Finalizando um criterioso e desafiador processo de avaliação de sua gestão e qualidade assistencial iniciado em 2022, o Hospital Nipo-Brasileiro acaba de conquistar a recertificação de acreditação internacional na categoria Diamond, conferido pelo QGA – Quality Global Aliance, empresa certificadora integrante da HSO – Health Standards Organization, a maior e mais inovadora aliança global para desenvolvimento e implementação de padrões de excelência em saúde.
Essa recertificação agora conferida ao Hospital Nipo-Brasileiro na categoria Diamond, além de reafirmar todo o seu rigor e exigência operacional, agrega novos conceitos e diferenciais em termos de gestão e de qualidade assistencial consagrados no cenário internacional.
Dr. Sérgio Okamoto, Superintendente Geral do Hospital Nipo-Brasileiro comemora essa conquista da Acreditação Qmentum Internacional como um novo posicionamento que reforça ainda mais seu já conceituado perfil operacional e institucional como um dos principais hospitais regionais do País, ao colocá-lo também nos mesmos patamares das melhores instituições acreditadas no plano mundial: “ Adicionalmente, essa acreditação cria oportunidades únicas de troca de informações, gerando um processo contínuo de comparação de serviços de assistência à saúde hoje praticados em todo o setor, sem falar no impacto relevante nos processos, protocolos, comunicação efetiva e clara com pacientes e familiares, benefícios imprescindíveis para aumentar o desempenho organizacional e também ações de educação e treinamento para a melhoria do aprendizado na instituição” – destaca ele.
O Superintendente Geral do Hospital Nipo-Brasileiro atribui essa conquista, em grande parte, à dedicação e comprometimento das equipes interdisciplinares, envolvendo desde os novos colaboradores até a alta administração, no esforço de cumprimento das diretrizes de qualidade e segurança dos pacientes: “A recertificação conferida agora pelo IQG reforça a decisiva atuação integrada do corpo clínico, assistencial e colaboradores em todos os processos institucionais e as práticas assistenciais voltadas para a segurança de nossos pacientes e, por decorrência, para a reconhecida qualidade de nossos serviços” enfatiza.
QUALIDADE E SEGURANÇA
Aplicada em mais de 35 países, a Acreditação Qmentum Internacional é um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura às organizações atenderem aos
requisitos internacionais de governança e de boas práticas assistenciais. A metodologia orienta e monitora padrões de alto desempenho em qualidade e segurança, promovendo a gestão e a melhoria contínua dos processos, desde a identificação e relacionamento com pacientes e seus familiares, administração de medicamentos, higienização, protocolos, gestão administrativa e operacional, dentre outros procedimentos.
Inspirado pela ONU na década de 1990, o atual processo de qualidade global consolidou-se nas décadas seguintes como um definitivo manual das chamadas boas práticas de responsabilidade corporativa, tendo como base os valores éticos universalmente consagrados e capazes de orientar as relações empresariais com os seus múltiplos públicos de interesse.
A partir disso, novos e rigorosos padrões impostos por consumidores cada vez mais conscientes e seletivos, transformaram-se em diferenciais indispensáveis e decisivo nos processos de competitividade entre os diversos setores produtivos de uma economia cada vez mais globalizada e, em especial, no setor da saúde.
IMPORTÂNCIA E AUDITORIA
A recertificação conquistada agora pelo Hospital Nipo-Brasileiro ganha uma relevância ainda maior quando se constata que apenas 4,61% dos hospitais brasileiros possuem algum tipo de selo de qualidade, segundo estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que revelam a profunda defasagem existente hoje em relação à qualidade assistencial em todo o setor hospitalar do País, em comparação, por exemplo, com os 90% de acreditação dos hospitais norte-americanos, exigidos tanto pelo governo quanto pelas próprias operadoras de saúde.
A preocupação cada vez maior do Hospital Nipo-Brasileiro com os novos padrões de qualidade e eficiência tem como objetivo principal garantir um nível de excelência nos cuidados com os pacientes, além de permitir um ambiente livre de riscos e ações preventivas para que não ocorra nenhum fato capaz de provocar falhas em um procedimento ou processo relacionado à saúde.
Dessa forma, além de garantir uma maior segurança aos seus pacientes, os processos de recertificação já concluídos permitem, adicionalmente, que o Hospital Nipo-Brasileiro aperfeiçoe seus objetivos e serviços oferecidos, cuja eficácia e eficiência são regularmente aferidos através de visitas semestrais ou anuais de auditoria da QGA.
CONFORMIDADE
Segundo protocolos da QGA , a reconquista da Acreditação Qmentum Internacional comprova que o Hospital Nipo-Brasileiro preza pelas práticas de gestão e assistência mais transparentes e seguras, dentro dos mesmos padrões de excelência globais. Esse objetivo explica a razão dos processos de acreditação não serem muito rápidos e difíceis de serem conquistados, pois a instituição passa a ter uma série de requisitos a serem seguidos, em conformidade com os altos padrões internacionais.
Nesse sentido, Cibele Quaranta, Coordenadora de Qualidade do Hospital Nipo-Brasileiro, destaca que a conquista da acreditação internacional vem reforçar o compromisso da instituição em investir de forma contínua na adequação e melhoria de seus processos internos, como uma forma de garantir a maior segurança, qualidade assistencial e a redução dos riscos no ambiente hospitalar: “ Talvez um dos aspectos mais importantes seja a constatação de que a acreditação envolve a melhoria de fluxo e um processo de educação, entendimento, integração e relacionamento entre as equipes profissionais” – ressalta ela.
Cibele Quaranta acrescenta que o programa de Acreditação Qmentum Internacional avalia a qualidade e a segurança da instituição em relação aos processos de gestão e assistência, tendo como referência as melhores práticas mundiais. E nesse sentido, são aferidos os padrões estabelecidos pela metodologia, cujo modelo apresenta as seguintes prioridades: Governança, Liderança, Prevenção e Controle de Infecção, Gestão de Medicamentos, Reprocessamento e Esterilização, Preparo para Emergência e Desastre; e as chamadas ROPs – Required Organizational Practices ou Práticas Organizacionais Obrigatórias, definidas como um conjunto de práticas que proporciona ligação direta entre os conhecimentos da organização, a estratégia, a qualidade e a segurança do cuidado oferecido.
Finalizando, ela explica que as ROPs são práticas baseadas em evidências que abordam áreas de alta prioridade, essenciais para a qualidade e segurança. São 31 ROPs classificadas em seis categorias: Cultura de Segurança, Comunicação, Uso de Medicamentos, Ambiente de Trabalho, Prevenção de Infecção e Avaliação de Risco.
Deixe seu comentário