CAPA Cultura Entretenimento

Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali estreiam na TV Japonesa – “Mauricio TV”

No Japão as segundas-feiras serão mais animadas com a Turma da Mônica. Foto: divulgação

 

Para quem é fã da Turma da Mônica e mora no Japão, animem-se! Estreia no Japão, no Canal Kids Station, o Programa “Mauricio TV”, que tem três episódios da Turma da Mônica exibidos por mês, às segundas-feiras serão mais animadas. Essa programação terá a duração de seis meses, desde outubro de 2021 à março de 2022, das 9h30 às 10 horas, mas espera-se que seja a primeira temporada de muitas que virão.

A turminha mais amada do Brasil já é conhecida em vários países pelo mundo. Porém, no Japão há uma sintonia com o público infantil que vem crescendo desde quando o personagem Horácio começou a ser publicado, nos anos 80, no jornal “Morango” da Hello Kitty, pela empresa Sanrio que a criou.

 

Programa Turma da Mônica no Japão tem brincadeiras com teor educativo.
Foto: divulgação

 

Confira a entrevista com empresário e desenhista Maurício de Sousa comenta que começou o maior salto foi em 2019, como quando o criador da Turma da Mônica abriu a Mauricio de Sousa Productions – Japan, para lançar vários outros produtos, como refrigerantes, legumes e frutas naturais e até carregador de celular. A amizade de Mauricio com o “rei dos mangás”, Osamu Tezuka, nos anos 80 e a grande comunidade brasileira instalada no Japão foram a base para a Turma da Mônica ganhar a televisão japonesa de vez. Não é pouco em um país onde o anime e o mangá são partes fortes da cultura japonesa.

As animações da série Monica Toy já passam no canal Fuji desde 2020, e este programa já é uma aposta da TV Kids Station, que percebeu a boa audiência dos desenhos neste tempo.  O programa terá outras atrações além dos desenhos animados. Os personagens ao vivo, especialmente adaptados para os japoneses, apresentarão, junto a jovens participantes, brincadeiras com teor educativo. Vão ensinar sobre diferentes culturas pelo mundo com a apresentação de danças e canções, curiosidades, além de ter um quadro com desafios em inglês e português.

 

Portal Oriente-se: Maurício qual a importância dessa nova empreitada internacional com seus personagens?

Maurício de Sousa: Um programa de TV, educativo como esse, em um país onde a educação e cultura são vistos como prioridade, é uma medalha no peito para nossos personagens. A responsabilidade é grande, mesmo porque o nome do programa é o meu nome. Mas estamos confiantes nesse novo passo na área internacional da Mauricio de Sousa Produções.

 

Portal Oriente-se: A apresentadora Minori Flanagan (MINORIN) é brasileira?

Maurício de Sousa: A apresentadora Minorin é Japonesa.



Portal Oriente-se: Os atores são japoneses que fazem os personagens?

Maurício de Sousa: Sim. Os personagens da Turma da Mônica também são japoneses.



Portal Oriente-se: Os personagens sofreram algumas adaptações ou mantiveram a versão original?

Maurício de Sousa: Eles não tiveram nenhuma alteração em seu DNA, as características pessoais de cada personagem foram mantidas exatamente como são aqui no Brasil, mas fizemos alguns ajustes nas máscaras e figurino. As máscaras são um pouco maiores, e os corpos um pouco mais “fofinhos” para ficarem mais próximos aos formatos dos personagens do Japão. Muitas pessoas notaram que os personagens estão usando sapatos, os do Brasil também usam (ao vivo), mas os utilizados no Japão são um pouquinho diferentes.



Portal Oriente-se: Qual foi o maior desafio em fazer esse projeto?

Maurício de Sousa: A parte mais desafiadora foi fazer o treinamento dos atores. Como estamos em pandemia, os ensaios foram feitos no Brasil e transmitidos à equipe japonesa. Tivemos que fazer todo o treinamento remotamente. Com isso lidamos com traduções simultâneas dentro de uma diferença de 12 horas de fuso, dificuldades de locação de espaços para ensaio, lembrando que o Japão atravessava por um período da pandemia mais crítico. E, apesar das dificuldades, as equipes do Brasil e do Japão trabalharam com
todo o empenho e profissionalismo.



Portal Oriente-se: Será criado algum personagem japonês além dos já conhecidos Tikara e Keika?

Maurício de Sousa: Sempre há essa possibilidade quando se fala em mercado internacional. Mas vai depender de como será esta primeira etapa para que os japoneses assimilem nossos personagens principais. Tikara e Keika podem voltar justamente no Japão.



Portal Oriente-se: Para finalizar Mauricio qual é o segredo para se destacar, partindo do princípio que você está no paraíso do animê e do Mangá?

Maurício de Sousa: O Japão é um dos mercados mais exigentes no mundo. Justamente por haver muita concorrência de grandes produções no país. Mas, aos poucos vamos conquistando nossos espaços sentindo a paixão que eles têm pelo Brasil e porque nosso modo de demonstrar o mesmo por esse povo é recíproco.
 

 

Maurício de Sousa estreia programa Turma da Mônica na TV
Foto: divulgação

 

De acordo com o empresário, a parte educativa veio também com a ação da MSP – Japan na distribuição de cartilhas para as escolas japonesas, onde há filhos de brasileiros, com a Turma da Mônica ensinando essas crianças a se adaptarem às escolas japonesas. O governo japonês gostou da ideia e agora estuda a repetição da distribuição das cartilhas para outras famílias de vários países que chegam ao Japão.

Muitos irão perceber que os personagens Mônica, Cascão e Magali ganharam sapatos, assim como o Cebolinha. Isso porque no Japão não se sabe que no Brasil a falta do sapato vem desde a época em que Mauricio iniciava a grande produção de tiras e não tinha tempo de desenhar alguns detalhes, como os sapatos nos personagens criados depois do Cebolinha. Mas ele resolveu manter esse detalhe até hoje aqui no Brasil.

 

Serviço 

“Mauricio TV”:

Onde: TV Kids Station no Japão

Período: Desde 25 outubro de 2021 a  março de 2022 

Canal: Kids Station

Dia/hora: segunda-feira, das 9h30 às 10h

 

Elenco e equipe de produção:

 

Apresentadora: 

–        Minori Flanagan (MINORIN)

 

Crianças:

–        Ivan Konishi (IVAN)

–        Shinobu Shiozaki (SHINOBU)

–        Sara Sugahara (SARA)

–        Nanami Kamitaka (NANAMI)

 

Participação:

–        Fumiya Sanki (FUMIYA)

 

Direção:

–        Masafumi Matsuo

–        Kaine Kanetaka

–        Chiho Okura

 

Produção:

–        Tadayoshi Hirosawa

–        Keisuke Hasama

 

No Brasil:

Coordenação: Alice Takeda

Produção: Mauricio de Sousa Ao Vivo – diretor: Mauro Sousa

Sobre a Mauricio de Sousa Produções 

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 14,5 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 450 títulos de livros e mais de 1,2 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

 

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ

Exposição: A ARTE DE YOSHINO MABE

Exposição: WAKABAYASHI

Assessoria Contábil

KARATÊ