CAPA Comportamento Novidades Perfil Saúde & Bem Estar

Tery Kanakura destaca a utilização do Feng Shui na arquitetura

É preciso neutralizar os fluídos nocivos para não comprometer a circulação de energia. Foto: divulgação

 

Ano novo, e com ele, pensamentos positivos, toda promessa de grandes realizações e progressos! Mas o ambiente também precisa de mudanças, para fazer valer essa regra, a arquiteta Tery Kanakura utiliza o Feng Shui nos projetos de arquitetura e decoração. Com tantos conceitos flutuando em torno da profissão, a arquiteta decidiu estudar além da arquitetura, as áreas do Feng Shui, neuroarquitetura e da Bioconstrução. 

Confira a entrevista de Tery Kanakura, onde a arquiteta destaca a importância da aplicação do Feng Shui em seus projetos. Afirma que para a energia fluir de maneira livre na edificação, principalmente em residências, é preciso fazer a decoração de acordo com os milenares ensinamentos do Feng Shui. 

Portal Oriente: Por que você optou por arquitetura? Teve influência de alguém? 

Tery Kanakura: A minha formação é em Arquitetura e Urbanismo. Desde criança eu colecionava plantas baixas de casas e sempre soube que faria arquitetura. Meu irmão é engenheiro e meu avô tinha depósito de construção. 

 

Portal Oriente: Como surgiu a ideia de você trabalhar com Feng Shui na arquitetura? 

Tery Kanakura: Há algum tempo atrás comecei a estudar outras áreas além da arquitetura, como a bioconstrução e o Feng Shui. São áreas que se complementam e se ajudam para compor um projeto de boa qualidade e em harmonia com o ambiente. 

 

Portal Oriente: Como você vê o conceito do Feng Shui? 

Tery Kanakura: O pilar principal do Feng Shui é a harmonia a partir do equilíbrio dos 5 elementos: Fogo, Água, Madeira, Terra e Metal. O Feng Shui é baseado na observação da natureza e formas de harmonizar o ambiente de acordo com essas observações. 

 

Portal Oriente: Como usá-lo na arquitetura e na decoração? 

Tery Kanakura: Um bom projeto de Feng Shui começa com a compra do terreno para a construção do imóvel. Um terreno plano ou em aclive é mais benéfico que um terreno em declive, por exemplo. Os antigos entendiam que era mais benéfico construir em lugares altos que em lugares baixos para evitar as cheias dos rios. A construção da casa deve obedecer às direções que beneficia a pessoa ou a família que vai ocupar o imóvel.  

Essa é uma das razões para que o projeto seja específico e exclusivo, não podendo ser padronizado. Dicas que servem para qualquer ambiente é sempre deixar limpo, organizado, arejado e sem obstáculos na circulação. 

 

Portal Oriente: Você acredita em terapias de ambientes? 

Tery Kanakura: Acredito e vejo os resultados diariamente do que estudo. São ensinamentos milenares que foram deixados e que se bem aproveitados proporcionam harmonia, saúde e bem estar as pessoas que utilizam o ambiente. 

 

Portal Oriente: Como promover um ambiente saudável? 

Tery Kanakura: Existe uma máxima que uma casa saudável é uma casa onde bate o sol. Desde a antiguidade já se percebia que o sol tinha a função de manter o ambiente livre de fungos e bactérias, ajudando a promover um espaço saudável. 

 

Portal Oriente: Quais são as técnicas do Feng Shui no ambiente? 

Tery Kanakura: O Feng Shui trabalha com elementos materiais para obter resultados não materiais. Para isso existem as cores, as direções, as curas que são trabalhadas para atingir a harmonia do ambiente. 

 

Portal Oriente: Quanto tempo em média leva para trabalhar o Feng Shui em um ambiente? 

Tery Kanakura: O projeto é relativamente rápido o que pode demorar é a conscientização do indivíduo em relação ao imóvel que ele utiliza. Um exemplo seria a pessoa desorganizada. Em relação ao ambiente seria só organizar. Mas a conscientização da pessoa manter o ambiente organizado pode ser mais demorado. 

 

Portal Oriente: Para finalizar, qual o maior desafio do Feng Shui na arquitetura? 

Tery Kanakura: O maior desafio é a conscientização de que nós fazemos parte do meio e que não existe harmonia externa sem harmonia interna.

É preciso neutralizar os fluídos nocivos para não comprometer a circulação de energia. Aplicando essa técnica é possível, dia a dia, ir transformando o mal estar e estresse em felicidade com satisfação interior, além de ativar as energias necessárias para que cada morador possa alcançar seus objetivos e suprir suas necessidades.

O Feng Shui é a técnica usada na China há milhares de anos para promover equilíbrio interior e circulação de bons fluidos nos ambientes. A ideia é expandir as energias positivas dentro da edificação permitindo que o ambiente possa receber as melhores vibrações da natureza. Sempre observando os detalhes na disposição dos cômodos e na decoração promovem a harmonização dos espaços, aumentando a qualidade de vida dos moradores que ficam com bom astral, cheios de paz e alegria.

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ