Colunas Krônicas

KRÔNICAS: Além de Lives, agora, Arraiááá… e o primeiro taikai virtual!

Ilustração: Silvio Sano

O atual momento de isolamento social forçado tem trazido revelações agradáveis no seio da comunidade nipo-brasileira.
Por exemplo, além dos valores nipo-brasileiros apresentados na Live ao Dia Internacional do Nikkei, esse isolamento acabou fazendo aflorar outro que costuma ser ofuscado exatamente por aqueles: o da criatividade. Né, não?
Desde criança ouço falar que japonês é ótimo plagiador e que, de tão bom, faz melhor do que o criador. Mas isto é outra história. A verdade é que, como qualquer ser humano, o nikkei também é criativo. Que digam os premiados pelo Nobel, Oscar e etc.
O problema é que outro valor também atrapalha: o da humildade. Já escrevi sobre isso, por conta de dois amigos, com os quais, após conviver vários anos, fiquei sabendo que eram experts profissionais, um, muito conhecido no exterior.
Pois bem, com o vírus colocando todos no mesmo plano, ricos e pobres, etnias, religiões, etc., o nipo-brasileiro está podendo mostrar também esse lado, graças ao melhor instrumento de comunicação, em caso de confinamento: a informática!
Lives foram os primeiros, mas por iniciativa dos acostumados a holofotes, o que a pandemia os estava impedindo. O problema estava na restrição a famosos ou, individualmente, a quem dominasse aplicativos relativos.
E os simples “mortais”? Os idosos e crianças? Ou os leigos nos aplicativos? Estariam fadados a “esperar sentados” a pandemia passar?
Não!
Não a Paulo Watari ou à Margarida Saiki!
Watari, coordenador de karaokê da Regional ABCD BX Santista, da UPK, foi o pioneiro. Idealizou um evento de karaokê, com envio de vídeos, via Whatsapp. Deu certo! Saiki, coordenadora da UCEG, “embarcou” na ideia e mudou para o Google Meet porque queria participações ao vivo.
Todos saíram ganhando e vibrando! Participam deles, crianças de 2 anos a idosos de mais de 80 anos, um dos quais, com 98 anos. E todos se produzindo, como se presencial fosse.
Watari que já faz eventos semanais acaba de realizar o Karaokê Arraiáá ABCD Bx Santista e Saiki, o 1º Taikai Virtual UCEG, com 125 participantes.
Parabéns a ambos pela criatividade e benefício motivacional neste momento crítico a muitos deles!

As matérias relativas, estarão em breve no site da UPK!

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ