Acontece CAPA Empresas & Economia Esportes

VIII Festival Nacional de T-Bol – Taça Yakult reúne atletas nos dias 4 e 5 de novembro

CT/Academia da Yakult terá número recorde de 27 equipes de cidades de São Paulo e do Paraná. (Foto: Divulgação)

A cada ano, o Festival T-Bol é mais prestigiado pelos atletas mirins e suas famílias. E isso é um estímulo para que mais crianças se interessem pelo beisebol. No próximo fim de semana – dias 04 e 05 de novembro –, o Centro de Treinamento/Academia de Beisebol Yakult, localizado em Ibiúna, interior de São Paulo receberá a 8ª edição do Festival Nacional de T-Bol – Taça Yakult. Organizado pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), o torneio terá um novo recorde histórico no número de participantes, com 27 equipes dos estados de São Paulo e do Paraná.

“A cada ano, o Festival T-Bol é mais prestigiado pelos atletas mirins e suas famílias. E isso é um estímulo para que mais crianças se interessem pelo beisebol”, acentua o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto. (Foto: Divulgação)

Formados por meninos e meninas com idades entre 5 e 8 anos que praticam beisebol em seus clubes, os times reúnem aproximadamente 400 atletas das equipes Anhanguera, Atibaia, Bastos, Cooper A, Cooper B, Cooper C, Gecebs, Gigante, Guararapes, Ibiúna A, Ibiúna B, Indaiatuba, Marília A, Marília B, Maringá, Mogi das Cruzes, Nikkei Curitiba A, Nikkei Curitiba B, Nippon Blue Jays A, Nippon Blue Jays B, Nippon Blue Jays C, Osasco, Pinheiros, Piracicaba, Presidente Prudente, Tozan e Tupã.

No sábado, os 27 times serão divididos em um grupo de seis equipes, um de cinco equipes e quatro de quatro equipes que jogarão entre si dentro dos grupos. No domingo, serão formados novos grupos que também jogarão entre si. “Este é, sem dúvida, o maior evento de T-Bol realizado até agora”, comemora Ricardo Iguchi, responsável pelo Departamento Técnico da CBBS.

O torneio, que serve como iniciação para as crianças no esporte, tem como principal objetivo estimular o gosto pelo beisebol e é considerado o primeiro passo para a formação de grandes jogadores no Brasil. “O T-Bol é importante para que as crianças entendam melhor as regras e aprendam que o objetivo não é ganhar, mas jogar”, ressalta o dirigente.

Ricardo Iguchi reforça, ainda, que o torneio é realizado para que as crianças que praticam beisebol em seus clubes possam se divertir e aprender a gostar ainda mais do esporte. Com essa atividade, as crianças podem desenvolver melhor a coordenação motora e a técnica de swing (uma tentativa de rebater corretamente). “Temos vários atletas brasileiros atuando no exterior que começaram jogando T-Bol e se profissionalizaram”, relata.

A Yakult é uma tradicional apoiadora do beisebol no Japão, onde mantém o time profissional Tokyo Yakult Swallows, e investe no esporte no Brasil desde 1999. “A cada ano, o Festival T-Bol é mais prestigiado pelos atletas mirins e suas famílias. E isso é um estímulo para que mais crianças se interessem pelo beisebol”, acentua o presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto.

A cerimônia de abertura será às 8h do sábado (04.11), com jogos em seguida. No domingo (05.11), as competições também começarão às 8h e, no final, haverá cerimônia de encerramento com entrega de medalhas para todos os participantes, que também ganharão brindes da Yakult. A entrada é gratuita.

O JOGO

No T-Bol, em vez de o pitcher arremessar a bola, usa-se o ‘T’ que fica em cima da base. O rebatedor bate a bola que está no ‘T’ e corre para a primeira base, enquanto a defesa tenta eliminar o rebatedor. Se o rebatedor alcançar a primeira base vira corredor que, depois, tenta alcançar a segunda base, a terceira base e o home. Assim que o corredor completar uma volta, faz o ponto.

A defesa tenta eliminar o corredor e, assim que conseguir três eliminações (ou se o ataque fizer 5 pontos), encerra o inning trocando ataque e defesa. O inning termina com 3 outs ou 5 pontos. Todo o lance é interrompido quando a defesa devolver a bola para o técnico. O restante é igual ao beisebol.

TRADIÇÃO

O CT/Academia de Beisebol Yakult possui 226 mil m2 de área total, comporta 3 mil pessoas e possui três campos oficiais, salas de musculação, de fisioterapia e de treinamentos, piscina, quadras poliesportivas e estacionamento para mil carros. O Centro de Treinamento também é a sede da Academia MLB Brasil, em uma iniciativa conjunta entre a Major League Baseball (MLB), dos Estados Unidos, e a CBBS.

SERVIÇO

Centro de Treinamento/Academia de Beisebol Yakult

Local – Rodovia Bunjiro Nakao, km 58,5 – Ibiúna – São Paulo

Datas e horários – 04 e 05 de novembro – a partir das 8h

Entrada gratuita

Mais informações

O Leite Fermentado Yakult completa 88 anos em 2023 e é o carro-chefe da empresa sediada em Tóquio, no Japão. Desde que o médico Minoru Shirota criou o leite fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult Honsha, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2022). Para outras informações, basta acessar o site www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficialInstagram @yakultbrasil e TikTok/yakultbrasil.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ