Comer & Beber Notícias

Produtos japoneses são apresentados na APAS Show 2017 em SP

Um dos grandes destaques é a legítima carne wagyu de Kagoshima (a maior região produtora do Japão) da empresa Sankyo Meat; exportadora espera fazer sua primeira venda a partir da feira da APAS. Executivos de seis companhias do Japão participam da APAS Show 2017, maior feira do setor supermercadista do mundo, em busca de parceiros para iniciar ou ampliar seus negócios no mercado brasileiro. Com a culinária e a cultura japonesa em alta, médias e grandes redes supermercadistas passaram a abrir espaço em suas gôndolas e prateleiras para produtos importados do Japão.

 

Estandes do Japão atrai visitantes. Foto: Luci Judice Yizima

 

Foto: Luci Judice Yizima

 

O sabor singular da culinária japonesa está sendo exibida na APAS Show 2017, maior feira de negócios do setor supermercadista do mundo, por uma comitiva de seis companhias do Japão sob a coordenação da Japan External Trade Organization (JETRO), organização de fomento do comércio exterior do Japão. Essa é a terceira vez que um grupo de empresas nipônicas participa do evento, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 2 e 5 de maio. Na bagagem elas trazem produtos genuinamente nipônicos, desenvolvidos com dedicação, tecnologia e inovação para oferecer qualidade e segurança à mesa dos brasileiros.

 

Estande faz degustação de Curry Foto: Luci Judice Yizima

 

As seis empresas fabricantes e exportadoras, que ocuparão o Pavilhão Japão (Pavilhão Azul – Rua D 1/2), querem na APAS difundir seus produtos nas mais longínquas regiões do Brasil, tornando-os acessíveis a todos os brasileiros que apreciam saborear a legítima comida japonesa. Um dos grandes destaques deste ano é a carne wagyu de Kagoshima (a maior região produtora de carne de wagyu no Japão) da empresa Sankyo Meat. A wagyu é uma raça de gado japonesa e a comercialização da carne trazida pela Sankyo só foi possível em razão de um acordo entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão e o Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca daquele país também. A Sankyo, tradicional exportadora, tem grande expectativa de realizar sua primeira venda para o Brasil a partir da feira.

 

Executivos japoneses exibem as massas japonesas para lamen. Foto: Luci Judice Yizima

 

Produtos inéditos no mercado brasileiro – Entre outros destaques que serão apresentados na APAS Show 2017 estão produtos inéditos como o lámen kitakata da Igarashi Seimen e os molhos diversos para marinar carnes e frutos do mar, além do shoyu (molho de soja) produzido por meio de fermentação natural da Morita, empresa com mais de 350 anos de tradição, que será representada pela Arcane Limited, cujo objetivo é encontrar um parceiro para terceirizar sua produção no país.

 

Shoyus são atrativos de um dos estandes. Foto: Luci Judice Yizima

 

No portfólio de produtos no Pavilhão da JETRO ainda estão o salgadinho tipo snack Happy Turn, um dos mais vendidos do Japão, produzido pela empresa Kameda e representada na feira pela Sunrise Trading, o incomparável shoyu da Kikkoman, nas versões tradicional e reduzido de sal, e o mais vendido missoshiru instantâneo japonês, Asage, fabricado pela Nagatanien e apresentado pela World Links no Expo Center Norte.

 

Kikkoman também presente na APAS. Foto: Luci Judice Yizima

 

Brasil, um país de oportunidades – Para Atsushi Okubo, diretor-presidente da JETRO no Brasil, o mercado brasileiro é um oásis de oportunidades para os japoneses, sobretudo pelo longo histórico da imigração nipônica, que proporcionou ter contato com a cultura e a culinária daquele país, e consequentemente, grande abertura a novos produtos, sabores e ingredientes. “O brasileiro está sempre aberto a conhecer novos produtos, o que favorece esse momento da gastronomia no Brasil e por esse motivo o estreitamento dos dois países nesse segmento cria uma relação em que ambos se beneficiam. Ganha o povo brasileiro, por ter acesso a novos conceitos e novos produtos sem ter de abrir mão de recursos vultosos para uma viagem ao exterior para buscar novos ingredientes, e ganha o povo japonês, que pode oferecer o que tem de melhor em sua cultura gastronômica milenar”, diz Okubo.

 

Foto: Luci Judice Yizima.

 

O otimismo do presidente da JETRO justifica-se. Com a popularização da culinária japonesa no país, médias e grandes redes supermercadistas abriram espaço em suas prateleiras para produtos importados daquele país, pois consumidores têm buscado novidades no cardápio, a fim de obter novas experiências gastronômicas. “Sem dúvida são produtos muito bem-vindos nas gôndolas dos supermercados. O tema deste ano da feira é ‘Empoderamento. Todos Podem’, que escolhemos após observarmos uma sociedade que se vê frente à conquista da liberdade por decidir e controlar o próprio estilo de vida nas relações de consumo. E o que temos percebido é a busca cada vez maior por produtos com apelo saudável e, claro, de qualidade. E os japoneses agregam e entregam ambos atributos”, diz Erlon Ortega, vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e diretor da APAS Show 2017.

 

Molhos e Shoyus são atrativos de um dos estandes. Foto: Luci Judice Yizima

 

Presença internacional marcante na feira – Outro termômetro para as empresas capitaneadas pela JETRO são os bons resultados gerados na APAS Show 2016. No ano passado o evento contou com 170 expositores internacionais (31 deles estreantes), e o Projeto Comprador APAS-APEX registrou 683 reuniões de negócios entre 103 empresas brasileiras e 31 importadores estrangeiros, com o fechamento de US$ 76,95 milhões em exportações, considerando vendas durante a rodada e para os 12 meses seguintes.

 

Brasileiros procuram novidades no estandes do Japão. Foto: Luci Judice Yizima

 

Apesar do cenário econômico instável, o setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 338,7 bilhões em 2016, um crescimento de 7,1% na comparação com 2015, de acordo a 40ª Pesquisa Ranking ABRAS, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a Nielsen. O resultado registrado em 2016 pelo setor representa 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Visitantes degustam produtos japoneses. Foto: Luci Judice Yizima

 

A JETRO é uma organização oficial de comércio exterior e investimentos do Japão, sem fins lucrativos. Estabelecida em 1958, a instituição conta hoje com 46 escritórios domésticos e 73 no exterior, em 54 países, sendo um no Brasil, em São Paulo.

 

SERVIÇO APAS Show 2017

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Horário: de 2 a 4 de maio, das 14 às 22 horas e 5 de maio, das 13 às 19 horas

Ingresso: Informações na página http://www.apasshow.com.br/inscricoes

Sobre a JETRO (www.jetro.go.jp/brazil)

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

%d blogueiros gostam disto: