Colunas Krônicas

KRÔNICAS: Além de Lives, agora, Arraiááá… e o primeiro taikai virtual!

Ilustração: Silvio Sano

O atual momento de isolamento social forçado tem trazido revelações agradáveis no seio da comunidade nipo-brasileira.

Por exemplo, além dos valores nipo-brasileiros apresentados na Live ao Dia Internacional do Nikkei, esse isolamento acabou fazendo aflorar outro que costuma ser ofuscado exatamente por aqueles: o da criatividade. Né, não?

Desde criança ouço falar que japonês é ótimo plagiador e que, de tão bom, faz melhor do que o criador. Mas isto é outra história. A verdade é que, como qualquer ser humano, o nikkei também é criativo. Que digam os premiados pelo Nobel, Oscar e etc.

O problema é que outro valor também atrapalha: o da humildade. Já escrevi sobre isso, por conta de dois amigos, com os quais, após conviver vários anos, fiquei sabendo que eram experts profissionais, um, muito conhecido no exterior.

Pois bem, com o vírus colocando todos no mesmo plano, ricos e pobres, etnias, religiões, etc., o nipo-brasileiro está podendo mostrar também esse lado, graças ao melhor instrumento de comunicação, em caso de confinamento: a informática!

Lives foram os primeiros, mas por iniciativa dos acostumados a holofotes, o que a pandemia os estava impedindo. O problema estava na restrição a famosos ou, individualmente, a quem dominasse aplicativos relativos.

E os simples “mortais”? Os idosos e crianças? Ou os leigos nos aplicativos? Estariam fadados a “esperar sentados” a pandemia passar?

Não!

Não a Paulo Watari ou à Margarida Saiki!

Watari, coordenador de karaokê da Regional ABCD BX Santista, da UPK, foi o pioneiro. Idealizou um evento de karaokê, com envio de vídeos, via Whatsapp. Deu certo! Saiki, coordenadora da UCEG, “embarcou” na ideia e mudou para o Google Meet porque queria participações ao vivo.

Todos saíram ganhando e vibrando! Participam deles, crianças de 2 anos a idosos de mais de 80 anos, um dos quais, com 98 anos. E todos se produzindo, como se presencial fosse.

Watari que já faz eventos semanais acaba de realizar o Karaokê Arraiáá ABCD Bx Santista e Saiki, o 1º Taikai Virtual UCEG, com 125 participantes.

Parabéns a ambos pela criatividade e benefício motivacional neste momento crítico a muitos deles!

 

As matérias relativas, estarão em breve no site da UPK!

Silvio Sano

- Formado em arquitetura pela Univ. Mackenzie (1974), auge: ampliação do estádio Santa Cruz (Recife, 1981); conhece o Japão por quatro óticas (bolsista 1975, lua-de-mel 1980, Univ.Nagoya 1985/887 e decasségui 1989/1992); colunista e chargista desde 1996; escritor, com sete livros publicados (Kontos, Krônicas & Kanções foi o último); compõe versões em português de músicas japonesas (Youtube), mas também de outras línguas (Hallelujah=>HalleLULA, do inglês); cantor nas categorias Pop e Internacional e, palestrante (tema atual = conflitos nikkeis mesmo 110 anos depois);

- Vice-presidente do Conselho Deliberativo da ACA Mie Kenjin do Brasil, Assessor de Comunicação e Imprensa da UPK (União Paulista de Karaokê) e um dos adminiostradores dos sites Nikkeyweb e UPK. 

www.facebook.com/silvio.sano.7
twitter.com/silvio_sano
silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ