Colunas Krônicas

KRÔNICAS: Driblando o isolamento com karaokê virtual e até com dicas para melhorar o canto

Ilustração: Silvio Sano

Desde quando se iniciou o isolamento social, no início de março, das vinte e uma Krônicas que escrevi semanalmente, 90% foram referências diretas a ele, mas em todas, sem exceção, foi citado.
Antes, com assuntos dos mais variados, até política, especificamente, abordava. Mas para mim, o “mardito”, parece ter ofuscado tudo, até mesmo os “sem limites” em corrupção dos nossos políticos e as posturas, idem, vergonhosas dos nossos ministros do STF. Mas isto é outra história.
Aqui, desde então, tenho abordado sobre “ele”, por ter virado nossa vida do avesso… apesar de, menos as desses que citei acima… Ops?! Voltemos!
Mas a partir de meados de junho comecei a abordar mais sobre os eventos virtuais, especificamente, os ligados ao karaokê. A razão é devido à Regional ABCD Bx Santista ter idealizado os mesmos mais para contemplar principalmente seus idosos praticantes e que pertencendo ao grupo de risco, corriam maiores riscos de sofrerem as consequências psicológicas da reclusão forçada.
O resultado, os efeitos psicológicos animadores e o surpreendente manejo dos instrumentos para participação dos mesmos por parte dos idosos, estão registrados nas krônicas anteriores.
A repercussão levou até quem já realizava lives… apenas com famosos, a abordar sobre essa questão mais abrangente, porque contemplava também os “simples mortais”, conforme os chamei.
Trouxe ao seu Encontro com Isa Toyota, os idealizadores dos mesmos, Paulo Watari, daquela regional; mais Margarida Saiki, da associação guarulhense (UCEG); Harumi Okino, do 1º Tanabata Matsuri Yorokobi; além dos reforços técnicos Sayuri Tsutiya, Rosana Sasaki e Alexandre Jun Ochiai.
Com certeza, há de estimular as demais associações que ainda não os realiza.
Depois, o Grupo Todos Nós, conhecido como realizador de shows, trouxe já dois ótimos live, “Dicas práticas para aperfeiçoamento no canto”, para também contemplar os praticantes que “estão presos” em suas casas. A boa repercussão já mostra o quão prático realmente foi a live, desenvolvida pela excelente cantora, com formação também em Fonoaudiologia, Akemi Okamoto.

Serviço: Para assisti-los clique em: https://youtu.be/U_OSJ1XvPU (Encontro com Isa Toyota) e, no Youtube, no Grupo Todos Nós (Live: Dicas Práticas…)

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ