Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura Entretenimento Karaokê Musica

Olímpio Kosonoe é homenageado no Kouhaku da Banda Blue Star Híbrida, vencida pela equipe vermelha!

Contando com a participação de 34 pares de cantores ao Kouhaku da Banda Blue Star Híbrida e mais 14 que se apresentaram nos intervalos dos blocos com músicas brasileiras, foram 82 cantores ao todo que se apresentaram no dia 15 de novembro de 2023, no auditório da Associação Três Coroas, a partir das 11 h, para homenagear um dileto amigo de todos os cantores do meio karaokê da comunidade, Olímpio Kosonoe.



Os idealizadores dessa homenagem foram Robertinho Suguimura, líder da banda Blue Star, agora também híbrida (eletrônica mais ao vivo, com instrumentos), e Amélia Anzai, madrinha natural e maior incentivadora desse grupo.
Mas a iniciativa partiu mesmo de Robertinho, que justifica. “Olimpio é o ícone das apresentações de grandes eventos do mundo de karaokê. É também o pioneiro nas apresentações do Paulistão e dos grandes eventos da comunidade nipo-brasileira. Há algum tempo, acometido de uma doença, está afastado desses palcos. Nós, que conhecemos o trabalho desse grande apresentador e companheiro, no intuito de relembrar esse grande profissional, resolvemos dedicar esse Kouhaku Utagasen da banda Blue Star, transferindo a ele toda a arrecadação das taxas de inscrição recebidas dos cantores. Por isso, agradecemos a todos os cantores pela participação, o que nos tornou possível a arrecadação desse valor que entregamos ao Olimpio a título de ‘Omimai’, desejando a ele que se recupere o mais rápido possível para também voltar a praticar o que mais gosta e está em seu sangue”.

O Kouhaku
Como o formato homenagem já era do conhecimento de todos os cantores, bem como de amigos e simpatizantes do apresentador Olímpio Kosonoe, o auditório começou a ser tomado mesmo antes de seu início, num ambiente de muita confraternização, cuja única lamentação geral foi apenas não terem podido contar com a presença física do homenageado e da esposa Kazue Fuji.
Afora isso, até pelas sessões de músicas brasileiras, intercaladas nos intervalos entre os quatro blocos do Kouhaku, além de contar com o apoio previamente garantido do grupo de dança Vesper Vila Carrão, que sempre acaba atraindo também os praticantes de dança da plateia, o clima foi de festa o tempo todo, visto que mesmo nas músicas do próprio Kouhaku que possibilitavam dançar, lá estavam elas, enriquecendo as apresentações de todos.

Sem contar os dois ótimos shows também foram oferecidos ao público. O primeiro, para abrir o Kouhaku, pelo simpático casal Ayako Kamimura e Kaju, que juntamente com Takahata Shoji (mestre de cerimônia) e Fernando Asato, foram também apresentadores do evento; e o segundo, no intervalo para o almoço, a dupla que vai se firmando cada vez mais nos festivais da comunidade, Naomi Maeda e Harumi Miyamura, que animaram bastante o público presente.

Nesse dia também haveria a homenagem aos cantores mais idosos, mas por motivo de doença, pela ausência do casal Saori (89) e Tadao Fuji (94), apenas Yasue Matsuno (92) recebeu uma lembrança das mãos da madrinha da banda, Amélia Anzai.

E nesse clima muito contagiante de alegria e confraternização, o evento se transcorreu normalmente até se encerrar com um jantar que, por ter sido anunciado como de motiyori (sistema americano), contou com a participação de muita gente, igual ao excelente almoço, “marca registrada”, nos eventos dessa banda.

Que o querido amigo de todos os cantores, Olímpio Kosonoe tenha a mais pronta recuperação e retorne ao meio karaokê, na condição que mais ficou conhecido, como apresentador-referência”, são os votos de todos, constatado pela reportagem.
O Corpo de Jurados foi formado por Tânia Suguimura, Tereza Miyai, Fernando Konigame e Paulo Aoyagui.

Assim, intercalados por apresentação de músicas brasileiras, à exceção de uma em inglês, as duplas ao Kouhaku foram se apresentando pela ordem abaixo:

 

Abaixo, os cantores de MPB…

Ao final, contado os bombons vermelhos e brancos, vitória incontestável da equipe vermelha que vibraram muito.

Os registros, em formato fotográfico e em vídeos ficaram a cargo de Eduardo Kanai

(Texto: Silvio Sano – fotos: do próprio e de Eduardo Kanai)

 

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ