Aconteceu! Você viu? CAPA Cultura Karaokê Musica

XXVIII ACREPA consolida retorno de taikais presenciais

Em final de semana repleto de eventos vinculados à comunidade nipo-brasileira, na Capital e por todo o Estado, ainda mais pela comemoração dos 114 anos da Imigração Japonesa no Brasil, o XXVIII Karaokê Taikai da ACREPA, presencial, realizado no dia 3 de Julho, provou que, apesar de algumas ausências relacionadas ao que motivou a interrupção desse evento por mais de dois anos, foi um sucesso, do agrado geral de forma a consolidar a volta dos eventos presenciais. Importante lembrar que os protocolos sanitários foram cumpridos.
Realizado em seu auditório sito à Rua Pedro de Toledo, 320 – Vila Paulicéia (SBC), contou com a inscrição antecipada de mais de 270 cantores e mais 8 tobiiris (inscrições no dia) e transcorreu sem anormalidades para até terminar com uma hora de antecedência em relação ao programado.

Sem título-2

Após 2 anos sem karaokê, acredito que todos estavam ansiosos para pegar o microfone, e voltar a sentir aquela enorme emoção de antes”, afirmou Luzia Hebara, diretora de Karaokê da associação. “Mas a colaboração de todos, desde faxineira, manobrista cantores, contribuições (kifu), jurados, foram muito gratificantes. Sem esta grandiosa colaboração, nenhum karaokê não conseguiria grande sucesso”, concluiu ela.

Parte da Comissão Organizadora com som a cargo da Sasaki Som
Comissão Organizadora completa
Contagem/Informática de Kimiko Taniguchi

Ao nosso Taikai deste ano adotamos o seguinte objetivo: incentivar idosos, crianças e shinjins, revelou Kunime Iwamoto, coordenador geral do Taikai. “Para idosos acima de 86 anos, distribuímos brindes (produtos japoneses) e para os acima de 90, um pouco mais reforçados. Sem muita novidade, premiamos todas as crianças; assim como aos shinjins, dos quais até uma Tobiiri também ganhou arroz”, reforçou. Mas para isso precisávamos de verbas. Por isso um dos principais trabalhos da comissão foi trazer patrocinadores. O importante era evitar prejuízo”, complementou satisfeito com o resultado final obtido. “Ah! Quero agradecer também à Kimiko Taniguchi, nossa responsável pela contagem, que com muita paciência elaborou toda arte, que nos ajudou na conferência, o que nos poupou muito trabalho”, fez questão de frisar.

O Taikai

O evento começou dentro do horário programado, com o público lotando o auditório desde as primeiras horas, ansioso também por reverem os cantores e esse tipo de evento.

O Corpo de Jurados foi composto pelos professores Yasue Kitsuwa (presidente), Alexandre Hayafuji e Douglas Nishikawa. Hayafuji ocupou o lugar que seria de Yoshiko Yamada, que teve de declinar da incumbência por motivo relacionado com a doença do momento. “Tivemos sorte de o Alexandre estar disponível. Ele substituiu a Yamada sensei que nos informou ter positivado 3 dias antes”, confirmou Iwamoto.

A Abertura Oficial ocorreu às 11h e formaram a mesa, além da presidente do departamento de karaokê, Luzia Hebara, a presidente da União Paulista de Karaokê (UPK), Tiyomi Takase; e o presidente da Regional ABCD Bx Santista, Masahiro Nishikawa, tendo como mestre de cerimônia o coordenador Iwamoto.

Os apresentadores ao longo de todo evento foram: Luzia Hebara, Kunime Iwamoto, Harumi Kanatani, Teruko Mitsunaga e Kazumi Kimura.

No horário do almoço e também quase ao final do evento, o público foi contemplado com shows de quatro renomados cantores e/ou professores, Emílio Goto, Douglas Nishikawa, Alexandre Hayafuji e Shoko Nozawa, dois dos quais jurados nesse dia. Em sua vez, Hayafuji se emocionou, cantando com olhos lacrimejados.

O que ficou visível durante todo o transcorrer foi ver os cantores se apresentando com seus semblantes de satisfação, mas também de nervosismo e emoção por voltarem a subir no palco para cantarem diante de público atento, conforme a presidente do Departamento de Karaokê afirmou acima.
O número de crianças participantes também foi considerado bom diante do momento e, conforme informou o coordenador Iwamoto, todas receberam prêmios, independentemente de classificação.

Algumas premiações abaixo, lembrando que quando houve 3 classificados, todos receberam 5 kg de arroz, do tipo japonês, com exceção do primeiro que, além do arroz, recebeu certificado da UPK e voucher com direito a gravação no Estúdio Guinza:

Pelo fato de voltar a ser um evento presencial alguns grupos de cantores vieram de longe para participar e reencontrar os amigos, como os marcantes de Guarulhos e Praia Grande/Santos.

Grupo de Praia Grande (Santos)

Lista dos Campeões por categoria

CATEG NOME MUSICA
B-8 TSUNEKO NAKASONE SHINOBU AME
B-7/6 EMIKO ARAI YUME TSUBOMI
A-7 SADAE KATO SAKURA MITI
A-6 PAULO SHIRATORI TIGUIRI PART II
ESP98 MITSUKO NAKATI URAMATI SAKABA
ESP72 MARIO ITO OREWA SABISHIINDA
ESP71 MASSAO GOTO KIMIKOSO WAGA INOTI
ESP-6 HELOISA TAMASHIRO SHIAWASEWA SUGU SOKONI
EXT-9 TAKANORI FUKUHARA OMOKAGUE NO SATO
EXT-8 TOMICO SHINOHARA NOTOJIMA MIREN
EXT-7 YUTARO KIMURA KOKORO BANA
EXT62 SONIA SAKURAMOTO OSAKA DODOMPA
EXT61 SONIA KAMEI AISHU NO SAKE
SUP10 SUSSUMU MATSUURA KOSHUU
SUP-9 WATARU NAKAZAKI AKAI MAFURA
SUP-8 ANGELICA TASHIRO GAMPEKI NO HAHA
SUP-7 FRANCISCO INOUE ETORANZE
SUP-6 MARIO TANAKA KANASHIMI NO ASHIATO
TIB AIKO ARAKAKI AIWA HANA KIMI WA SONO TANE
DOY-A ERIKA MIWA IKEDA KAMOME NO SUIHEISAN
DOY-B EMILY ARAKAKI ITINENSEI NI NATTARA
SHJ MARTA SHIDA MIDARE GAMI
O-B/A LUCAS KOKUBA HAHA NO MAFURA
O-ESP EDUARDO ESAKI AMA OTO
O-SUP NORIKO FUJIMOTO ANYA KOORO
B-5/4 HATSUKO TERUYA YBIYORU
A-5/4 IVETE NAKAHAR TOKINO NAGARENI MIO MAKASSE
ESP-5 EDUARDO KANAI JINSEI FUTARI TABI
O-EXT NAOMI MAEDA SONJO SOKORA NO ONNA
EXT52 MARIA HAYASHIDA DAREYORIMO KIMIO AISU
EXT51 JORGE KAJIYAMA MATI NO AKARI
SUP-5 KAZUE TAKAHIRA AKAI HANA
EXT-4 LUIS HIGA KIMI KOISHI
B-3/2 CECILIA MIYUKI WADA TSUGARU KAIKYO FUYUGUESHIKI
B-1 THAIS MEI ARAKAKI KAMOME NO MATI
A-3/2 EISAKU TANAHARA SHIRETOKO BANKA
A-1 LUCAS KOKUBA HAHA NO MAFURA
ESP21 SANDRO BARROS MITI
EXT-3 MARIO OHZEKI AIWA EIENNI
ESP43 ROSANA SASAKI ANO KANEO NARASUNOWA ANATA
EXT-1 YUMI UEHARA AI KOTOBA
SUP32 HUMBERTO HIDESHIMA KOKORO BANA
EXT-2 NAOMI MAEDA SONJO SOKORA NO ONNA

 (Texto: Silvio Sano – fotos: do próprio e de Eduardo Kanai)

 

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ