Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura Entretenimento Karaokê Musica

No Paulistão UPK, em Barueri, Kunihiro Tanahara é Bi, repetindo GP de Suzano

Contando com a participação de 511 cantores inscritos, das 15 regionais, de todo Estado de São Paulos que fazem parte da União Paulista de Karaokê (UPK), foi realizado, nos dia 25/26 de fevereiro de 2023, em um dos auditórios do Centro de Eventos de Barueri, o 28º Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo, carinhosamente chamado de Paulistão UPK, conquistando a satisfação geral de quem dele participou ou foi simplesmente como torcida ou simpatizante.

O Grand Prix deste ano foi para Kunihiro Tanahara que, para isso, teve de superar fortíssimos concorrentes, além de se tornar bicampeão, visto que o conquistou pela primeira vez no XVIII Paulistão realizado em Suzano, em 2012.

Com exceção de um único problema real, da falta de energia pouco antes do início, o que o atrasou por cerca de 45 minutos, tudo transcorreu na mais absoluta normalidade a ponto de quase recuperarem o atraso desse dia.
Por isso a presidente da UPK, Tiyomi Takase, mostrou-se satisfeitíssima pelo resultado. “Esse Paulistão, como sempre, contou com a união de todos, diretoria, representantes regionais e toda a comissão julgadora, para culminar num Paulistão memorável”, iniciou compartilhando méritos.Recebi muitos parabéns por evento tão bom. Sempre digo que isso acontece pela união de todos que, já há 4 meses, ou mais, estão trabalhando firmes nos preparativos ao evento. Ninguém faz nada sozinho”, garantiu. “Essa união e dedicação de muitos, é que produziu esse resultado tão brilhante. Por isso, quero agradecer especialmente à Neusa Sato e Mário Hideshima, bem como estendo minha gratidão a toda a comissão organizadora, aos representantes regionais e à comissão julgadora”, fez questão de enfatizar. “Espero que essa união continue, para que possamos continuar igualmente fortes aos próximos Paulistões”, concluiu satisfeita.
O vice-presidente da UPK, Pedro Mizutani, neste evento presidente da Comissão Organizadora, também concorda que… este Paulistão, além de obtido êxito total, conseguiu reavivar um Paulistão presencial de forma plena porque tivemos cantores em todas as categorias e o número de inscritos chegou muito próximo do máximo já obtido em anteriores”, justificou. “Tudo transcorreu dentro do cronograma, mas o mais importante foi a integração plena dentre nós, tanto entre as regionais quanto com a comissão organizadora e jurados”, completou satisfeito.   “A regional Nishi, organizadora deste e o pessoal de Barueri estão de parabéns! E que venham os próximos Paulistões para que cada vez mais possamos melhorar, assim como dessa vez que terminamos bem mais cedo do que o previsto”, finalizou.
Quem ficou duplamente satisfeito pela realização ter sido em Barueri foi Guenji Myzuguti, um dos coordenadores gerais do evento e vice-presidente da ACERB (Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Barueri). É que, para mim, foi uma grande honra participar, pela segunda vez, da comissão organizadora de um Paulistão UPK. A primeira foi em 2018, quando também ocorreu em nosso município, nesse mesmo Centro de Eventos, mas no outro auditório. Agora, com muita satisfação, voltamos a realizá-lo aqui e, novamente, graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Barueri, na pessoa do prefeito Rubens Furlan“, explicou. “A dedicação e a contribuição de todos os colaboradores foi fundamental para que o evento fosse um grande sucesso. Parabéns a todos os organizadores e participantes!“, finalizou saudando a todos.
Ines Massae Hidaka, presidente da ACERB também se somou a essa satisfação por essa realização, ainda mais em seu município. Parabéns a toda comissão organizadora, jurados, professores e cantores pela realização do Paulistão UPK em Barueri, que simboliza a união pela preservação da cultura japonesa através da música”, declarou. “Agradecemos a presença do prefeito Rubens Furlan, do vice-prefeito, Roberto Piteri e do presidente da Câmara Antonio Furlan Filho (TONINHO), demais autoridades presentes e a todos que compareceram para prestigiar este grande evento nesses dois dias”, por terem vindo ao evento pouco antes da Abertura Oficial.
Mário Hideshima, coordenador de Infraestrutura, também enfatizou o coletivo. “Considero que foi um trabalho em conjunto bem realizado e, portanto, com mérito a toda equipe UPK. Cada diretor, cada um em sua área específica, se dedicou de corpo e alma ao evento, de modo que a somatória disso tudo nos proporcionou alcançar o nosso objetivo de suplantar quaisquer dificuldades que pudessem vir a ocorrer, inclusive durante o período que antecedeu o evento. A regional realizadora, Nishi, colaborou em todos os sentidos”, enfatizou. “Não sei se confortamos a todos, mas dedicamos com o nosso melhor. Agradeço a todos, sem exceção, pela dedicação e empenho… e à presidente da UPK Tiyomi Takase e ao da Comissão Organizadora, Pedro Mizutani pela confiança depositada em mim ao me delegarem essa função”, concluiu.
Quem teve de cumprir uma missão inesperada nesse evento foi Katsuyuki Sano, que de vice-presidente da Comissão Julgadora e coordenador de Jurados, acabou tendo de substituir o presidente da Comissão, Tadao Ebihara, que se encontrava no Japão, e o fez com muita eficiência. Acredito que ocorreu tudo muito bem em todos os setores, bem como no meu, de jurados, sem nenhuma intercorrência entre os três grupos, com muita harmonia e os resultados também, acredito, dentro daquilo que se apresentou a nós“, afirmou, ciente de ter cumprido a missão. “No início eu estava um pouco apreensivo pela falta do presidente Ebihara, mas com o andamento e pela experiência em Paulistões e Brasileirões, na coordenação geral, acabei ficando tranquilo“, confessou. “Só tenho a parabenizar a todos os envolvidos nesse trabalho conjunto pelo sucesso alcançado, e agradeço à Comissão pela confiança ao deixar sob minha responsabilidade conduzir o processo de julgamento de um evento tão grandioso como o Paulistão“, concluiu.

O evento
Para julgarem da forma mais justa possível, a organização convidou jurados de gabarito e experiência, todos, associados da UPK, para compor a Comissão Julgadora que foi formada por três grupos de jurados às categorias de modo geral e um específico à Pop. Além disso, por se tratar de canto em japonês, como de praxe, também jurados de letras fizeram parte do mesmo. Confira quem compôs a Comissão Julgadora no anexo, logo abaixo.

Para apresentação dos cantores ao público, nesses dois dias, o grupo de apresentadores, coordenado por Tetsuo Yoshimoto foi formado por seis, incluso ele próprio, mais Mamoru Hayashi, Kazue Takahira, Edna Nishiya, Ayako Kamimura e Mika Yamasaki.


Assim, tão logo a eletricidade voltou ao normal, às 8h45, o evento teve início oficialmente a partir das saudações ao público presente de alguns dos responsáveis por essa realização, com a mesa composta por: Tiyomi Takase, presidente da UPK; Neusa Sato, vice-presidente da UPK; Ines Massae Hidaka, presidente da ACERB; e Katsuyuki Sano, presidente do Júri.

Para o bom andamento da programação, a Comissão Organizadora contou com o apoio das regionais para recebimento e encaminhamento dos Cds ou pen drives dos cantores, somadas com o exaustivo trabalho da equipe de Contagem, sob a responsabilidade da KaHo Informática (Eiko Hojo e Yoshie Kakeshita).


A Sonoplastia e disponibilização ao vivo pelo Youtube do evento ficou sob a cargo da Daipró Eventos que contou com o apoio da cenografia (telão) da equipe da CCA Leds. Para assisti-lo ainda é possível pelos links abaixo:
Sábado: https://www.youtube.com/watch?v=9C2qZjo85eQ
Domingo: https://www.youtube.com/watch?v=tE4qae44DyY&t=1602s

Feitas as saudações de Abertura do evento, teve início, de forma efetiva, a apresentação dos cantores, conforme cronograma abaixo, constante do livro-programa, a partir das categorias dos mais idosos, Veteranos E3, E2 e E1, seguidas das dos Infantis de A a E, para, logo após, darem início à cerimônia da Abertura Oficial.

A Abertura Oficial foi realizada no formato a partir dos convites às pessoas ilustres presentes, do meio musical pra que subissem ao palco para formação da mesa, com a presença de pessoas ilustres do meio musical, de associações nipo-brasileiras, do meio político, além de patrocinadores. dentre eles, em especial, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; o presidente do Bunkyô, Renato Ishikawa; e o prefeito de Barueri,  Rubens Furlan (pouco antes da Abertura). A seguir, o desfile dos representantes regionais e respectivas porta-bandeiras, canto dos hinos nacionais do Japão e do Brasil, além do da UPK e saudações de algumas das pessoas ilustres que compuseram a mesa.

Após a mesma, e antes da continuidade do concurso foi realizada a premiação das categorias ocorridas no período da manhã (Veteranos e Infantis).

À categoria Pop que encerrou as apresentações de sábado, o quarto grupo de jurados, Grupo Pop, ficou com a incumbência de julgar os cantores, conforme anexo, acima, cuja vitória coube à Naomi Tanaka, com direito ao Grand Prix

Assim, conforme cronograma de conhecimento do público, com essa alternância de apresentação dos cantores e premiações, o evento prosseguiu igualmente no segundo dia, domingo, até para a definição dos 10 melhores das categorias restantes para disputarem o Grand Prix e encerrarem a competição com chave de ouro.


Antes da grande final dos campeões das categorias foram anunciados alguns prêmios especiais com direito a valor em dinheiro, de R$ 1 mil aos melhores cantores das categorias Infantis (Livia Mayumi Shiramizu), Tibiko (Lara Namie Takara); e Veteranos E/D (Chinobu Tada); e de R$ 3 mil ao Grand Prix final Kunihiro Tanahara. E houve também o anúncio do Dantaisen, cujo prêmio à regional campeã foi um troféu de caráter provisório, com direito à conquista definitiva após 3 vitórias consecutivas ou 5 alternadas. O troféu foi conquistado pela Regional Leste, com 15.019,08.
Para finalizar o evento, logo após foi realizada a apresentação dos 16 cantores classificados ao Grand Prix desse 28º Paulistão 2023 e julgados por novo Corpo de Jurados (Katsuyuki Sano, Elsa Fuchimi, Érica Kawahashi, Yasue Kitsuwa, Hideo Hirose, Cláudio Tsutiya e Alexandre Hayafuji), vencido por Kunihiro Tanahara, da Regional Central, que o conquistou pela segunda vez, após 10 edições passadas.
Os cantores participantes dessa disputa foram, pela ordem: Reiko Motomura (Veterano E3), Sergio Tanigawa (Veterano C1), Naomi Tanaka (Pop), Melissa Uehara (Juvenil A), Mayumi Yassumura (Juvenil B), Tadashi Ando (Veterano E2), André Seiti Takeda (Adulto B), Emílio Goto (Veterano D1), Chinobu Tada (Veterano D2), Terumasa Saito (Veterano C2), Yuji Hiroishi (Veterano A2), Fernando Asato (Veterano B), Kunihiro Tanahara (Adulto B), Nanco Hino (Veterano E1), Leila Harumi (Adulto A) e Hiroyuki Mizuguti (Veterano A).

Abaixo, a Lista dos Campeões por categoria, mais os premiados especiais desse 28º Concurso de Karaokê do Estado de São Paulo.

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ