Colunas Krônicas

Intervenção militar já?!!

Na Krônica anterior, à qual dei o título de “A vez das Forças Armadas?!”, afirmei que ainda não era o que pensava, apesar de já estar quase propenso a… Estaria agora?
Bem… vamos a um rodeio antes de mostrar a minha cara… rs
Na anterior, por ter vivido o período de 1964 a 1985, até dei bons indicativos que me colocariam contra qualquer intervenção militar no país. Né, não? Ou ter a ponta de um fuzil na testa não seria suficiente?
Como se não bastasse, alienado que era, as notícias que vinha até a mim, simples mortal, fazia com que acreditasse piamente que vivíamos um regime militar… ditatorial.
Mas na krônica, recusei-me a afirmar… ditatorial!
Considero-me ter sido um alienado pleno até realizar minha aventura de mochileiro quando passei por quinze países das Américas, em 1976, a ponto de me inspirar o cartum Pietá que enviei ao Salão Internacional de Humor (1977), também publicado na seção Arte da revista Veja, quando ainda era revista… rs.
Em 1979, construí minha casa e a idealizei com portões de fachada de apenas 1,0 m de altura. Ficou assim até… ladrões entrarem em casa… após o regime militar.
Em 1989, por passar a fazer parte da estatística da violência urbana no Brasil, acabei indo pela quarta vez ao Japão, mas como decasségui. Nas anteriores, fora como bolsista, lua de mel e estudante (Universidade Nagoya).
A partir daí o número da violência urbana subiu exponencialmente no país. Já escrevi sobre isso. Ou seja, como colunista que também me tornei, tenho acompanhado bem essa curva e, cada vez mais a vida social e política do país onde nasci. Por isso também já escrevi muito sobre política, além de desenhado e publicado charges referentes.
Assim, mais atento e enxergando o país com olhar cada vez mais crítico, a ponto de nem mais me surpreender com a postura desse STF Vergonha Mund… Ops!, e revendo o período do regime militar que senti na pele, até já dou um desconto para aquele fuzil em minha testa, de tão segura que foi a cidadãos comuns. E com 31 de março chegando, já posso afirmar que… sim, sou a favor da intervenção militar já!

PS: Foi também a razão do atraso da publicação da krônica desta semana… rsrs

Silvio Sano

- Formado em arquitetura pela Univ. Mackenzie (1974); conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista 1975, lua-de-mel 1980, Univ.Nagoya 1985/887 e decasségui 1989/1992); escritor (sete livros, sendo Kontos, Krônicas & Kanções, o último); colunista e chargista desde 1996; jornalista (2012);
- Compõe versões em português de músicas estrangeiras, em especial da japonesa;
- um dos administradores dos sites UPK, Nikkeyweb e, agora, Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual = Konflitos Nikkeis, mesmo mais de um século depois);
- Tem páginas no Facebook, Twitter e Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ