Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura

Plantio de Sakura e ipês, em SBC, marcam datas da comunidade e do município

A cidade de São Bernardo do Campo comemorou seu 467º aniversário no dia 20 de agosto de 2020. Aproveitando o ensejo e a impossibilidade, devido à pandemia, de se também comemorar o 112º da imigração japonesa no Brasil, conforme comunidade nipo-brasileira local realiza todos os anos na cidade, por iniciativa do vereador Hiroyuki Minami, a Câmara Municipal aprovou a realização de uma comemoração mútua com plantios das árvores simbólicas do Brasil-ipê e do Japão-sakura, na Praça Kasato Maru, localizado na Rua Joaquim Nabuco, do mesmo município.
Para isso, convidou representantes de todas as associações e entidades nipo-brasileira local, além de algumas personalidades, por realizações significativas ao município ou à própria comunidade. A solenidade teve transmissão ao vivo, via Facebook e lá permanece (página do vereador).
Dentro da programação, houve também apresentações de dois grupos conhecidos de taikô local, o Kiendaiko de São Bernardo do Campo e o Mizuho Wadaiko, da associação Mizuho.
Veja o significado dessa solenidade no texto, abaixo, de Kunime Iwamoto, presidente da Rengokai – União as Associações Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo.

Pano de Fundo
A comunidade Nipo-Brasileira de São Bernardo está representada por uma entidade denominada União das Associações Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo – Rengo-Kai, que agrupa quatro associações Culturais locais (Acrepa, Bunka SBC, Grêmio Rudge Ramos e Mizuho) cuja missão é promover, entre seus associados, atividades culturais, recreativas e esportivas com intuito de preservar e divulgar os valores e a tradição da cultura japonesa.
Em épocas normais, a entidade promove eventos regulares com essa finalidade de promover e divulgar a cultura japonesa: em Junho, mês de comemoração da imigração japonesa no Brasil, promove o Festival denominado Japão em São Bernardo, que em 2020, caso fosse realizado, estaria a sua 38ª Edição.
No mesmo mês, por iniciativa do Vereador Hiroyuki Minami, através de decreto legislativo, um personagem da comunidade nipo-brasileira é homenageado, com a outorga da Medalha João Ramalho, honraria destinada às pessoas que contribuem ou contribuíram significativamente com o município.
A homenagem, normalmente, seria realizada na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em Sessão Solene. Para o ano 2020, o homenageado escolhido tinha sido o Sr. José Uematsu, empresário, há muitos anos radicado no município, contribuindo ativamente com ações empreendedoras e comunitárias em São Bernardo do Campo. No corrente ano, esse e outros eventos foram cancelados.
Outros eventos realizados pela Rengokai, em anos normais, para o grande público são o Undokai e Bon-Odori, Em 2019, foi realizado o 1º FIB – Forum de Integração Bunkyo, evento liderado pelos jovens da comunidade visando a busca de identidade nikkey e compreensão dos valores da cultura japonesa. Estes eventos também foram ou serão cancelados no ano corrente.
Em São Bernardo existem três locais físicos relacionados à comunidade Nipo-brasileira: Pavilhão Japonês na Cidade das Crianças, hoje um tanto abandonado, a Praça dos Meninos cujo paisagismo foi inspirado em um jardim japonês, com luminárias tyotins, lago de carpas e ponte típicas, local onde foi realizado o Bon-Odori da cidade. E a praça Kasato Maru, onde em 2008, centenário da imigração foi levantado este portal com formato de um navio, que representa o Kasato Maru.

A solenidade do plantio
Num ano atípico, onde praticamente todos os eventos públicos foram cancelados, para não passar em branco a homenagem aos 112 anos de imigração japonesa, o vereador Hiroyuki Minami promoveu esse da plantação de 10 pés de Sakura e 10 de ipê, simbolizando, através das árvores típicas do Japão e do Brasil, a forte integração entre os dois povos cujo início ocorreu em 1.908 com um grupo de imigrantes japoneses trazidos por este navio que dá nome à praça e muito bem representado pelo portal com o formato dessa embarcação.
As 20 árvores foram plantadas, uma a uma, pela autoridade municipal, Valter Moura Jr., Secretário de Desenvolvimento Econômico, representando o Prefeito Orlando Morando; pelo Vereador Hiroyuki Minami; pelos representantes de entidades locais, como as associações culturais nipo-brasileiras (Rengo-kai, Acrepa, Bunka SBC, Grêmio Rudge Ramos, Mizuho); Escola Harmonia; Seitas religiosas Seicho-no-Ie e Sukyo Mahikari; grupos esportivos de Tênis de Mesa e Gateball; além de cultura representada pela presidente da Regional de Karaokê, da União Paulista de Karaokê (UPK). Também participaram no plantio algumas personalidades como o homenageado do ano com a Medalha João Ramalho; Sr. José Uematsu, a arquiteta que projetou e construiu o portal Kasato Maru, Sra. Noeli Satiko Yasuhara; e, representando o Grupo Jovem do Rengo-kai de São Bernardo, Sr. Alexandre Ochiai.
As árvores foram gentilmente doadas pela Expo Plantas Ogata (Sr. Paulo Ogata), que também cuidará da manutenção das mesmas.

(texto: Kunime Iwamoto – fotos: da transmissão ao vivo)

Abertura Oficial: 1. Mestre de Cerimônia da Câmara SBC, João 2. vereador Hiroyuki Minami 3. Kunime Iwamoto, presidente da Rengo-kai SBC 4. Valter Moura Jr, Secretário do Desenvolvimento, representando o prefeito Orlando Morando
Representantes das entidades
Vista de parte do público, formado por representantes convidados
Sorteio para determinar a sequência dos plantios
Apresentação do Grupo Kiendaiko de São Bernardo do Campo
Tem início os plantios de sakura e ipês
Plantios uma a um, com placa indicando a árvore e identidade  da entidade padrinho
Algumas poses à posteridade
O vereador Hiroyuki Minami agradece aos representantes da Expo Plantas Ogata pela doação das mudas e terras adubadas
E tem início a recuperação do monumento com pintura das pichações, que também fazia parte da programação.
Grupo Mizuho Wadaiko, da Associação Mizuho se apresenta para finalizar o evento
O vereador Minami dá por encerrado o evento

 

 

Silvio Sano

- Formado em arquitetura pela Univ. Mackenzie (1974); conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista 1975, lua-de-mel 1980, Univ.Nagoya 1985/887 e decasségui 1989/1992); escritor (sete livros, sendo Kontos, Krônicas & Kanções, o último); colunista e chargista desde 1996; jornalista (2012);
- Compõe versões em português de músicas estrangeiras, em especial da japonesa;
- um dos administradores dos sites UPK, Nikkeyweb e, agora, Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual = Konflitos Nikkeis, mesmo mais de um século depois);
- Tem páginas no Facebook, Twitter e Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Procurando Emprego??

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ