Cultura Musica

Makiko Yoneda lança CD “Brasileirismo” em São Paulo na ponta dos dedos

Makiko se apresentado na Aliança Matsuri. Foto: Luci Judice Yizima

Apaixonada pela música popular brasileira, com influência dos ritmos do Nordeste brasileiro, a pianista japonesa Makiko Yoneda, natural de Chiba – Japão, radicada em São Paulo desde 2011, lança o CD “Brasileirismo” faz um mix da Música Clássica da cultura orietal com a Música Popular Brasileira, em São Paulo. A obra compõe com muita sensibilidade e vibração, uma seleta e integração dos ritmos clássicos desde o Maracatu, Chorinho, Forró, samba, Baião, Frevo, Ijexa e Chamamê na ponta dos dedos. O CD é totalmente instrumental trio, possuem 10 músicas que misturam piano, baixo com o músico Jamil Joanes, na bateria o músico Marcio Bahia as composições são da pianista Makiko, diretor musical Cristovão Bastos.

 

Makiko Yoneda no teclado, baixo com o músico Edgar Paixão, na bateria o músico Douglas Alonso. Foto: Luci Judice Yizima

 

Em entrevista Makiko declara seu amor pela música e principalmente a paixão pela música popular brasileira. “Quando decide ser músico, eu já tinha mais de 30 anos, trabalhava em uma grande empresa. Ninguém entendeu o motivo que me levou a largar tudo e mergulhar num mundo desconhecido, porém não hesitei, mudei radicalmente por aquilo que acreditava, e meu coração sempre falou mais alto pela Música Popular Brasileira”, revela. Segundo ela, o CD ‘Brasileirismo’ revela sua paixão pelo Brasil e a intimidade do ritmo brasileiro nas pontas dos dedos. “Estou muito compenetrada ao som nordestino brasileiro, minha vivência em Recife descobri sons e tons maravilhosos que talvez muitos brasileiros não conheçam, mas venham descobrir através da minha música”, destaca Yoneda.

Uma japonesa com coração brasileiro, mistura música Clássica japonesa com MBP na ponta do dedos. Foto: Luci Judice Yizima

Makiko estudou piano clássico com professores consagrados, dos três aos dezoito anos no Japão. Interessada em ampliar suas referências musicais e culturais viajou para a Índia, Cuba, Estados Unidos e Brasil. Em 2005, esteve pela primeira vez no Brasil, quando foi convidada pelo cantor brasileiro Alceu Valença para ir ao Recife conhecer o ritmo pernambucano. Sem dúvida nenhuma, seu envolvimento e integração com a música brasileira rendeu seu retorno em 2011, em São Paulo, onde permanece até hoje.

Nessa segunda temporada Makiko se dedica exclusivamente à música brasileira com interesse pela área erudita e popular. Tocou com Ivan Lins, Guinga, Chico Pinheiro e Cristóvão Bastos, sendo que dois brasileiros foram fundamentais em seu processo de descoberta artística: a pianista Silvia Góes, de quem foi aluna, e o violonista Zé Barbeiro, que a convidou para integrar o Quinteto do Zé, em 2013. Com esse grupo gravou o cd “Sem Massagem”, lançado em 2016 (Proac/SP), com shows pelo Brasil.

Participa do projeto Duos da flautista Marta Ozzetti executando obras inéditas e do quarteto do virtuoso cavaquinhista Messias Britto, intitulado “Baianato”. Em 2015, 2016 e 2017 excursionou pelo Japão apresentando-se em dez cidades, como Osaka e Okinawa. Ganhou o disputadíssimo prêmio Nabor Pires Camargo – 2016 piano solo classificação 5º lugar.

Atualmente, Makiko está em fase de divulgação do novo cd Makiko Trio ao lado de seus parceiros Douglas Alonso (bateria) e Edgar Paixão (baixo) com repertório autoral intimista, trazendo melodias de influência oriental e música clássica, mas muito marcado pelo encantamento da artista pelos ritmos brasileiros e com espaço para a improvisação.

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

%d blogueiros gostam disto: