Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura Karaokê

O taikai presencial voltou!! E com tudo… na UCEG, em Guarulhos!!

(Foto de Márcia Ito Uehara)

Com impressionantes 239 cantores previamente inscritos, o primeiro taikai presencial pós pandemia, modestamente chamada de Mini Taikai Presencial de Karaokê, organizado pelo grupo de treinos semanais Online Karaokê em conjunto com o departamento da UCEG (União Cultural e Esportiva Guarulhense), foi realizado, no dia 10 de abril de 2022, no próprio auditório da entidade, na Rua Maria Zintl, 232, em Guarulhos, com enorme sucesso e aprovação unânime de todos que dele participaram, bem como de não participantes (curiosos), dando a impressão de que o taikai presencial voltou mesmo com tudo e passando otimismo aos próximos realizadores.

capa livro-programa

Coordenado por Margarida Saiki que já fora uma das pioneiras em eventos online (os outros foram Paulo Watari e Harumi Okino) durante a pandemia, tomou à frente novamente para realizar o primeiro presencial pós flexibilização das medidas preventivas relacionadas à aglomerações.
Mesmo assim, por precaução, tomaram todos os cuidados sanitários exigidos, como se pandemia ainda estivesse no auge, disponibilizando álcool gel a todos os participantes, higienizando os microfones e até os encobrindo com protetor apropriado, além de borrifarem com sprays de gel, de tempo em tempo, o palco e vestiários. Para o caso das premiações adotaram o critério de a cada cinco categorias encerradas para possibilitarem aos cantores poderem se retirar do evento e, com isso, evitar manter o auditório superlotado. E se valeram de transmissão online, ao vivo, para que pudessem continuar assistindo ao taikai de casa. Boas dicas aos próximos realizadores.

Panorâmica mostrando cuidados até no layout do auditório

Ainda é possível assisti-lo pelo link da página da própria Margarida:
www.youtube.com/watch?reload=9&app=desktop&v=xVWloRnrQow&feature

Os apresentadores do evento foram: Toshio Goto, José Kanashiro, Leni Yamashita e Tamie Aoyagui, .

juradas Kiyomi Kanashiro, Solange Miyagui e Irene Sacayemura (presidente)

O corpo de jurados foi formado por Irene Sacayemura (presidente), Kiyomi Kanashiro e Solange Miyagui.
O som foi próprio mesmo, sob o comando de Hiroshi Shirai e Tadashi Watanabe e a computação das notas, igualmente, sob responsabilidade de Margarida Saiki, Toshie Shiroma, Kazuo Sekito, Fernando Uesugui e Kimiko Sakai, cujo marido, Yukihiro Sakai ficou com a função de escriba dos diplomas aos campeões.

Eficiência no apoio ao evento


À Abertura Oficial formaram a mesa o presidente da UCEG, Koketi Ura; a vice-presidente da UPK, Neuza Sato; o presidente da Liga Norte, José Kanashiro; a presidente do júri, Irene Sacayemura; e Johnny Shiroma, presidente da Comissão Organizadora.

Abertura Oficial: Koketi Ura, Neuza Sato, Irene Sacayemura, José Kanashiro e Johnny Shiroma

Em ambos os períodos, o público foi brindado com apresentações com caráter de show, pela manhã, por: prof. Tetsuo Guibo, Tamie Aoyagui, Mário Chibana e Tadashi Watanabe; e, à tarde, apenas por Takahata Shoji e, novamente, Tadashi Watanabe.

Shows: Tetsuo Gibo, Tamie Aoyagui, Mário Chibana, Tadashi Watanabe, Takahata Shoji e Tadashi Watanabe

O que ficou claro é que os cantores estavam muito ansiosos e felizes com a volta ao taikai presencial. Afinal, foram dois longos anos e preenchidos por eventos virtuais, tanto de treinos semanais como de taikais mesmos”, contou Sergio Mitsuru, responsável pela recepção aos convidados. “Muitos cantores, além de cantarem, para matar a saudade, ficavam assistindo os demais por muito tempo, evidenciando que, todos, estavam muito bem de saúde. De nossa parte também cuidamos para que a cada apresentação dos cantores, os microfones fossem higienizados e protegidos com uma película para evitar os contatos”, prosseguiu. “Por fim, graças a Deus tudo deu certo! Foi um taikai teste com muita segurança. Por isso, aproveito para informar que no 26/06/22  realizaremos o tradicional Taikai da UCEG, também presencial e todos já estão convidados a participarem e a nos visitarem nessa ocasião”, encerrou mostrando-se muito satisfeito por esse “teste”.

Primeiro cantor do dia: Seiko Kamiya


O presidente da Comissão Organizadora, Johnny Shiroma, que também estava escalado como apresentador preferiu ficar nos agradecimentos à reportagem, e apenas uma observação: “Gostaria de agradecer imensamente a todos cantores que acreditaram em nosso taikai presencial e, especialmente, à senhora Aiko Nishi, de 91 anos, a mais idosa do dia e frequentadora assídua de nossa associação. A observação é apenas para registrar que fizemos as premiações em intervalos bem menores do que tradicionalmente fazemos para que os cantores pudessem se retirar do auditório, mas não… Gostaram tanto que muitos acabaram ficando muito além de suas apresentações para assistirem mais!”, concluiu sorrindo.

No alto, à esquerda, Margarida Saiki com o casal Tamanaga (Kayoko e Túlio)

Para mim, este taikai presencial trouxe enorme alegria porque, lidando todas as semanas com os treinos da Utacon, durante exatamente um ano, conheci e aprendi a admirar muitos cantores e cantoras virtualmente, por isso foi emocionante conhecer vários deles pessoalmente”, fez questão de enfatizar Kazue Takahira, já conhecida como apresentadora nos taikais presenciais. “Sem contar a satisfação pelo reencontro com os já conhecidos. Nem conseguia andar direito pelo auditório porque parava o tempo todo para cumprimentar e conversar com todos”, sorriu. “A Margarida está de parabéns pela iniciativa!”, finalizou ela.


O evento se encerrou às 19h30, ótimo horário para o momento, com satisfação geral dos participantes e, bem como, de todos os membros da Comissão Organizadora, em especial, pelo sucesso obtido, conforme foto (de Marcia Ito Uehara) que ilustra a capa desta matéria, com muita alegria, antevendo boas expectativas àquele que será o próximo Taikai Presencial da UCEG, o tradicional e verdadeiro,  a ser realizado no dia 26 de junho próximo.
Abaixo, os campeões por categoria:

CATEGORIA NOME
B 8 SEIKO KAMIYA
A 8 SHIGUEMITI MIYAKE
ESP 8/9 ISAO KAOHASHI
A 7 AKIKO URA
B 6 MITIRO KAGAMIDA
A 6 KEIKO TONAKI
ESP 7 OSWALDO KAWANO
ESP 6 REGINA MIYAKE
EXT 8/9 ANGELA KOMINO
S EXT 8/9 SUSSUMU MATUURA
EXT 7 MASSANORI CHIBANA
OMOIDE A MINAKO UEHARA
OMOIDE ESP G1 REGINA MIYAKE
OMOIDE EXT G1 SATOSHI IKEDA
OMOIDE S EXT G1 HARUKA SATO
EXT 6 ELIANA TANIGUTI
S EXT 7 TSUYAKO KITAJIMA
S EXT 6 FUMIKO KISHIMOTO
DOYO E LETICIA ARAKAWA MOON
DOYO D EMILY ARAKAKI
DOYO C NAMY KAWANO
DOYO B LIKA KAWANO
TIBIKO C THIEMI TAMURA
TIBIKO A THAIS MEI ARAKAKI
SHINJIN 2 CHIEKO MORITA
SHINJIN 1 SEIKI NAKANDAKARI
B 5 HATSUKO TERUYA
A 4/5 MINAKO UHARA
ESP 5 LUZIA NAOMI MATSUO
EXT 5 YUKIO TAKARA
OMOIDE ESP G2 NICK YOSHISAKI
OMOIDE EXT G2 SERGIO GUSUKUMA
OMOIDE S EXT G2 FRANCISCO T ALVES
ESP 4 SEIGUI ANAGUSKO
EXT 4 MATILDE UEHARA
B 3/4 SERGIO UETI
A 3 MARCELO NAKAGAWA
ESP 3 MAKOTO YOSHIOKA
EXT 3 SERGIO GUSUKUMA
S EXT 4/5 LENI YAMASHITA
B 1 MIWA ISHIMATSU
A 2 EISAKU TANAHARA
A 1 LEONARDO KUBOTA
ESP 2/1 FELIPE KANAMORI
EXT 2 MIYUKI MORIKAWA
EXT 1 KAREN TAIRA
S EXT 3 FRANCISCO TASHIMA ALVES
S EXT 2 FERNANDO ASATO
STAR KENJI KUNITAKE

(Texto – fotos de Silvio Sano e ilustração da capa, de Márcia Ito Uehara)

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ