Acontece Cultura Literatura

Sarau de poesia japonesa no Rio homenageia nova era do Japão

Núcleo de Haikai do ICBJ (Foto: divulgação)

No próximo dia 8 de junho, das 15h às 18h, o Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ) promoverá a quinta edição do Sarau de Haikai e Haiku. Este ano, o evento comentará um pouco da etimologia do nome Reiwa, escolhido para denominar a nova era no Japão  –  era Reiwa, período que se iniciou no último 1º de maio, com a entronização do novo imperador, Naruhito. Na roda de leitura, estarão poemas de autores clássicos, como Matsuo Bashô, Kobayashi Issa, Masuda Goga, Nenpuko Sato, Guilherme de Almeida, Paulo Franchetti, Benedita de Azevedo entre outros. 

 

Núcleo de Haikai do ICBJ (Foto: divulgação)

 

O evento é aberto a todos e voltado tanto para quem já conhece um pouco desse estilo de poesia japonesa, quanto para quem deseja descobrir um pouco mais sobre a cultura milenar desse país através de sua produção escrita.

 

Núcleo de Haikai do ICBJ (Foto: divulgação)

 

Estão previstos ainda o lançamento de um livro e uma apresentação musical. Nesta ocasião, o Núcleo de Haikai do ICBJ celebrará ainda o aniversário de cinco anos do grupo, dedicado ao debate, estudo, divulgação e produção de haikai. Veja a Programação completa no link https://icbj.com.br/p/sarau-haikai-haiku-na-era-reiwa/

 

Núcleo de Haikai do ICBJ (Foto: divulgação)

 

O que é haikai?

Poema conciso de origem japonesa, composto de dezessete sílabas métricas distribuídas em três versos (cinco, sete e cinco). Não possui rima nem título e com o kigo, termo da estação do ano.  

É uma forma de arte que valoriza o simples, aguçando no leitor o espírito contemplativo e descritivo das imagens expressas no poema. Os temas mais explorados nos haikais são referentes ao cotidiano e à natureza. No Brasil, assume características próprias: tradicional, livre e da escola de Guilherme de Almeida ( com título e rima).

 

Núcleo de Haikai do ICBJ (Foto: divulgação)

 

Sobre o NHICBJ

O Núcleo de Haikai do ICBJ foi criado há 5 anos . O grupo se dedica a estudar a produção clássica do Japão e no Brasil. Seus integrantes também escrevem e organizam reuniões mensais, que são abertas ao público em geral. O Núcleo também apoia a produção e tem contato com alguns dos principais haikaístas no Brasil.

poesia japonesa Núcleo de Haikai do ICBJ

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

KARATÊ