Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura Entretenimento Karaokê

Quebrando tabu, o 26º Karaokê Taikai JUKUREN obteve pleno sucesso!!!

Depois de quatro anos sem realização de taikais presenciais, a Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciões voltou a realizá-lo, mas não da forma tradicional com participações exclusivas a membros ou associados da entidade, inclusive no que se refere à Comissão Organizadora. Por isso, até então, seus eventos eram de pequeno porte e, portanto, restrito aos associados.
O deste ano, o 26º Karaokê Taikai JUKUREN, para começar, foi realizado no auditório da Associação Miyagui Kenjin do Brasil (Rua Fagundes, 152 – Liberdade), no dia 26 de novembro de 2018, e já contando com 309 cantores inscritos, número excepcional em relação ao histórico de suas realizações anteriores.

Por isso tudo, gostaria de aproveitar o ensejo para agradecer o empenho de todos da Comissão Organizadora e membros administrativos da Jukuren para a realização desse evento”, assim a presidente da entidade, Luzia Yoshiko Hebara, deu início à sua satisfação por essa realização. “Até então contávamos com a ajuda apenas de associados Jukuren, com quase todos com idade superior a 85 anos e sem noção do que se tratava verdadeiramente um Tajkai de karaokê”, começou a justificar. “Os taikais de karaokê eram realizados apenas para cumprir a programação. Com o incentivo e a iniciativa da Hara sensei, que era o que sempre falava na reunião, sobre aumentar os nossos laços, convidando não somente pessoas do Jukuren a participar do mesmo”, prosseguiu. “Sempre encontrei resistência, mas com a força da Hara sensei conseguimos quebrar um tabu de 50 anos, modernizando-nos”, complementou. “Por isso. agradeço muito! Este sucesso foi Graças à colaboração de vocês! Senti muito orgulhosa e emocionada de saber quantos bons amigos tínhamos e com os quais ainda não tínhamos contado antes. Muito obrigada, em especial ao pessoal que nem associados eram de nossa querida entidade”, concluiu com enorme satisfação!

Também para a presidente da Comissão Organizadora, Fusako Hara, o evento pode ser considerado um sucesso. “Para nós, o taikai atingiu nossas expectativas porque consideramos que atingir a perfeição em um evento como esse é muito difícil, ainda mais se considerarmos que, para a entidade, foi uma experiência inédita”, justificou. “Por isso houve a inesperada e desagradável ocorrência à primeira premiação, mas que contando com a compreensão do público e a experiência dos membros de fora da comissão, nem chegou a prejudicar o cronograma, de forma a encerrarmos pontualmente o taikai. Por isso, conversando com a presidente Luzia Hebara, prometemos que não mais ocorrerá aos próximos”, complementou. Por isso tudo, obrigado a todos, do fundo do meu coração, por tornarem este torneio possível de ser realizado. Assim, gostaria de aprofundar minha gratidão também aos associados da Jukuren e prometendo me esforçar para criar um bom ambiente a fim de que o maior número possível de pessoas saiba da existência de nossa entidade”, concluiu agradecida.

O taikai
Apesar de mesclada com pessoas sem muita experiência, a Comissão Organizadora, contando com quem veio de fora, mas muito acostumadas em lidar com karaokês taikais, o evento transcorreu dentro do programado, iniciando às 8h e se encerrando próximo das 18h. Algumas anormalidades ocorreram, fruto dess mescla de pessoas de fora e de dentro, com e sem experiência, mas nenhuma comprometedora, razão de ter se encerrado conforme cronograma.

O Corpo de Jurados foi composto por Irene Sacayemura (presidente), Yoshiko Yamada e Tsugiko Hongo, todas associadas à União Paulista de Karaokê (UPK).

Os cantores foram levados ao palco e apresentados ao público por Kazue Takahira, Kashimi Katada e Décio Kawazoe.

A Sonoplastia ficou sob a responsabilidade da Sasaki Som (Fernando Sasaki e Paul Ismério) e a Contagem a cargo da Adatihara Informática (Oduvaldo Adatihara).

A Abertura Oficial ocorreu às 12h30, formando a mesa, Luzia Yoshiko Hebara, presidente da Jukuren; Fusako Hara, presidente da Comissão Organizadora; Tiyomi Takase, presidente da UPK; Décio Kawazoe, coordenador do evento; e, Sergio Sato, representante do vereador Aurélio Nomura. O vereador George Hato esteve também presente, mas devido a compromissos chegou uma hora antes desse ato.

Após as apresentações das imagens dos cantores segue a Lista dos Campeões por Associação.

Para encerramento da primeira parte do evento, Nanco Hino, brindou o público com uma apresentação-show.

Antes da última premiação e do encerramento oficial, o público presente foi contermplado com mais um show, dessa vez , de Harumi Miyamura, que vai se firmando cada vez mais nesse aspecto, inclusive nos grandes Matsuris da comunidade nipo-brasileira.

E às 18h, pontualmente, a presidente da Comissão Organizadora, Fusako Hara, deu por encerrado o evento, agradecendo a todos pelas participações, convidando-os ao próximo e desejando a todos bom retorno aos seus lares.

Abaixo, a Lista dos Campeões por Associação:

CATEGORIA CANTOR (A) ASSOCIAÇÃO
B-10-9 TAKAKO ARIMA AOZORAKAI
A-9-8 JULIA YURIKO ISHIKAWA PINHEIROS B.SHIMBOKUKAI
ESP-9 ISAO TAKIGAHIRA SP TYUOU ROUSOU KAI
ESP-8 SETSUKO KOBAYASHI SP TYUOU ROUSOU KAI
EXT-9 KAZUTO NISHI JUNDIAÍ MUTSUMI KAI
EXT-8 MITSUKO YOSHIDA SP TYUOU ROUSOU KAI
SUPEXT-10 SAYOKO OGAWA YOSHIKO YAMADA GM
SUPEXT-9 SADAO KAWABATA HOKKAIDO MARIMO
SUPEXT-8 HIDEO NAKAMURA YOSHIKO YAMADA GM
B-7-6 HIDEYO WADA SAIHATE URADORI
A7 HISAYO OONO SP TYUOU ROUSOU KAI
ESP7 G2 KOTARO HASHIMOTO HALLEY
ESP7 G1 MASSAO GOTO RIBEIRÃO PIRES ACNB
EXT7 G2 KEIICHI SATO CAMPINAS MEIJI KAI
EXT7 G1 LEIKO SHIMOSAKA JUNDIAÍ MUTSUMI KAI
SUPEXT-7 KUNIME IWAMOTO PAULICEIA ACREPA
SHINJIN ISSAO MINAMI BUTANTÃ ACR
DOYO C AYUMI TAKATUKA IRENE SACAYEMURA KK
DOYO B EMI TAKATUKA IRENE SACAYEMURA KK
OMOIDEB G3 KEIKO HIRAI SBC SHOUJU KAI
OMOIDEA G3 FUSAKO MAESHIRO SP TYUOU ROUSOU KAI
OMOIDE ESP G3 HISAKO AKIYOSHI SP TYUOU ROUSOU KAI
OMOIDE EXT G4 KEIICHI SATO CAMPINAS MEIJI KAI
OMOIDE EXT G3 AMELIA MAEZONO HALLEY
OMOIDE SEXT G3 TOMI OBUCHI SÃO MIGUEL PAULISTA NIKKEY
A-6 TOMIE KOYANAGUI IRENE SACAYEMURA KK
ESP-6 YUGI TAKAMOTO HALLEY
EXT-6 MARIA TANABE SBC SHOUJU KAI
SUPEXT-6 MARIO KOBA YOSHIKO YAMADA GM
B-5-4-3 MIKI ASAEDA TSUGIKO HONGO KK
A-5-4 CLOVIS NAKAMOTO HALLEY
ESP-5-4 TOSHIHIKO UEMURA SOREWA KOI
EXT-5 AKINORI HORIE HALLEY
EXT-4-3 YASUKO NAKAZAWA TOKI NO SUKUI INOTI NO FUSHIGUI
SUPEXT-5 NELSIO TERASHIMA BUNKA SBC
OMOIDE A G2-1 MARLI MASSUDA SAÚDE ACE
OMOIDE ESP G2 SATIE ONODA TSUGIKO HONGO KK
OMOIDE EXT G2 AKINORI HORIE HALLEY
OMOIDE SEXTG2 TERUMASA SAITO JUNDIAÍ MUTSUMI KAI
B-1 MINORU ASAEDA TSUGIKO HONGO KK
A-3-2 MARLI MASSUDA SAÚDE ACE
ESP-3-2 MARIA KANEKO ITO IRENE SACAYEMURA KK

(Texto e fotos de Silvio Sano)

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ