Notícias

Hirofumi Ikesaki o samurai da Liberdade

Hirofumi Ikesaki considerado o prefeito da Liberdade. Foto: Luci Júdice Yizima

Considerado o prefeito da Liberdade, o fundador da rede de lojas de cosméticos e produtos de beleza Ikesaki, o empresário japonês Hirofumi Ikesaki faleceu em 01 de maio, aos 94 anos de idade. O empresário era incansável, subia e descia a pé a rua Galvão Bueno entre a loja e o Hotel Nikkey Palace. Em época de festividade na Praça da Liberdade ele passava a madrugada enfeitando as ruas do bairro no frio ou na chuva. Sempre gostou de exibir o orgulho de ser japonês, fazia de tudo para manter o bairro da Liberdade em ordem. Seu último feito foi alterar o nome da estação de metrô Liberdade para Japão – Liberdade.

Ikesaki chegou ao Brasil aos cinco anos, em 1934. Nascido em Amakusa, no oeste do Japão, se instalou com a família em Bastos, no interior de São Paulo. A Ikesaki Cosméticos, fundada em 1964 no bairro da Liberdade, região central de São Paulo, é considerada a primeira loja de produtos de beleza do Brasil e hoje conta com nove endereços, sendo seis na capital paulista, além de unidades em Campinas, Osasco e Santo André. O empresário também era dono da marca de secadores Taiff. Ele foi o fundador da Ikesaki Cosméticos e também presidente de honra da Beauty Fair, feira de negócios e educação para o mercado da beleza, e presidia a Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL. Sempre atuante e fomentando a cultura japonesa, mobilizava os empresários do bairro juntamente com a Subprefeitura da Sé para melhorias no bairro. Nas manifestações culturais na Liberdade supervisionava pessoalmente o cronograma de cada festa como: Hana Matsuri, Tanabata Matsuri, Toyo Matsuri e Moti Tsuki.

Durante a missa na Igreja de São Francisco de Assis, na Vila Clementino estava lotada com familiares, amigos e empresários que vieram homenagear o visionário, determinado, incansável e guerreiro Hirofumi Ikesaki. Muitos depoimentos emocionados de agradecimentos, por sua importante atuação junto ao setor da beleza e nas manifestações culturais no bairro. O empresário foi lembrado e deixa um legado para todo o mercado de cosméticos e para a comunidade japonesa.

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ