Acontece Cultura Exposição Notícias

Japan House São Paulo: ”Conversas com o educativo” traz conteúdo sobre tradições e fotografia

“Conhecendo Japonésia, de Naoki Ishikawa” (Foto: divulgação)

Aos amantes da fototgrafia e cultura japonesa tem a oportunidade de participar este mês, o “Conversas com o Educativo” aborda o conceito do Omotenashi e o trabalho fotográfico do jovem Naoki Ishikawa – em cartaz com a exposição “Japonésia” na instituição cultural. A novidade são as visitas mediadas às exposições, realizadas no ambiente online, aos sábados. A série “Conversas com o Educativo” realizada nas redes sociais da Japan House São Paulo, quinzenalmente às terças-feiras, às 16h, faz parte do projeto #JHSPONLINE, que conta com programação diária que comunica as mais diferentes vertentes sobre o Japão de hoje. Mesmo após a reabertura de sua sede física, localizada na Avenida Paulista, 52, em São Paulo, a instituição segue promovendo esse encontro online entre o público e os integrantes da equipe do educativo, que incentiva a troca de conhecimentos e diálogos sobre diversos temas e assuntos relacionados a cultura nipônica, proporcionando a todos uma experiência cultural digital única. Para este mês, a instituição oferece também encontros mediados online às exposições “Japonésia” e o “O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”.

Para este mês, o educativo irá abordar no dia 10/11, às 16h, o tema “Omotenashi: A Hospitalidade Japonesa”, conceito que pode ser traduzido para o português como servir e tratar bem ao próximo e está ligado diretamente com a cultura japonesa, servindo como referência de respeito e educação mundo afora. Nesta conversa, será discutido como o Omotenashi pode revelar aspectos profundos do ser japonês, e como se expressam, trazendo alguns exemplos ao debate.

Já no dia 24/11, às 16h, o encontro inédito sob o título ‘O lugar no Japão: Entre a fotografia e a gravura’ irá retratar sobre as paisagens das fotografias de Naoki Ishikawa – em exposição com a mostra “Japonésia” no segundo andar da Japan House São Paulo. Considerado um dos jovens artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão, ele revela por meio de suas fotografias analógicas, as particularidades do arquipélago nipônico ressaltando diversidades de paisagens e riqueza cultural. Em um interessante paralelo, essa conversa traz à mesa algumas gravuras japonesas do ukiyo-e, gênero de xilogravura e pintura que prosperou no Japão entre os séculos XVII e XIX. As fotografias e gravuras serão discutidas para fazer pensar sobre a representação das paisagens do arquipélago japonês a partir da forte relação com a natureza e com a passagem do tempo.

Para participar das conversas, basta acessar o link de cada atividade, disponibilizado sempre um dia antes no site da instituição (www.japanhousesp.com.br/eventos/). Há também a possibilidade de agendamento de conversas exclusivas. Os interessados devem enviar um e-mail para educativo@jhsp.com.br.

E para quem quiser fazer uma viagem à distância pelas exposições em cartaz, a Japan House São Paulo também promove neste mês de novembro, aos sábados (14, 21 e 28/11), encontros mediados online sobre as duas exposições vigentes na instituição. O “Conhecendo Japonésia, de Naoki Ishikawa”, sempre às 14h, aborda o impressionante trabalho de Naoki Ishikawa. Enquanto, às 16h, o “Conhecendo O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”, ressalta a primeira mostra individual do designer, que destaca a alegria, o colorido e a exuberância dos vestidos de Tomo Koizumi.

 

 

Japan House São Paulo

Conversas com o Educativo

 Omotenashi: A Hospitalidade Japonesa”,

Data: 10/11, às 16h 

Como participar: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/

 

‘O lugar no Japão: Entre a fotografia e a gravura’

Data: 24/11, às 16h

Horário: 16h 

Como participar: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/

 

Encontros mediadas

“Conhecendo Japonésia, de Naoki Ishikawa”

Datas: 14, 21 e 28, às 14h

Como participar: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/

 

“Conhecendo O Fabuloso Universo de Tomo Koizumi”

Datas: 14, 21 e 28, às 16h

Como participar: https://www.japanhousesp.com.br/eventos/

 

 

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:   

Site: https://www.japanhousesp.com.br/ 

Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/   

Instagram: @japanhousesp   

Twitter: //twitter.com/japanhousesp   

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo 

 

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ