Comportamento Notícias

“Naguisa é um lugar que comunga a felicidade e alegria dos associados”, afirma Eije Denda

Os 400 associados da Associação Naguisa de Cultura e Beneficência de São Paulo têm razões de sobra para comemorar os 45 Anos de atividades da entidade, a começar pelos laços de amizades pelo trabalho que deu origem a associação. A entidade é presidida atualmente por Eije Denda que afirma, “a Naguisa é um lugar que comunga a felicidade e alegria dos associados”. Localizada em uma área residencial da zona Sul de São Paulo, a Associação Naguisa ocupa um belo sobrado, com amplos salões, um auditório onde são desenvolvidas várias atividades como Karaokê, Dança Livre, artesanato, Bilhar, carteado, majam, Tanjokais, caminhadas e muitos eventos temáticos.

Em discurso emocionado, o presidente Denda explica a razão dos 45 anos de existência sólida da entidade. “Esta entidade foi constituída por pessoas que, após exercerem vários cargos no Banco América do Sul e empresas coligadas, se aposentaram e necessitavam de um local de convivência, em que pudessem continuar suas atividades intelectuais e de lazer, principalmente, usufruir da amizade, pessoal e familiar amealhada ao longo de décadas de serviços prestados às citadas empresas”, afirma. Segundo ele, as pessoas se sentem à vontade e em casa nas dependências da associação, pois muitos dividiram mesas quando trabalharam no banco. “A Naguisa completou 45 anos de existência com o esforço dos associados, e principalmente com o departamento feminino vem se mantendo ativa e intensa gama de atividade, digo mais, cada vez mais atuante”, conclui Denda.

 

Fotos: Luci Judice Yizima

 

Para Roberto Nishio, presidente da Fundação Kunito Miyasaka comenta a importância da Naguisa. “No início somente podiam ser associados funcionários e ex-funcionários do Banco América do Sul e empresas coligadas, além de seus familiares. Hoje, simpatizantes apresentados por associados também são admitidos como associados, podendo participar de todas as atividades promovidas pela Naguisa e usufruir do agradável clima de amizade que impera no seio da entidade”, destaca. “Tratando-se de uma associação civil de natureza privada, sem fins lucrativos, a Naguisa vive das contribuições anuais de seus associados, bem como do recebimento de doações e de recursos arrecadados com a promoção de jantares ou almoços. Não obstante esse apertado orçamento, graças à boa vontade dos associados, com destaque para a ala feminina que promove atividades, não apenas para o público interno, mas também em benefício da sociedade paulistana”, contabiliza.

“Em minha visão pessoal, o interessante na Naguisa é que lá impera o respeito ao mais velho, independentemente da posição hierárquica exercida profissionalmente pelo associado. Assim, como nesse evento, homenagens são prestadas em função da idade, como por exemplo, 80 anos, 85 anos, 90 anos, etc. Assim, todos se sentem à vontade e convivem harmoniosamente, falando de tudo (política, economia, vida familiar, esporte, culinária e outros infindáveis assuntos), num agradável bate-papo e, isto é importante, bem acompanhado de uma boa dose de bom whisky ou de uma cervejinha bem gelada, pois ninguém é de ferro. A Naguisa é isso. Um local agradável para reencontrar amigos de longas datas, conversar, cantar, jogar bilhar, majan e praticar outras atividades, ou simplesmente trocar um longo e saudoso abraço”, finaliza Nishio.

Para Teoken Zukeran, gerente aposentado do Banco América do Sul e associado da Naguisa afirma que, “aqui reencontramos os amigos com mais de 50 anos de convivência. Nós somos uma família e todos se ajudam”.

Outra que não esconde o amor pela associação é a Diretora de Departamento de Karaokê, Lucia Iikawa declara que, “Naguisa para mim é o meu segundo lar. Pois cultiva as mais sinceras amizades e cultiva a cultura japonesa através da música. Faço com carinho e realizo concurso de karaokê anualmente em setembro, fomentando assim a nossa cultura”.

Durante a cerimônia de aniversário da entidade muitos idosos acima de 80 anos foram homenageados. Prestigiaram o evento vereador Aurélio Nomura, Roberto Nishio (Presidente da Fundação Kunito Miyasaka), Oridio Shimizo (assessor do Vereador Aurelio Nomura), Olímpio Minoru Kosonoe (Representando deputado estadual Jooji Hato e Vereador George Hato), Elzio Sigueta (Presidente do UPK), entre outros.

 

 

 

Luci Júdice Yizima

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
(11) 99738-7200

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

MASSAGEM ASIÁTICA

United Airlines – ANA – Ganhe Milhas

Tradutor Juramentado

Assessoria Contábil

%d blogueiros gostam disto: