Acontece CAPA Notícias

Instalação artística e processo migratório pautam nova iniciativa do Museu da Imigração

Imigrantes e migrantes aguardando a chamada para o registro no Livro de Matrícula da Hospedaria do Brás (Década de 1930) Foto: divulgação

 

A ação “Avoar” receberá inscrições de ceramistas até 14 de junho. Primeira quinzena do mês também será de exposição virtual, oficina de culinária e mais. O Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBRas), a Sou Cerâmica e a artista Hideko Honma, lança a ação colaborativa “Avoar”, convidando ceramistas de todo o Brasil e da América Latina para participarem do projeto por meio da confecção de pássaros que tragam mensagens positivas ao próximo.

Relacionando o espetáculo da migração dos pássaros, considerada uma das maravilhas da natureza, com o processo migratório humano, fenômeno permanente e fundamental na história da humanidade até os dias de hoje, a iniciativa marca uma celebração à 15ª Primavera dos Museus, realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). 

Os artistas interessados deverão se inscrever até 14 de junho para essa proposta, que resultará no envio de peças produzidas no formato dessas aves e com a gravação de uma mensagem positiva ao próximo. A partir desses materiais, uma instalação será inaugurada no jardim do complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, no mês setembro.

Ao término do período de exposição, o público poderá levar as produções para casa em troca da doação de 1kg de alimento não perecível. A arrecadação será direcionada, em sua totalidade, para organizações de caridade. O edital completo, com objetivo, requisitos, inscrição, entre outros detalhes, está disponível no site do MI.

 

Imigrantes interrogados para matrícula.
Foto: divulgação

 

 

Programação híbrida na primeira quinzena de junho

 

Seguindo a flexibilização do Plano São Paulo, o Museu amplia o expediente a partir do dia 1º, passando a funcionar de terça a domingo, das 11h às 17h, com encerramento da bilheteria às 16h. Na mesma data, uma nova produção integra-se ao Projeto RAIZ, desenvolvido para promover um espaço de escuta no tronco de uma das figueiras centenárias do complexo. Com essa iniciativa, os visitantes poderão prestigiar um material do cantor e compositor Emicida, que se soma à reflexão do historiador e escritor, Leandro Karnal, disponibilizada no início de maio.

No dia 05 (sábado), a instituição lançou a exposição virtual “Os registros do migrar”, por meio do Google Arts & Culture, às 11h. A mostra abordou a variedade de documentos existentes, tanto na forma quanto na função, e como é possível conhecer vivências e histórias a partir de como foram produzidos e preservados. Atualmente, a plataforma já conta com quatro curadorias digitais, englobando desde os impactos da experiência do deslocamento na alimentação e a história de algumas peças até os caminhos percorridos e os 25 anos da Festa do Imigrante.

Em mais live da série “A situação das mobilidades humanas na pandemia”, o pesquisador do MI, Thiago Haruo, receberá convidados para um bate-papo no Instagram. No dia 10 (quinta-feira), a conversa será com os integrantes do projeto de pesquisa regional “(I) Mobilidade nas Américas e Covid-19”, Caio Fernandes e Iréri Ceja Cárdenas, às 17h. A pauta terá conexão com a ocupação iniciada, no final de maio, na abordagem “Mobilidade Humana e Coronavírus”, publicada no Blog do CPPR.

Finalizando as atividades da primeira quinzena do mês, a oficina de culinária “Temperos do Mundo”, agendada para o dia 12 (sábado), às 11h, ensinará uma receita típica mexicana. Na ocasião, a representante dessa comunidade na Festa do Imigrante, Antonieta Lopez, apresentará o passo a passo da sopa de tortilla, tanto presencialmente quanto em uma live no Instagram. Os interessados em acompanhar diretamente da instituição devem se inscrever antecipadamente no site, sendo que as vagas são limitadas.

 

 

Serviço

Projeto RAIZ

Data: terça a domingo

Horário: 11h às 17h (bilheteria até as 16h)

Local: Jardim – Museu da Imigração

 

Exposição virtual “Os registros do migrar”

Data: 05 de junho

Horário: 11h

Plataforma: Google Arts & Culture

 

Live Série “A situação das mobilidades humanas na pandemia”

Data: 10 de junho

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

 

Oficina “Temperos do Mundo” | México

Data: 12 de junho

Horário: 11h

Local: Museu da Imigração

Plataforma Live: Instagram

 

Ação colaborativa “Avoar”

Inscrições: até 14 de junho

Informações

 

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

 

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ