Notícias

Mie Kenjinkai elege nova diretoria com Miyoko Shakuda à frente!

Nova diretoria do Mie Kenjinkai (Foto: Silvio Sano)

Seguindo as formalidades de praxe, em especial as legais, via Edital de Convocação, à Assembleia Geral Ordinária publicada na mídia nipo-brasileira, contando com a presença de quarenta e uma pessoas, entre membros da diretoria de até então e associados, realizando-a no dia 19 de janeiro de 2020, em sua sede social, a Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil elegeu a nova diretoria para a gestão 2020/21, tendo Miyoko Shakuda como sua presidente.

A nova presidente, Miyoko Shakuda (Foto: Silvio Sano)

Como de praxe, cumprindo a Ordem do Dia em conformidade com edital de convocação, foram apresentados os Relatórios de Atividades e Demonstrativo de Resultados, que foram aprovados por aclamação, enquanto o Balanço Anual de 2019 foi aprovado pelo Conselho Fiscal.

Abertura – Shigeru Matsumoto, presidente de mesa (foto: Silvio Sano)

Takashi Shimokawa, presidente da associação desde 2014, porque quando foi eleito vice de Paulo Ohtani, que veio a falecer nesse mesmo ano, teve de assumir essa função, o que lhe confere quase seis anos de gestão, foi quem apresentou o Balanço. “Fizemos uma apresentação simplificada para entendimento imediato dos associados, mas inserimos o detalhado no caderno da Assembleia entregue a todos os presentes”, justificou. “Pelos números, todos puderam ver que, apesar do momento econômico instável do país, durante todos esses anos de nossa gestão, somado à superação de problemas internos, saímo-nos muito bem em todo esse período”, enfatizou para relembrar que, em 2014, herdou as finanças com saldo negativo, mas agora as entrega com saldo muito positivo, consequência das três gestões bem sucedidas, apoiado que foi por todos.

Gestão Anterior. (Foto: Silvio Sano)

No caso dos Relatórios das Atividades, alguns departamentos puderam relatar as suas aos presentes, como o Kendo, por seu responsável, Edson Masayuki Shiono, cujo departamento sempre contribuiu muito socialmente à associação, como ao Festival do Japão, e ainda trouxe a notícia da conquista do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil por equipes, por seus atletas, afora outras conquistas, detalhadas no caderno.

Shimokawa, atual presidente, apresenta o balanço de 2019. (Foto: Silvio Sano)

Francisco Noriyuki Sato, diretor do departamento Cultural, expôs sobre o sucesso das palestras sobre História do Japão, dadas por Yuho Morokawa e ele próprio, em cujo dia da formatura estiveram presentes o presidente da Fundação Japão, Masaru Susaki, e do vice-presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Hiroyuki Hino; e revelou também que professores de universidades japonesas, que as assistiram, afirmaram que o conteúdo das mesmas é mais do que um japonês aprende ao terminar uma faculdade. Seu departamento é também responsável pelo periódico Mie News e pela manutenção do site www.miebrasil.com.

Eduardo K Watanabe – conselheiro fiscal, aprova-Balanço2019 (Foto: Silvio Sano)

Para finalizar essa etapa da Ordem do Dia, antes da eleição propriamente dita, foram apresentados e aprovados, por aclamação, os Plano de Atividades e Previsão de Orçamento para 2020.

(Foto: Silvio Sano)

Como subitem, previsto pelo Estatuto, Shimokawa levantou a questão da anuidade, mas propondo manutenção do valor atual pela alegação da não necessidade de aumento caso, por um trabalho conjunto, consigam atrair de volta os associados ausentes. “Atualmente, temos mais de duzentos associados, mas apenas pouco mais de oitenta pagam a anuidade. Independentemente disso, os queremos de volta para que, juntamente com filhos e netos, possam usufruir deste patrimônio valioso que temos e muito bem localizado”, justificou. Foi aprovada. A associação se localiza ao lado da estação do Metrô, Vila Mariana, e mantém campanha nas redes sociais para trazê-los de volta.

Discurso da nova presidente, Miyoko Shakuda (Foto: Silvio Sano)

Nova Diretoria da ACA Mie Kenjin do Brasil

Na sequência, a Comissão Eleitoral apresentou a única chapa à Nova Diretoria que se inscreveu até aquela data, o que, nesse caso, conforme Estatuto, permite que a eleição possa ser consumada por aclamação. Em relação a essa situação, Shimokawa discorreu sobre a dificuldade que se tem, atualmente, para se compor uma chapa. “Quanto mais duas! Ainda mais se a gestão anterior for realizada com êxito, como ocorreu à nossa”, lembrou. “A dificuldade está também no próprio Estatuto porque além de ter de ser descendente, o candidato tem de estar em dia com anuidade… sem contar a ausência deles”, conforme afirmou acima.

Fotos: Silvio Sano
Fotos: Silvio Sano

Por isso, antes de ser posta à votação, fez questão de apresentar um a um os novos membros dessa chapa, justificando as razões e até revelando, em alguns casos, as dificuldades para convencimento dos mesmos a aceitarem essas missões.

Fotos: Silvio Sano
Fotos: Silvio Sano

Ao final, a chapa para a gestão 2020/21 foi eleita e composta conforme segue:

Diretoria Executiva:

Presidente: Miyoko Shakuda
1º Vice-presidente: Takashi Shimokawa
2º Vice-presidente: Silvio Kazushi Sano
Superintendente Administrativo: Edson Hiroshi Aoki
Superintendente Financeiro: Jorge Tsuneharu Sano
Diretor Secretário: Silvio Fujio Shakuta

Conselho Deliberativo:

Presidente: Tetsuhiro Hirose
Vice-presidente: Shigeru Matsumoto
Conselheiros: Alvaro Yokoyama, Hiroshi Sakakura e Paulo SHinohara
Suplentes: Taeko Takeuchi, Celeste Mie Fujita e Uichiro Umakakeba
Conselho Fiscal: 1º Eduardo Kenji Watanabe, 2º Carlos Takeru Kimura e 3º Diogo Nomura Neto
Suplente: Youiti Hirose

Diretorias departamentais:

Planejamento: Celeste Naomi Shakuda Shirahama
Cultural: Francisco Noriyuki Sato
Social: Silvio Kazushi Sano
Bolsas e estágios: Ii-Sei Watanabe
Kendo: Edson Masayuki Shiono
Fujimbu: Márcia Miyazaki  vice: Lucia Ono Ito

Foto: Silvio Sano

Shinnenkai

Aproveitando o ensejo, a associação realizou o tradicional shinnenkai para celebrar o ano que se inicia e, bem como, apresentar aos associados a nova diretoria que, a partir dessa data, lhes prestará serviço nesse período de 2020 a 2021.

Shinnenkai (Foto: Silvio Sano)

A nova presidente, Miyoko Shakuda, após seu discurso de saudação aos associados, como forma de gratidão e reconhecimento pelos serviços prestados à associação na gestão anterior, ofereceu vasos de orquídeas aos ex-presidentes, Takashi Shimokawa, da associação e Shigeru Matsumoto, do Conselho Deliberativo; a Tetsuhiro Hirose, como superintendente administrativo; a Hatsuco Tanaka, como diretora secretária; e a Aurélio Nomura, pela aceitação de continuidade como Conselheiro da entidade.

Shinnenkai, primeiro discurso (Foto: Silvio Sano)

Tetsuhiro Hirose abriu o brinde a essa data e após servirem-se do almoço, encerraram a comemoração com uma seção de karaokê em que até a nova presidente mostrou seu dote musical.

Shinnenkai, brinde de Ano Novo e Nova Diretoria (Foto: Silvio Sano)
Shinnenkai, presentes brindando. (Foto: Silvio Sano)
Karaokê. (Foto: Silvio Sano)

Quem é a nova presidente do Mie

Miyoko Shakuda veio como imigrante ao Brasil, em 1967, por uma das formas tradicionais surgidas dentre imigrantes japoneses ao país, para se casar com um jovem que mal conhecia, chamado Tadashi Shakuda, que tinha vindo cinco anos antes com um grupo de jovens que ficou conhecido como Cotia Seinen (Jovens de Cotia), sediado em Caucaia, interior de São Paulo.

Kaicho cantando. (Foto: Silvio Sano)

Desde então morou nessa cidade, onde teve três filhos e seis netos. Após longo e contínuo período se dedicando ao trabalho e à família, a partir de 2000 resolveu direcionar sua vida a trabalhos voluntários. Nesse interim, em 2016, recebeu convite do presidente da associação Mie, à época, Takashi Shimokawa, para cooperar de forma mais efetiva à mesma e na condição de vice-presidente.  Aceitou-o e desde então tem se dedicado muito a essa, que considera, missão, até porque duas de suas filhas já tinham sido contempladas com bolsas de estudo ao Japão por essa entidade, uma das quais também cede parte de seu tempo à associação.
Agora, na condição de presidente, não deverá encontrar dificuldades ao relacionamento com a Província de Mie, até porque em 2013, recebeu em sua residência, em Caucaia, o governador Eikei Suzuki e sua comitiva; e, no ano passado acompanhou a comitiva Mie/Wakayama ao Japão, quando se encontraram com as autoridades locais.

Silvio Sano

- ARQUITETO, pela Univ. Mackenzie (1974), tendo como auge o projeto executivo da arquibancada superior do Estádio Santa Cruz (Recife), em 1981/82; ESCRITOR (sete livros, um dos quais: Corinthians, 100 Anos - Gols Ilustrados); COLUNISTA e CHARGISTA, desde 1996; JORNALISTA, com MTb desde 2012; e, COMPOSITOR (haicais e versões em português de músicas estrangeiras);
- conhece o Japão por quatro óticas diferentes (bolsista, 1975; lua-de-mel, 1980; Univ. Nagoya, 1985/87; e. decasségui, 1989/92);
- um dos administradores dos sites Nikkeyweb e Portal Oriente-se.
- Palestrante (tema atual: Konflitos Nikkeis, mesmo após mais de um século);
- tem páginas no Facebook, Twitter, Instagram e canal no Youtube
- email: silvio.sano@yahoo.com

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ

Assessoria Contábil

Assessoria Contábil

KARATÊ