajar mais jovens em projetos solidários. Dessa forma eu vejo que os jovens são sem dúvida nenhuma um grande pilar para o desenvolvimento e fortalecer a sociedade como um todo”, finaliza Hideshima.

O advogado Nagato Hara explica que, “o sempre deputado Hatiro Shimomoto está atento aos movimentos sociais e políticos, esse Movimento Político Nikkei é necessário para a valorização do político nikkei, reforça a interação entre a comunidade e os políticos. É essencial e necessário para que os eleitores tenham um digno representante, merecedor do seu voto e de suas convicções políticas. Para o sucesso da comunidade é importante em uma sociedade democrática, ter representantes no governo, como também em órgãos setoriais. Ao longo dos 112 anos conquistados e reconhecidos pela sociedade brasileira a nossa contribuição na agricultura, pelo trabalho e honestidade. ‘A união é a base de fortalecimento da comunidade’.”

“É essencial e necessário que os eleitores tenham um digno representante, merecedor do seu voto e de suas convicções políticas”, destaca Nagato Hara. (Foto: divulgação)

E complementa, “as entidades devem apoiar e divulgar junto a seus associados a valorização dos políticos nikkeis e a importância de representação no governo e em outros órgãos governamentais, para atingir as nossas reinvindicações e a consolidação na sociedade. Os políticos por sua vez, devem interagir mais com as entidades da comunidade politicamente, ouvir as reinvindicações, informando os projetos governamentais, as suas atividades e projetos de leis. E para a próxima eleição o candidato deverá apresentar a plataforma incluindo os núcleos de apoio a juventude e a família, programa de inclusão, capacitação e cuidados com o meio ambiente. Neste ano a eleição é atípica devido a pandemia do Covid-19, muitas abstenções são previstas, por isso as entidades devem informar aos associados, a importância do voto, e incentivar a divulgação aos amigos e familiares.”

Hatiro Shimomoto destaca também importantes ações dos vereadores Aurélio Nomura e George Hato cada um em suas competências. “Tomamos conhecimento que o vereador da capital Aurélio Nomura, fez uma lei contra o Assédio Sexual, Violência e Abuso Contra as Mulheres; Orientando as mulheres e homens que de imediato liguem para o telefone 180, denunciando o agressor pela violência sofrida. E apresentou também outros projetos de interesse da sociedade, como também o dia Internacional Uchinanchu. Merece também destaque, o trabalho feito pelo Vereador George Hato na área da saúde. Por isso, merecem serem reeleitos”, atenta Shimomoto. 

A iniciativa do simpósio é do deputado Hatiro Shimomoto, tem como princípio de melhorar o país, fazendo o uso de bons costumes para formar cidadãos conscientes e justos.

 

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ