Acontece Comportamento Cultura Entretenimento Notícias

Jovens Nikkeis do Brasil promovem a REVI2021 com tema “Há 25 anos mantendo a chama viva”

Há 25 Anos Mantendo a Chama Viva

 

Desde a abertura em 24 de julho, mais de cem jovens nikkeis do Brasil a fora se reúnem para produzir lives que permanecem durante os finais de semanas do mês de agosto para a realização da REVI2021 (Forúm Nacional de Jovens Líderes das Entidades – Revitalização 2021) com o tema “Há 25 anos mantendo a chama viva”. O tema deste ano é uma continuação do tema do ano passado e uma homenagem aos 25 anos da REVI. A escolha do fogo como símbolo da REVI reflete muitas situações vividas por um Seinen. 

Em entrevista os coordenadores Andrew Hideo Kjiyama, Paulo Eduardo Asito Tokobaro e Alice Akemi Yamamura são unânimes em afirmar que, “as pessoas que iniciam um Seinen ou que acabam de entrar em um, podem ser faíscas prontas para começar a pequena chama. Não acontece de uma hora para outra, e precisa das condições certas para começar”. De acordo com eles, depois de começar, é preciso alimentar a chama diariamente para não apagar. “E assim também é o Seinen, precisamos motivar a todo momento os membros e encontrar aquilo que dá força ao grupo” destaca Paulo. 

 

Coordenadores da REVI2021 Alice Akemi Yamamura, Andrew Hideo Kajiyama e Paulo Eduardo Asito Tokobaro

 

 “Após começar e alimentar a chama, o fogo se propaga para se tornar algo ainda maior. Podemos pensar como a passagem da liderança dentro do grupo, em que se espalha o espírito do seinen para outras pessoas. Simbolicamente, seria a passagem da chama, onde elementos como dedicação, experiência e liderança, são transmitidos para que o Seinen continue crescendo e continuemos sempre ajudando aquela chama maior do qual fazemos parte: a entidade ou kaikan que mantém o Seinen”, ressalta Hideo. 

Para Akemi salienta a importância de motivar os jovens que, “o final da chama no Seinen não significa o fim da história, afinal, além do Seinenkai, existe nosso próprio kaikan que precisa de combustível e novas faíscas para continuar a alimentar a chama que nos une e motiva a todas as entidades nikkeis: a cultura e os valores japoneses”.  “É através dos Seinens que essa chama maior poderá ser passada adiante, para garantir os desafios da manutenção e continuidade das entidades nikkeis”, enfatiza Alice Akemi. 

Pela segunda vez, a REVI será online com a mesma coordenação e prometem muitas discurssões, palestras, dinâmicas com participantes em pequenos grupos para facilitar a interação entre eles. Conforme os organizadores os conteúdos abordados são: “Omotenashi”, “Laços”, “Pertencimento”, “Objetivo” e convidados como: Renato Ishikawa (Presidente do Bunkyo), Rafael Pertessen (Presidente Comissão de Jovens do Bunkyo), Marco Tulio Toguchi (Ex-presidente da Associação Nipo-Goiás), Kenji Tomo Watanabe (Presidente Seinen Goiânia, Carol Ayako (Ex-presidente Wakai) Sayuri Sakamoto (atualmente Presidente Wakai), as conversas serão mediadas por Lumi Mada com o tema ‘a importância dos jovens dar continuidade às entidades’.

Pensando nessa simbologia, a REVI 2021 trabalhará os três ciclos da chama, sendo cada ciclo um dia de atividade, além da abertura, conforme cronograma abaixo: 

 

Abertura 

24/07 (Sábado), às 14:00 

Será uma live transmitida pelo canal Bunkyo Digital no Youtube com a apresentação institucional do Bunkyo, palavras de autoridades, apoiadores e patrocinadores e um bate papo descontraído com os grupos jovens organizadores da REVI2021. 

Pela primeira vez, a REVI será organizada não só pela Comissão de Jovens do Bunkyo, mas por mais 5 grupos jovens visando o estreitamento de laços e evolução do evento em homenagem aos seus 25 anos. 

 

“Acendendo a Chama” 

31/07 (Sábado), às 14:00 

Início efetivo das atividades. Consistirá em dinâmicas via Zoom com os participantes visando trabalhar valores fortes ao entrar em um seinen, sendo eles Omotenashi, Pertencimento, Laços e Interesses em Comum e Objetivo do Seinen 

 

“Mantendo a Chama Viva” 

14/08 (Sábado), às 14:00 

Outra dinâmica pelo Zoom, através de uma história interativa e construída junto aos participantes, para que no final a história gere paralelos com diversas situações ocorridas em um Seinenkai. 

 

“Passando a Chama” 

28/08 (Sábado) 

1ª parte (10h): Live transmitida pelo Canal Bunkyo Digital no Youtube com a participação de líderes e entidades e Seinenkais para discussão sobre a importância dos jovens na continuidade das entidades. Os convidados são: Dr Renato Ishikawa e Rafael Pettersen (Bunkyo); Carol Ayako e Sayuri Sakamoto (Wakai-RS), e Marco Tulio e Kenji Watanabe (ANBG-GO). 

2ª parte: (14h): Rodas de conversas através do Zoom com os membros de Seinenkais participantes da REVI2021 e líderes de entidades Nikkeys de diversas regiões do Brasil para continuação da discussão sobre a importância dos jovens na continuidade das entidades. 

 

A REVI2021 é a primeira edição que contará com a participação de líderes de entidades e não apenas de Seinenkais, numa tentativa de alinhar expectativas e melhorar a comunicação entre gerações diferentes que compõem as entidades nikkeys. 

Período das inscrições (participação nos dias 31/07, 14/08 e 28/08): 27/06 a 27/07. 

Período das inscrições para lideranças de entidades (participação no dia 28/08): 23/07 a 23/08.

 

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Assessoria Contábil

KARATÊ