Acontece Novidades

Museu da Imigração promove Residência Artística para migrantes internacionais

Museu da Imigração promove Residência Artística para migrantes internacionais

Abordando a “Acolhida”, projeto apresentará as experiências vividas nos processos migratórios, visando estimular a produção cultural de migrantes internacionais, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa –, lança a primeira edição do Programa de Residência Artística. Com a temática “Acolhida”, a iniciativa, que recebe inscrições até o dia 22 de fevereiro, tem o objetivo de dar luz às memórias e às experiências vividas por essas pessoas no momento da sua chegada ao país de destino.

Utilizando a arte como uma expressão privilegiada para problematizar e tornar sensíveis conceitos importantes para o entendimento das migrações, como identidade, experiência, representação e direitos humanos, a ação pretende aproximar o público dos sentimentos e das expectativas daqueles que vivenciam um processo migratório em busca de novas oportunidades.

O programa selecionará até dois artistas para participarem de uma imersão nas atividades e rotinas do Museu da Imigração, com o objetivo de desenvolver um projeto de artes visuais (incluindo pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, produção digital e instalação), sob a coordenação de gestores da instituição. A produção será realizada em ateliê aberto, montado nas dependências do MI, de forma que os visitantes possam acompanhar o processo de criação. Após a conclusão, o resultado da residência ficará exposto durante um mês.

A proposta é voltada para artistas iniciantes e demais interessados, que já tenham desenvolvido projetos similares nas linguagens descritas, com mais de 18 anos, sendo obrigatória a condição de migrante internacional residente no Brasil. O edital completo do programa está disponível no site do Museu, onde o público encontra, também, o formulário que deve ser preenchido e entregue junto com: um breve currículo atualizado, um portfólio com o encaminhamento de cinco a dez fotos de obras realizadas e comprovação documental de nascimento em outro país e de residência no Brasil.

As candidaturas, com todos os materiais solicitados, podem ser enviadas para o e-mail secretaria@museudaimigracao.org.br ou entregues, pessoalmente, na recepção do Museu, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, com exceção dos feriados. As inscrições acontecerão até o dia 22 de fevereiro de 2019, sendo os resultados divulgados até 2 de abril. Para os selecionados, a ação será realizada de maio a julho.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca, em São Paulo. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h00 às 17h00, e aos domingos entre 10h00 e 17h00. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.

Serviço

Residência Artística

Inscrições: até 22 de fevereiro

Divulgação dos Resultados: até 2 de abril

Vigência da Residência: maio até julho

Local: Museu da Imigração

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Acontece

Associação Hokkaido

MASSAGEM ASIÁTICA

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Acontece

Associação Hokkaido

%d blogueiros gostam disto: