Comportamento Notícias Perfil

Pastor Hirotaka Tokuhiro se despede do Brasil em grande estilo

Pastor Hirotaka Tokuhiro abençoado por Deus, querido por todos. (Foto: Luci Judice Yizima)

Abençoado por Deus e querido por todos, o pastor Hirotaka Tokuhiro da Comunidade Evangélica Luterana, Congregação Japonesa de São Paulo se despede do Brasil em grande estilo com culto em português e Japonês, com a igreja lotada. No último domingo, foi celebrada a missa de despedida com almoço, servido churrasco bem à moda brasileira.

Natural de Fukuoka (Japão), há 26 anos é pastor, Hirotaka Tokuhiro acompanhado de sua esposa Yumiko Tukuhiro estão há10 anos radicados no Brasil,  desenvolveu grandes atividades na Comunidade Evangélica Luterana, Congregação Japonesa de São Paulo, localizada na Liberdade e em Diadema. Também participou no Rio Grande do Sul e em Mogi das Cruzes. Com carisma e dedicação transformou a igreja em um local agradável para orar, ensinar e aprender a palavra de Deus (Lutero).

 

“Realizei muitas atividades e conseguimos concluir muitas obras com a ajuda de todos. E somos hoje uma grande família”, conclui o pastor Tokuhiro. (Foto: Luci Judice YIzima)

 

Na Liberdade criou um Centro Cultural agregado a igreja onde as pessoas cantam, dançam, tocam instrumentos musicais, tem curso de japonês e português, aulas de computação. Com espírito empreendedor, transformou lugares ociosos em um alojamento, onde recebe estudantes do mundo inteiro, fazendo intercambio. O pastor multiplicou o número de visitantes à igreja em Diadema. Criou e desenvolveu várias atividades na comumidade Jardim das Nações II com mais de 40 jovens e crianças como cursos de Kung Fu,  cursos de; japonês, português, inglês, espanhol, computação, música, dança.

O pastor Tokuhiro fala da importância da presença da igreja em comunidades carentes. “Eu digo que pastor não é perfeito. Mas tenho ideias, vontade e ação.Trabalhar em comunidades como Diadema foi muito importante, aprendi muito, mais do que ensinei. O Brasil é um pais muito especial e abençoado por Deus, as pessoas são alegres, divertidas, não importa a sua posição social. Foi um grande aprendizado”, comenta. “Realizei muitas atividades e conseguimos concluir muitas obras com a ajuda de todos. E somos hoje uma grande família”, conclui o pastor.

Em entrevista a alguns membros e frequentadores da igreja, todos são unânimes em dizer que o pastor Tokuhiro é uma pessoa muito especial e carismática. “Ele é um líder nato, só tenho elogios, pois desenvolveu e fez grandes obras. Ele fala, escuta as propostas sugeridas. Aprimora e valoriza a opinião do coletivo. Em Diadema foi a maior escola, onde conquistou à comunidade”, elogia Sonia Nakabayashi e seu esposo Jorge Nakabayashi.

 

“Ele é um líder nato, só tenho elogios, pois desenvolveu e fez grandes obras”, diz o casal Nakabayashi. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

 

Outra que não poupa elogios ao pastor é Mirian Nishizawa e comenta que, “ele é uma pessoa franca, alegre, encantador e admirável. Muito Sinpático e carismático. Ele tem o poder de unir as pessoas, é um líder!”.

 

“Ele é uma pessoa franca, alegre, encantador e admirável. Muito Sinpático e carismático. Ele tem o poder de unir as pessoas, é um líder!”, elogia Mirian Nishizawa. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

Para Kelly Suga e sua Família que acompanha as atividades do pastor desde que chegou ao Brasil menciona que, “durante os 10 anos que convivemos com o pastor foi muito produtivo. Ele é muito solícito e sempre pronto a ajudar. Espero que ele volte ao Brasil”.

Alice Sano sempre esteve se não em todas, na maioria das atividades muito próxima ao pastor Tokuhiro. Enaltece o casal Tokuhiro, diz que aprendeu muito durante os 10 anos de convivência. “Tive boas experiências aqui e no Japão. Ele deu 23 palestras no Japão que me surpreendeu, nos quais apresentou um Brasil próspero, diferente do que os japoneses estão acostumados a ver. A sua dedicação e amor ao próximo fez com que literalmente eles vestissem a camisa do Brasil”, enaltece.

 

“Tive boas experiências aqui e no Japão. Ele deu 23 palestras no Japão que me surpreendeu, nos quais apresentou um Brasil próspero, diferente do que os japoneses estão acostumados a ver”, diz Alice Sano. (Foto: Luci Judice Yizima)

 

 

O primeiro hóspede do alojamento da igreja foi Hiroyuki Sunazuka em 2010, como se diz: ‘A boa casa o filho retorna’, entre idas ao Japão e vindas ao Brasil, sempre que tinha vaga preferia se hospedar na Igreja por acolhimento e ser próximo do  centro. Ele também não poupa em dizer que o pastor Tokuhiro é um excelente líder. “Ele é um empreendedor e um administrador nato. Ele tem visão focada na solução e não no problema. Sempre ele está atento a previnir os problemas. Sempre fez melhorias aqui, ele é muito divertido transformando o lugar acolhedor e famíliar”, afirma Hiroyuki.

 

Foto: Luci Judice Yizima

 

O pastor Tokuhiro será substituído pelo pastor Luis Melo de 33 anos, natural de São Luis do Maranhão, qua há alguns anos vinha auxiliando e dividindo as tarefas da igreja. “Pastor Tokuhiro é um grande mestre internacional. Sua dedicação, seu engajamento, sua experiência foi um grande aprendizado. Ele é um bom político e diplomata, trabalhar com ele foi uma experiência muito boa! Vou manter as atividades e relações desenvolvidas por ele”, garante Melo, que terá uma grande responsabilidade de manter o legado do seu antecessor.

 

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ