CAPA Notícias

O Japão perde um grande líder, ex-premiê Shinzo Abe

Brasil perde um grande aliado, Ex-Premiê Shinzo Abe

O mundo fica perplexo com o assassinato do ex-primeiro ministro japonês Shinzo Abe durante um ato político na última sexta-feira (8) em Nara no Japão. Inacreditável tal ato barbárie, pois o povo japonês é considerado ser um povo pacífico e ter um sistema rigoroso a restringir o acesso de armas de fogo em todo o país.

“Uma grande perda para o Japão e para o mundo Ocidental”, diz Renato Ishikawa (Foto: Luci Júdice Yizima)

No Brasil não foi diferente, a comunidade japonesa e o governo brasileiro estão consternados com o ocorrido. O presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social Renato Ishikawa lamenta a perda. “É com grande tristeza que recebemos a notícia, um dia trágico, uma grande perda para o Japão e para a sociedade ocidental mundial”, diz.

“O ex-Primeiro Ministro Shinzo Abe era muito admirado por onde passava. Quando veio ao Brasil em 2014, visitou o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social falou sobre as conquistas dos japoneses como a credibilidade, um patrimônio e honra para o Japão. Também estimulou a comunidade Nipo-Brasileira, principalmente os jovens com três palavras ‘Liderar, Progredir e Inspirar’, o mundo perdeu um grande líder”, conclui o presidente Renato Ishikawa.

Nota do Ministério das Relações Exteriores

O Governo brasileiro recebeu, com tristeza e consternação, a notícia do falecimento do ex-Primeiro-Ministro do Japão Shinzo Abe, vítima de atentado na cidade de Nara. O Presidente da República Federativa do Brasil decretou luto oficial de três dias.

“O Brasil condena, nos mais fortes termos, o ataque covarde ao ex-Primeiro-Ministro e soma-se ao governo e ao povo do Japão no repúdio a todo tipo de violência política, que atenta contra nossos valores compartilhados de defesa da democracia e da paz.

O ex-Primeiro-Ministro Abe trabalhou de maneira incansável pelo aprofundamento da amizade Brasil-Japão. Durante seu governo, as relações bilaterais elevaram-se para o patamar de Parceria Estratégica e Global, revelando o reconhecimento da importância do relacionamento em todos os seus aspectos: político, econômico, humano. Abe sempre cultivou interlocução com o Brasil no mais alto nível, e sua presença na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 simbolizou o afeto entre os dois países.

O Governo brasileiro transmite suas sentidas condolências à família e aos amigos do ex-Primeiro-Ministro Abe, ao governo e ao povo do Japão”.

Shinzo Abe um político japonês que serviu quatro mandatos como primeiro-ministro de seu país. Membro do grupo nacionalista Nippon Kaigi, Abe foi considerado um político conservador, um

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ